Concertos Bunkyo apresenta Olga Kopylova, pianista titular da Osesp

Compartilhe

No próximo dia 6 de novembro, domingo, às 11h, no Grande Auditório, a série Concertos Bunkyo apresenta Olga Kopylova, pianista titular da Osesp – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Professora da Academia de Música da Osesp, a pianista é natural de Uzbequistão e é considerada uma das melhores pianistas em atividade no Brasil.

Olga Kopylova estudou na Escola de Música Uspensky, no Colégio de Música do Conservatório Tchaikovsky e no Conservatório Tchaikovsky.

No período de 1994 a 2000, Olga se apresentou-se como solista nas principais salas de apresentação concertos de Moscou e região: Sala Rachmaninoff do Conservatório Tchaikovsky (Rakhmaninov Hall), Sala de Concerto da Casa Tchaikovsky em Klin (Tchaikovsky House Museum’s Hall ), e Sala Regional Acadêmica Filarmônica em Tver (Tver Regional Academic Philharmonic). Nesse mesmo período, manteve o Duo Kopylova&Bereslavtseva ao lado da flautista Natalia Bereslavtseva (atualmente primeira flauta do Teatro Bolshoi), com quem realizou uma série de concertos dedicados ao repertório para flauta e piano. Em março de 1999 o Duo participou do Festival Internacional de Bach na cidade de Tver (Tver International Bach Festival).

Em 2000, Olga mudou-se para o Brasil e assumiu a posição de pianista titular na Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Como solista, atuou à frente da Osesp, Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra de Câmara de Curitiba, Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, Sinfônica de Ribeirão Preto, Sinfônica do Estado do Norte na Califórnia, entre outros. Participou das séries de música de câmara da Osesp, Osesp/MASP e Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, valorizando formações e repertórios inovadores. Realizou recitais de piano solo e de música de câmara na América Latina (Brasil e Colômbia) e nos EUA (nas cidades de Redding, Chicco e Dansmiur, Califórnia).

É fundadora dos conjuntos Sexteto São Paulo e Duo Kopylova & Rakevich. Desde 2017 é professora de piano da Academia de Música da Osesp, onde criou o Curso de Piano de Orquestra, inédito em território Latino Americano.

Sua discografia inclui Morning Star (CDA, 2006); Miniaturas: A Música de Cécile Chaminade (Azul Music 2021); Beethoven: Sonatas para Piano No. 3 em Dó Maior, Op.2, e No.16 em Sol Maior, Op.31 (Azul Music 2021); Mozart: Sonatas para Piano e Violino, Vol.I (Azul Music, 2021); Salut d’Amour (Azul Music 2022), Guarnieri: Choros 1 & 2 (Naxos, 2020 e 2022)

Dentro da proposta da série de Concertos Bunkyo de estabelecer a conexão Brasil através da música, a pianista estará mesclando obras de compositores japoneses modernos (tais como Joe Hisaishi e Ryuichi Sakamoto) com composições brasileiras de Villa-Lobos.

“Além de promover a conexão musical Brasil-Japão, este quarto e último concerto de 2022 fará uma homenagem ao Centenário da Semana de Arte Moderna no Brasil”, destaca Carlos Harasawa, presidente da Comissão de Música Erudita do Bunkyo.


Serviço:
Série Concertos Bunkyo 2022
Concerto com a pianista Olga Kopylova

Dia/hora: 6 de novembro de 2022 – domingo – às 11h.
Local: Grande Auditório do Bunkyo – Rua São Joaquim, 381 – Liberdade
Ingressos: R$ 20,00 inteira / R$ 10,00 meia
Vendas antecipadas no Sympla: https://bit.ly/3VanD9I

Realização: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo
Patrocinadores: Fazenda Café Aliança, Fundação Kunito Miyasaki, Sansuy e Kanaflex
Apoio: Consulado Geral do Japão em São Paulo, Jornal Brasil Nippou e Jornal Nippon Já.

Confira o calendário de eventos completo