Gastronomia no Bunkyo – Nikujaga – 24 de Novembro

Compartilhe

Dia 24 de Novembro (quinta-feira) às 20h teremos o lançamento do sétimo vídeo da série Gastronomia no Bunkyo, no canal do YouTube Bunkyo Digital – ative o sininho para não perder!

A Comissão de Gastronomia, presidida por Teruco Kamitsuji, convidou para a próxima série dos vídeos da Gastronomia nove chefs. Neste próximo vídeo a Chef Mary Sugimoto irá ensinar como preparar um prato tradicional da culinária japonesa muito consumido nos lares do Japão (cozido de carne com batatas).

Nikujaga significa literalmente “carne com batata” e consiste em um prato com carne, batata e cebola cozido em molho shoyu adocicado. Também pode ter outros tipos de carne, frango ou vegetais e konnyaku (batata konjac). É um prato simples mas muito relacionado à memória afetiva com sabor caseiro e aconchegante, que agrada paladares japoneses e estrangeiros.

Após o lançamento, veja a receita completa no site: https://www.bunkyo.org.br/br/gastronomia/

Chef Mary Sugimoto – tradição de família

O amor pela culinária japonesa da chef Mary Sugimoto veio da família: na década de 60, seus avós tinham um pequeno restaurante na Rua dos Estudantes, no bairro da Liberdade.

Ainda jovem aprendeu a fazer os primeiros pratos com o chef Kondo, dono do antigo restaurante Kokeshi que ficava na Av. Brigadeiro Luiz Antônio. Mais tarde formou-se no curso avançado da Escola Amano de Gastronomia Japonesa e aprofundou seus conhecimentos na All Japan Sushi Academy da cidade de Nagoya no Japão.

Foi proprietária do restaurante Obentô do Blog da Mary no bairro do Cambuci, passou pelo restaurante Ban e atualmente, produz conservas e alimentos da marca Heiandoori.

Confira as datas da série de 9 apresentações dos Chefs convidados pela Gastronomia no canal do YouTube Bunkyo Digital:

Assista no YouTube https://www.youtube.com/BunkyoDigital , estreia às 20h nas datas abaixo:

26/05/2022Joe Hirata  |  Purê de Kabocha com Missô (purê de abóbora japonesa, de sabor levemente adocicado com pasta de soja)
30/06/2022Anderson Shimabukuro  |  Missô Tebichi (Receita típica de Okinawa com as patas dianteiras do porco temperadas com pasta de soja )
28/07/2022Michelle Dupont  |  Tonkotsu Missô Ramen (Lamen com caldo tonkotsu: rico, encorpado e saboroso feito com osso de porco)
25/08/2022Cristiane Sampei  |  Tsubuan + Zenzai (sopa japonesa feita com feijão azuki doce com mochi / bolinhos de massa de arroz glutinoso )
29/09/2022Bernadete Megumi  | Tofu Steak (“bife” vegano de tofu)
27/10/2022Akiko Ishizu  |  Soboro Bento (obento colorido  / “marmita japonesa” com carne moida de frango refogado, ovos mexidos e legumes)
24/11/2022Mary Sugimoto  | Nikujaga (cozido japonês de carne com batatas)
01/12/2022Marlene Fukushima  |  Ozouni (Sopa de mochi de Ano Novo da sorte)
15/12/2022Telma Shiraishi  |  Kushiague (espetinhos empanados)

Confira o calendário de eventos completo