Parada Cívica do Bicentenário da Independência na Av. Liberdade

Compartilhe

Marcado para o dia 04 de setembro, evento na avenida da Liberdade reflete o sentimento de gratidão do povo japonês ao Brasil

Neste ano, o Brasil celebrará uma data marcante: os 200 anos da Independência, quando em 7 de setembro de 1822, Dom Pedro proclamou o País como independente. As comemorações prometem ganhar os estados por justamente ser uma das principais efemérides de 2022 em termos históricos. Em São Paulo, um evento mobilizará centenas de pessoas e ganhará um toque japonês, especificamente no bairro da Liberdade.

No dia 04 de setembro, a partir das 10 horas, apresentações das Forças Armadas desfilarão na avenida da Liberdade, bem como atrações culturais, artísticas e culturais japonesas, em uma grande e harmoniosa sinergia simbolizando os laços entre Brasil e Japão e denominada “A Grande Parada Cívica”.

“Neste Bicentenário da Independência, nós – filhos e descendentes de japoneses – queremos mostrar nossa gratidão a um país que acolheu os japoneses de forma harmoniosa. Não apenas com palavras, mas com atitudes. É resgatar essa valorização desta nação que possibilitou aos imigrantes a concretização de sonhos”, explica o presidente da comissão organizadora, Carlos Kendi Fukuhara.

Para a realização da parada cívica, uma grande mobilização foi feita na comunidade, pois o projeto é das seis entidades nipo-brasileiras mais representativas:

– Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social)
– Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo)
– Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil)
– Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, Aliança Cultural Brasil-Japão
– Acal (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade).

“Foi uma grande e grata surpresa ter tantas pessoas envolvidas, resultando em uma força de trabalho e união. São grupos de voluntários, pessoas e entidades, além dos órgãos governamentais da área federal, estadual e municipal que estão mobilizados para o evento. Ao público, podemos garantir que será um dia muito especial”, ressalta Fukuhara.

Já no início do desfile estão confirmadas a Banda de Música e a tropa do Exército, que percorrerão o trecho da rua Barão de Iguape até a rua dos Estudantes, onde se posicionará em frente ao palanque das autoridades. Os soldados seguirão a banda conduzindo as bandeiras do Brasil e dos estados brasileiros, até o palanque, para formação do pavilhão das bandeiras.

Da mesma forma, os 48 escoteiros vêm a seguir, conduzindo as bandeiras do Japão e das 47 províncias. Os hinos nacionais do Japão e Brasil serão interpretados pela Banda de Música do Comando Militar do Sudeste, além de palavras e saudações de autoridades presentes no ato.

Já na Cerimônia de Reverência, autoridades japonesas e presidentes das seis entidades se dirigem até o Pavilhão das Bandeiras para procederem as reverências diante das bandeiras. Após o vocativo do coordenador da comissão e ao toque da corneta, os membros da comissão fazem as reverências.

Comemoração do Bicentenário da Independência terá solenidade, desfiles e apresentações de cultura japonesa no bairro da Liberdade

Programação – Já a programação contempla diversas atrações que remetem à história tanto do Brasil quanto do Japão. Estão confirmados os desfiles do Regimento de Polícia Montada 9 de Julho, da Polícia Militar do Estado de São Paulo; Banda de Música e tropa do Exército Brasileiro; Grupos de escoteiros do Brasil, conduzindo as bandeiras das 47 províncias japonesas; Cosplays; Lolitas; e personagens da Turma da Mônica.

Já na parte de cultura e artes do Japão, o evento contará com três blocos na avenida da Liberdade, com a presença dos grupos de taikô (tambores tradicionais japoneses) Ryukyu Koku Matsuri Daiko, Requios Gueinou Doukoukai e Wadaiko; danças tradicionais e modernas, a cargo dos grupos Represa Awaodori, Nagasaki Jya Odori e Shishimai, Tottori Shanshan Kasa Odori e Ryukyu Buyo Kyokai do Brasil; demonstrações de esportes com Associação Cultural e Assistencial Kenko Taisso; Ninjutsu Budô Taijutsu Bujinkan Hatori Hanzo Dojo; Rizumu Taissô; Karatê (Japan Karate Association, Okinawa Shorin-Ryu Karatedo Kobudo Jyureikan, Okinawa Goju-Ryu Karate-Do Hozonkai, Ikigai Dojo e Karate Osaka Naniwakai); e Confederação Brasileira de Kendo.

O público também terá a oportunidade de conferir shows com nomes já consagrados nos eventos, casos de Diogo Miyahara, Joe Hirata, Pamela Yuri, Karen Ito e Sérgio Tanigawa. Em cima de trios elétricos, os artistas comandarão a animação com canções que simbolizam a amizade Brasil-Japão.

Confira a programação com a participação dos grupos:

Programacao-Bicentenario-2022

O “Bicentenário da Independência – A Grande Parada Cívica” conta com patrocínio de empresas de origem japonesa que entenderam o verdadeiro significado dessa homenagem ao Brasil, como Hospital Nipo-Brasileiro, Fundação Kunito Miyasaka, NGK/NTK, Yokogawa e Mitsubishi Corporation do Brasil.


Homenagem ao Bicentenário da Independência do Brasil – A Grande Parada Cívica

Data: Dia 4 de Setembro de 2022, Domingo
Horário: das 10 às 12 horas
Local: na Av. da Liberdade, altura da rua Barão de Iguape
Mais informações: homenagembrasil200.com.br


Confira o calendário de eventos completo