Pavilhão Japonês, um dia histórico

Compartilhe

Neste 30 de setembro, o Pavilhão Japonês, localizado no coração do Parque Ibirapuera, viveu um dia histórico. “Depois de 68 anos desde sua construção, em 1954, pela primeira vez em sua existência, o Pavilhão Japonês recebeu o AVCB – Certificado de Vistoria do Corpo de Bombeiros”, documento que atesta que a edificação possui todas as condições de segurança contra incêndio e pânico.
Esse foi o anúncio do presidente da Comissão de Administração do Pavilhão Japonês, Claudio Kurita, na tarde deste dia 30, informando que recebeu o AVCB das mãos do vereador Major Palumbo e deputado estadual Cel. Nishikawa.

Foi um processo que demorou mais de um ano e, entre vários projetos e vistorias, também foram instaladas as luzes de emergência, sinalização e extintores. Diretamente atuando em todas as demandas, destaca-se a coordenação do Cel. Humberto Cesar Leão e do Engenheiro Adam Borghi (Empresa Grupo Borghi) que doaram todo seu conhecimento e trabalho.

Também participaram da cerimônia de entrega o representante da Urbia (empresa que administradora do Parque Ibirapuera) e o fotógrafo Alberto Takaoka que presentou o Pavilhão com livros de fotos sobre o cotidiano do Corpo de Bombeiros.

Construído em 1954, o Pavilhão Japonês tem como principal características o emprego de madeiras do Japão e de técnicas tradicionais japonesas de encaixes.  Os materiais foram trazidos especialmente de navio, tais como madeira, pedras vulcânicas, lama de Kyoto, entre outros elementos.

Atualmente, o Pavilhão Japonês é uma das únicas construções fora do Japão a preservar suas características originais.

Confira o calendário de eventos completo