Mega exposição comemora 60 anos da Associação Ikebana do Brasil

Compartilhe

Uma mega Exposição de Ikebana é a atração imperdível deste final de semana no Espaço Cultural do Bunkyo, no bairro Liberdade em São Paulo.

O evento está sendo preparado pelas escolas da Associação Ikebana do Brasil em comemoração aos 60 anos de fundação, “kanreki” em japonês, que significa o início de um novo ciclo, renascimento.

“Compartilhar o belo através da arte da Ikebana e conectar pessoas e culturas no caminho das flores é nosso propósito.”

Ikebana do Brasil, uma Associação Cultural Nipo-Brasileira

A Associação de Ikebana do Brasil estruturou-se como organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos no ano de 1962, congregando as diversas Escolas de Ikebana atuantes no País, cada uma delas cultivando seu estilo e formatos próprios.

Ikebana é a arte do design floral japonês. Em essência, uma forma de arte escultural onde a natureza e a criatividade humana se unem para criar arranjos de flores carregados de significados, narrativas e relevância histórica.

A Ikebana destaca as flores, mas também, enfatiza os ramos, hastes, folhas e frutos. Sutil, delicado e efêmero, o arranjo floral japonês integra os elementos do design em suave equilíbrio com a base ou os vasos nos quais são expostos.

Simbolismo, harmonia, ritmo e cor exalam da forma e das linhas e contornos de cada escola e de cada estilo tornando cada arranjo único. São esses os elementos essenciais que definem a Ikebana como expressão artística.

Arte popular no Japão, a Ikebana conquistou e continua ganhando adeptos nos mais diversos países. Estima-se que existam mais de 3.000 núcleos de estudo de ikebana ao redor do mundo, com mais de 15 milhões de praticantes da arte japonesa dos arranjos florais.

Inúmeras são as Escolas de Ikebana, cada uma com sua história e sua doutrina artística. Ikenobo (1462) e Ohara-ryū (1895) são escolas tradicionais, enquanto Sogetsu (1927) destaca-se como escola contemporânea.

Cada Escola expressa um design que lhe é característico e pode ser reconhecida por seu estilo, seus formatos, sua estrutura e seu método próprio de transmissão do conhecimento que o aprendiz acessa passo a passo.

É na busca estética e criativa, renovada a cada novo arranjo, que o ikebanista, ao trilhar o caminho das flores, o Kadō, conscientemente ou não, expande os limites de sua relação com a natureza e o divino no Universo.

A arte da Ikebana resulta de um envolvente e profundo diálogo entre o artista e o material floral, entre o artista e as ferramentas de trabalho que usa para compor suas criações.

Veja de perto a obra-prima do Ikebana, uma das principais artes da cultura japonesa

Ao todo serão 80 arranjos florais em estilo japonês criados pelos mestres de diferentes escolas com representantes de vários estados brasileiros. Vale a pena conferir!




Serviço:
Exposição de 60 anos da Associação Ikebana do Brasil

Data/hora: dias 17 e 18 de setembro, sábado e domingo, das 9h às 18h
Local: Espaço Cultural Bunkyo – entrada pela Rua Galvão Bueno, 596, Liberdade, SP
Próximo à estação São Joaquim do metrô / estacionamento na Rua Galvão Bueno, 540

Entrada franca.

A exposição conta com patrocínio da Fundação Kunito Miyasaka e apoio institucional do Consulado geral do Japão em São Paulo e do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social.

Confira o calendário de eventos completo