Concertos Bunkyo 2022: O Japão nas cordas de Camilo Carrara e Tamie Kitahara

Compartilhe

Foto: Tiago Sormani

A série de Concertos Bunkyo 2022, que tem como proposta promover a conexão Brasil-Japão através da música, irá reunir dois destacados “senseis” (mestres): o renomado violonista brasileiro Camilo Carrara e Tamie Kitahara, japonesa grã-mestra em koto (instrumento tradicional japonês).

O concerto será realizado no dia 10 de setembro, sábado, às 16h, no Pequeno Auditório do Bunkyo. “Esses músicos extraordinários fazem o elo entre o Japão tradicional e a versátil ótica de um músico brasileiro”, observa Carlos Harasawa, presidente da Comissão de Música Erudita. O programa do concerto é formado por canções populares e canções de ninar japonesas do início do século XX, assim como por canções tradicionais e folclóricas. Inclui arranjos compostos originalmente para o koto e o shamisen – instrumentos tradicionais japoneses.

O duo já se apresentou em importantes mostras como:

“A música como manifestação arquetípica”, no Centro da Cultura Judaica;
“Olhares sobre a Imigração – Japão”, no Centro da Cultura Judaica;
“Sobre Todas as Cordas”, no Museu da Casa Brasileira;
“IV Hakkyosai – Brasil Taiko Festival”, no Teatro Gazeta, em São Paulo;
– Em 2007 foi um dos vencedores do projeto Caixa Cultural, com apresentações nas cidades de São Paulo, Brasília e Salvador, como parte das comemorações do Centenário da Imigração Japonesa (2008).

Foto: Tiago Sormani

Camilo Carrara (violão de nylon e aço, arranjos)

Violonista, diretor e produtor musical, multi-instrumentista, arranjador, compositor, professor e consultor de sound branding, atua no cenário musical transitando entre os universos da música erudita e popular. É formado pelo Departamento de Música da ECA-USP e professor de violão do Nacional Music Festival, em Chestertown – Maryland, nos Estados Unidos.

Gravou mais 80 CDs, entre colaborações e trabalhos solos, incluindo “Canção do Sol Nascente”, projeto pioneiro no país, com arranjos de canções tradicionais japonesas para violão, lançado pela gravadora Azul Music.

Tamie Kitahara (koto, shamisen e voz)

No Brasil desde a década de 50, Tamie Kitahara destaca-se como uma das principais representantes da música tradicional japonesa no país. Obteve o título de Grã-Mestra em koto (harpa tradicional japonesa) pela escola Ikuta Seiha, e tem desenvolvido intensa atividade de difusão da cultura nipônica por meio de aulas e concertos pelo Brasil e exterior.

Esteve no Chile e no Paraguai a convite da Embaixada do Japão, e participou do concerto em homenagem a visita do Primeiro Ministro do Japão, Junichiro Koizumi, no pavilhão japonês, em São Paulo. Suas gravações incluem participações especiais em trabalhos como “Infinito Particular”, da cantora Marisa Monte.Também é reconhecida por sua destreza no shamisen e no canto.

Glossário

Koto – espécie de harpa “horizontal” com treze cordas que podem ser de seda ou nylon afinadas através de trastes móveis e que permitem a mudança de afinação durante a execução da música. O corpo é formado por duas pranchas de Kiri, com aproximadamente 180 centímetros, formando uma caixa de ressonância.

Shamisen – instrumento com três cordas tocadas com palheta e com um caixa de ressonância que passou a ocupar o lugar do Biwa, antiga balalaica japonesa, nas músicas narrativas.  Possui uma sonoridade potente e é muito utilizado nas músicas que acompanham os teatros Bunkaru e Kabuki.

Confira o programa do concerto na imagem abaixo:



Serviço: Concerto Bunkyo 2022 – Camilo Carrara e Tamie Kitahara

Dia/hora: 10 de setembro de 2022 (sábado) às 16h
Local: Pequeno Auditório do Bunkyo
Rua São Joaquim, 381 – Liberdade (próx. ao metrô São Joaquim)
Ingressos*: R$ 20,00 (Sympla: https://bit.ly/3wtuxfF )
*meia entrada para estudantes com carteirinha e idosos acima de 60 anos.

Realização: Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social
Patrocinadores: Fazenda Café Aliança, Fundação Kunito Miyasaka, Sansuy e Kanaflex
Apoio: Consulado Geral do Japão em São Paulo, Jornal Brasil Nippou e Jornal Nippon Já.



Confira o calendário de eventos completo