Seis entidades mais representativas da comunidade nipo-brasileira preparam um desfile cívico-cultural no Bairro da Liberdade, em São Paulo, em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil.
O evento acontecerá no dia 4 de setembro, a partir das 10h, na Avenida Liberdade, com desfile de setores das Forças Armadas e atrações culturais e artísticas japonesas, numa harmoniosa sinergia simbolizando os laços Brasil-Japão.
“Neste Bicentenário da Independência, nós – filhos e descendentes de japoneses – queremos mostrar nossa gratidão a um país que acolheu os japoneses de forma harmoniosa. Não apenas com palavras, mas com atitudes. É resgatar essa valorização desta nação que possibilitou aos imigrantes a concretização de sonhos”
– presidente da comissão organizadora, Carlos Kendi Fukuhara
Para a realização da parada cívica, uma grande mobilização foi feita na comunidade envolvendo as seis entidades nipo-brasileiras mais representativas: Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo), Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil), Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, Aliança Cultural Brasil-Japão e Acal (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade).
“Foi uma grande e grata surpresa ter tantas pessoas envolvidas, resultando em uma força de trabalho e união. São grupos de voluntários, pessoas e entidades, além dos órgãos governamentais da área federal, estadual e municipal que estão mobilizados para o evento. Ao público, podemos garantir que será um dia muito especial”, ressalta Fukuhara.
Programação: um toque japonês
A programação contempla diversas atrações que remetem à história tanto do Brasil quanto do Japão. Estão confirmados os desfiles do Regimento de Polícia Montada 9 de Julho, da Policia Militar do Estado de São Paulo; Banda de Música e tropa do Exército Brasileiro; Grupos de escoteiros do Brasil (conduzirão as bandeiras das 47 províncias japonesas); Cosplays; Lolitas; e personagens da Tuma da Mônica.
A parte cultural do Japão será representada em três blocos na Avenida da Liberdade com a presença dos grupos de taikô (tambores tradicionais japoneses) Ryukyu Koku Matsuri Daiko, Requios Gueinou Doukoukai e Wadaiko; das danças tradicionais e modernas a cargo dos grupos Represa Awaodori, Nagasaki Jya Odori e Shishimai, Tottori Shanshan Kasa Odori e Ryukyu Buyo Kyokai do Brasil; das demonstrações de esportes com Ninjutsu Budô Taijutsu Bujinkan Hatori Hanzo Dojo; Taissô (Associação Cultural e Assistencial Kenko Taisso; Rizumu Taissô); Karatê (Japan Karate Assocaition, Okinawa Shorin-Ryu Karatedo Kobudo Jyureikan, Okinawa Goju-Ryu Karate-Do Hozonkai, Ikigai Dojo e Karatê Osaka Naniwakai); e Confederação Brasileira de Kendô.
A Grande Parada também terá trios elétricos com animação dos consagrados cantores nikkeis: Diogo Miyahara, Joe Hirata, Pamela Yuri, Karen Ito e Sérgio Tanigawa. Eles estarão interpretando canções que simbolizam a amizade Brasil-Japão.
O “Bicentenário da Independência – A Grande Parada Cívica” conta com patrocínio de empresas de origem japonesa que acolheram o verdadeiro significado dessa homenagem ao Brasil, como Hospital Nipo-Brasileiro, Fundação Kunito Miyasaka, NGK/NTK, Yokogawa e Mitsubishi Corporation do Brasil.
Homenagem ao Bicentenário da Independência do Brasil – A Grande Parada Cívica
Data: Dia 4 de setembro de 2022, domingo
Horário: das 10 às 12 horas
Local: início na Av. da Liberdade, altura da rua Barão de Iguape (mapa abaixo)
Mais informações: homenagembrasil200.com.br