Na Avenida da Liberdade, o jeito japonês de comemorar o Bicentenário

Compartilhe

Palanque do desfile reservado às autoridades e foto de integrantes da comissão de assistência social do Bunkyo prestigiando o desfile cívico com bandeirinhas do Bunkyo com fitas verde-amarelo representando o Brasil e vermelho e branco representando o Japão

“Foi maravilhoso”, destacou o presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa, satisfeito com o sucesso do desfile em homenagem ao Bicentenário da Independência do Brasil promovido pelas entidades nipo-brasileiras, no último dia 4 de setembro.

“Apesar do frio, as duas calçadas ao longo da Avenida Liberdade estiveram lotadas, ninguém arredou pé, todos ficaram até o fim para assistir ao trio elétrico com tambores e cantores num Grand Finale, o Arigatô Brasil, que bem representou o nosso sentimento de gratidão ao organizar esta homenagem”, completou o presidente Ishikawa.

O vice-presidente do Bunkyo, Dr. Roberto Nishio, acrescenta: “apesar do frio intenso, da chuva que antecedeu o início dos desfiles, a Parada Cívica foi um sucesso e deve ter gerado uma onda de simpatia à comunidade nipo-brasileira, pela iniciativa também”.

Coordenada pelo diretor de protocolo e cerimonial do Bunkyo, Carlos Kendi Fukuhara, a Parada Cívica exigiu que, mais uma vez, colocasse em prática sua longa experiência em organização de cerimoniais e eventos.

O vice-presidente Nishio, ressalta: “tive a oportunidade de participar da campanha de captação de recursos (Fundação Kunito Miyasaka, NGK, Câmara de Comércio) e acompanha-lo na visita ao Comando da Policia Militar do Estado de São Paulo e de constatar a excelência de seu relacionamento com as altas patentes da Polícia Militar, do Exército e também com a Prefeitura Municipal (subprefeitura da Sé), CET e diversos outros órgãos públicos”. E, acrescenta, “sem essas iniciativas lideradas pelo coordenador Fukuhara, não seria possível a realização do evento, inclusive com a necessidade de interdição da movimentada Avenida Liberdade, no trecho da São Joaquim ao Largo Sete de Setembro”.

Um desfile cívico com jeito japonês

Na deserta Avenida Liberdade, enfrentando o vento gelado, cerca de 200 praticantes de Rádio Taissô – a maioria da terceira idade – abriram o evento com demonstração da série de exercícios físicos para a manutenção da saúde.

Começava, por volta das 10h, a Grande Parada Cívica em homenagem ao Bicentenário da Independência do Brasil, com o objetivo de ressaltar a gratidão da comunidade nipo-brasileira pela acolhida no país.

A cerimônia de abertura foi realizada junto ao palanque, montado num dos pontos estratégicos do percurso, que reuniu várias autoridades convidadas e representantes de diferentes entidades nipo-brasileiras.

Em seguida, teve início o desfile dos grupos da Marinha, Exército, Polícia Militar, alunos do Colégio Militar, Escoteiros do Brasil, Cavalaria e Banda de Música do Exército.

“O desfile da Bandeira Nacional e das bandeiras dos Estados Brasileiros, antecedendo o desfile da Bandeira do Japão e as bandeiras das Províncias Japonesas, foi alvo de muitos aplausos. E a presença da Banda Musical do Exército, o desfile dos militares e da Cavalaria 9º de Julho, etc. encheram os olhos do público, descreve Dr. Nishio.

Depois, seguiu-se uma variada apresentação de diferentes grupos destacando aspectos da cultura japonesa praticada em nosso país. O desfile das 17 atrações culturais foi cuidadosamente encadeado de maneira a causar o melhor impacto junto ao público.

O desfile reuniu três grupos de taiko: Ryukyu Koku Matsuri Daiko, Requios Gueinou Doukoukai Eisa Daiko e Wadaiko – Parada Taiko. Na dança tivemos a Represa Awaodori, Tottori Shanshan Kasa Odori, Acal-Buyo Bu, Ryukyu Buyo Kyokai do Brasil e Yosakoi Soran.

Também se apresentaram a Associação Risumu Taisso e Associação Cultural e Assistencial Kenko Taisso.  Destaque ainda para a dança do dragão do Nagasaki Jya Odori e aos simpáticos leões do Shishimai. Para alegria das crianças e dos mais jovens, estiveram na avenida a Turma da Mônica (Mônica, Cebolinha, Tikara e Keika), os grupos das Lolitas e de Cosplay.

A Grande Parada ainda ressaltou a energia das artes marciais com Ninjutsu Budô Taijutsu Bujinkan Hatori Hanzo Dojo, Karatê (reunindo representantes da Japan Karate Association Okinawa Shorin-Ryu Karatedo Kobudo Jyureikan, Okinawa Goju-Ryu Karate-Do Hozonkai, Ikigai Dojo e Karate Osaka Naniwakai) e Confederação Brasileira de Kendô.

Grupo “Souji to Odori” da Comissão de Incremento Social Bunkyo: limpeza em reverência ao bairro da Liberdade

Uma das novidades que arrancou muitos aplausos do público foi o grupo da Comissão de Incremento Social do Bunkyo que apresentou a dança bem descontraída “Souji to Odori” – de vassoura nas mãos destacando a limpeza, um conceito arraigado entre os japoneses. O presidente da comissão conseguiu apoio especial da sub prefeitura da Sé, que realizou a limpeza das ruas do Bairro da Liberdade, mobilizando uma grande força-tarefa que fez também retirada de lixo dos viadutos e a pintura de faixas das calçadas.

Outra novidade foi o encerramento que reuniu no trio elétrico cinco famosos cantores nipo-brasileiros: Diogo Miyahara, Joe Hirata, Pamela Yuri, Karen Ito e Sérgio Tanigawa. Em alto e bom som interpretaram o tema símbolo da Grande Parada: “Arigatô Brasil” (Obrigado Brasil).

“Agradecimentos especiais a todos os voluntários, em especial às pessoas idosas e crianças que desfilaram em meio a intenso frio e após longa espera para sua apresentação”, enfatizou o vice-presidente Dr. Roberto Nishio, citando o relato de Tério Uehara, um dos integrantes da comissão organizadora de que “as senhoras idosas, desde às 5h já estavam se preparando para dançarem às 11h, sob um frio intenso. E dançaram sem demonstrar qualquer sinal de cansaço ou de frio”.

O “Bicentenário da Independência – A Grande Parada Cívica” foi uma realização conjunta do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo), Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil), Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, Aliança Cultural Brasil-Japão e Acal (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade).

Teve o patrocínio do Hospital Nipo-Brasileiro, Fundação Kunito Miyasaka, NGK/NTK, Yokogawa e Mitsubishi Corporation do Brasil.

Confira o calendário de eventos completo