Participe da conversa com chefs nikkeis sobre culturas culinárias

Compartilhe

“Junte-se a nós”, este é o convite do site Discover Nikkei, do Japanese American National Museum, para a conversa “Misturando Culturas Culinárias” com renomados chefs nikkeis de Los Angeles, São Paulo e Lima.

O programa será apresentado no próximo dia 3 de dezembro, às 20h (horário de Brasília) e reunirá os chefs Niki Nakayama do restaurante n/naka (Los Angeles, Califórnia, EUA), Telma Shiraishi do restaurante Aizomê (São Paulo, Brasil) e Roger Arakaki do Sushi Ito (Lima, Peru). Também terá a participação de Carole Iida-Nakayama, co-proprietária e sous chef dos restaurantes n/naka e n/soto.

O moderador do encontro será Gil Asakawa, autor do recém-lançado “Tabemasho! Let´s Eat: Tasty History of Japanese Food in America” (Tabemasho! Vamos Comer! Uma saborosa história da comida japonesa nos Estados Unidos).

Na conversa, os chefs abordarão sobre suas origens culturais e como elas influenciaram seus estilos culinários e sua maneira de ver a “comida nikkei”. Após o programa, está previsto um bate-papo com os chefs.

O programa será apresentado via plataforma Zoom, com tradução simultânea em inglês, espanhol e português.

Interessados devem ser inscrever antecipadamente. Vagas limitadas. Inscrições pelo link: http://5dn.org/chefs-nikkeis-pt

O programa é patrocinado pela Nippon Foundation e parceria com o Japanese American Cultural & Community Center, a JCI Brasil-Japão, e a Asociación Peruano Japonesa

Breve currículo dos palestrantes

Niki Nakayama, chef e proprietária dos restaurantes n/naka e n/soto, a arte culinária se resume à maneira de se sentir. Sempre seguindo a sua intuição, Nakayama deixa os seus instintos guiarem o seu caminho como chef, de forma que eles são a força motriz por trás de cada prato que ela cria. O n/naka, seu prestigiado restaurante de duas estrelas MICHELIN em West Los Angeles, é um destino mundial onde se pode saborear um kaiseki moderno com um toque californiano, e onde Nakayama – ao lado da esposa e sous chef Carole Iida-Nakayama – serve pratos de nível internacional com esmerada curadoria gastronômica, como também pratos requintados numa ordem elaborada para refletir o estado de espírito da época do ano, do tempo e do local. 

Telma Shiraishi é chef do Restaurante Aizomê, onde a comida japonesa é confeccionada com ingredientes brasileiros e japoneses; além disso, ela chefia uma filial do Aizomê na Japan House São Paulo. A sua cozinha tem como base uma combinação equilibrada entre receitas de pratos quentes e frios, com valores autenticamente japoneses e ingredientes sazonais e locais. Telma também é responsável pela cozinha do Consulado Geral do Japão em São Paulo, e detém o título de Embaixadora da Boa Vontade da Culinária Japonesa, concedido pelo governo japonês através do Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca. Telma é a primeira profissional brasileira e uma das poucas mulheres no mundo a receber essa homenagem. 

Roger Arakaki  se formou na La Unión, uma escola voltada para a comunidade nikkei, e se formou em arquitetura pela Universidad Ricardo Palma. Mas, depois, tomou um novo rumo quando viajou para o Japão, onde morou por nove anos, mergulhando na cultura milenar do país e na sua culinária multifacetada. Arakaki é o chef e co-proprietário do Sushi-Ito, restaurante fundado há mais de 25 anos no Peru e que oferece o melhor da culinária japonesa e nikkei. Além disso, ele é um líder nos esforços para aumentar a conscientização sobre a culinária japonesa e nikkei tanto no Peru quanto no resto do mundo, viajando para várias províncias peruanas e países estrangeiros com o propósito de promover a cozinha peruano-japonesa. Em 2021, ele foi escolhido como Chef Bicentenário como parte das comemorações do bicentenário da independência do Peru, e ainda foi reconhecido pelo senado dos EUA pelos seus feitos na culinária peruana e nikkei em East Hampton, no estado de Nova York. 

Carole Iida-Nakayama, sous chef,  utiliza no n/naka – o elogiado restaurante japonês de duas estrelas MICHELIN situado em West Los Angeles – seu profundo conhecimento da culinária japonesa e sua natureza fortemente organizacional para apoiar sua esposa, a chef/proprietária Niki Nakayama, na criação da experiência gastronômica de um kaiseki moderno. Em março de 2021, elas inauguraram o n/soto no bairro de West Adams, perto do centro de Los Angeles; o restaurante servia apenas para viagem, tendo como foco principal os pratos em caixinhas de bentô. Em abril de 2022, o estabelecimento abriu as portas como um restaurante japonês inspirado no estilo izakaya. Tendo o significado “do lado de fora” em japonês, “soto” se refere tanto à pandemia, que manteve as pessoas isoladas do mundo exterior, quanto à exploração da culinária japonesa da maneira que ela é interpretada na área de Los Angeles.

Confira o calendário de eventos completo