Durante visita ao Japão, iniciada no último dia 13, em meio à intensa programação de compromissos, no dia 23 de novembro, a comitiva brasileira reuniu-se com o sr. Masayoshi Morimoto e a sra. Hitomi Sekiguchi para a cerimônia de oficialização do convite de Conselheiros Consultivos do Bunkyo.
O Conselho Consultivo é um órgão original da fundação da entidade, formado por destacadas autoridades, entre elas, embaixadores, cônsules-gerais, governador de Estado, prefeito, deputados, etc.
Com o passar dos anos, e a renovação do Estatuto, foi criado o Conselho Superior, composto por diferentes autoridades convidadas. E, desta feita, ressurge a ideia de instituir “embaixadores do Bunkyo” no Japão e, talvez, em outros países. Trata-se de uma inovação da gestão do presidente Renato Ishikawa.
Na ocasião, o presidente Renato Ishikawa fez a entrega da carta ofício, assim como os cartões de visita e a colocação do pin do Bunkyo oficializando-os como Conselheiros Consultivo pelos relevantes trabalhos realizados em prol do Bunkyo ao longo dos anos.
Breve currículo do Conselheiro Masayoshi Morimoto
Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de Tóquio (1962) e MBA pela Universidade Columbia, Nova Iorque, EUA (1963/64), Masayoshi Morimoto frequentou o Centro de Negócios Responsáveis, Universidade de Califórnia, EUA em 2008.
Profissionalmente, durante 39 anos (1962/2001), Morimoto atuou junto à Sony Corporation, onde ocupou os cargos de diretor e vice-presidente executivo (200/2008), presidente da Sony Brasil (1997-1987) e presidente da Sony Manufacturing Company of America (1987-1982).
Também foi presidente da Aiwa Corporation (2001/2002), presidente e CEO da Benesse Corporation, Japão (2003/2007), professor de MBA no Japão da Universidade do País de Gales (2010/2020), conselheiro sênior para o Desenvolvimento Econômico do Governo da Nova Zelândia (2014/2020) e presidente de M. Proconsulting (Consultor de Negócios).
Atualmente, Morimoto édiretor-gerente da Kaigai Nikkeijin Kyokai (Associação dos Nikkeis e Japoneses no Exterior) e palestrante sobre as características da sociedade japonesa e da gestão empresarial japonesa para estudantes e empresários estrangeiros.
Mensagem do Conselheiro Masayoshi Morimoto
“Excelentíssimo Sr. Presidente Renato Ishikawa,
Prezados Diretores e Membros de BUNKYO
Estou muito honrado em ser convidado para o Membro do Conselho Consultivo de BUNKYO.
Antes de trabalhar no Brasil, trabalhei por 15 anos na fabricação de TV em cores da Sony na California, EUA, empregando milhares de pessoas locais. Quase não tive contato com profissionais nikkeis nem com comunidades nikkeis durante minha estadia nos EUA, exceto algumas pessoas contratadas, uma dúzia de trabalhadoras japonesas que se casaram com soldados americanos quando estavam estacionados no Japão e se mudaram para os EUA. Me deu a impressão de que os nikkeis nos EUA não gostavam de se associar, interagir com os japoneses nem com as empresas japonesas.
No Brasil, a situação era totalmente contrária. Eu não teria conseguido administrar bem a Sony Brasil sem os excelentes diretores, gerentes e engenheiros nikkeis que tínhamos no escritório de São Paulo e na fábrica de Manaus. Citando alguns nomes, também tive muita ajuda de profissionais nikkeis, como a do Dr. Masato Ninomiya e a do Decio Hanyu (que descanse em paz).
Descobri que os nikkeis brasileiros herdaram muitas virtudes japonesas, como honestidade, trabalho árduo, modéstia de seus ancestrais e ao mesmo tempo, adquiriram virtudes brasileiras. Eles são muito simpáticos, têm grande tolerância a diversidades e possuem o modo de pensamento flexível.
Eu me sinto mais confortável quando estou com nikkeis brasileiros. É por isso que gosto de aprofundar minha amizade com os nikkeis brasileiros através da minha participação no FIB todos os anos, desde 2014, sabendo que Bunkyo e suas organizações afiliadas são as mais ativas e respeitadas na comunidade nikkei no Brasil.
Estou envolvido nas atividades da Associação Kaigai Nikkeijin Kyokai há quase dez anos. E sei que os nikkeis brasileiros no Brasil e no Japão são membros fundamentais e mais importantes para a Associação e, ao mesmo tempo, são meus amigos.
Como membro do Conselho Consultivo da Bunkyo, gostaria de renovar meus esforços para contribuir com o bem-estar dos nikkeis brasileiros, e se possível, ajudar os japoneses no Japão a aprenderem a ser simpáticos, aceitar as diversidades e pensar com flexibilidade como os nikkeis brasileiros.
Muito obrigado!”
Breve currículo da Conselheira Hitomi Sekiguchi
Graduada na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – USP e licenciada na Faculdade de Educação- USP, em 1991 ingressou no Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão (MOFA) como Oficial da Divisão da Consular, Departamento da Imigração e Assuntos Consulares, MOFA e no ano seguinte, foi nomeada Oficial da Primeira-Divisão da América do Sul e do Caribe, MOFA.
Foi vice-cônsul do Consulado-Geral do Japão no Recife (1994), vice-cônsul do Consulado-Geral do Japão no Rio de Janeiro (1997) e Oficial da Divisão da América Central e Caribe, MOFA (2004),
Em 2006 foi promovida a cônsul-geral adjunta do Consulado-Geral do Japão em Belém, em 2008 foi nomeada primeira-secretária da Embaixada do Japão no Brasil e em 2011 foi nomeada cônsul e diretora do Centro Cultural e Informativo do Consulado-Geral do Japão no Rio de Janeiro.
Dois anos depois, como primeira-secretária, passou a chefiar o Escritório Consular do Japão no Recife, em 2015 foi nomeada cônsul-geral adjunta do Consulado-Geral do Japão em São Paulo e, em 2018, cônsul-geral do Consulado-Geral do Japão em Manaus. Tornou-se assim, a primeira mulher a galgar o posto de cônsul-geral no Consulado Geral do Japão da América Latina. Retornou ao Japão em 2021.
Desde 2022 atua como diretora executiva da Associação Central Nipo-Brasileira, em Tóquio e diretora da Associação Kaigai Nikkeijin Kyokai, em Yokohama.
Mensagem da Conselheira Hitomi Sekiguchi
“Ilustríssimo Dr. Renato Ishikawa, presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, Bunkyo,
Senhoras e senhores do Conselho Consultivo,
Senhoras e senhores da Diretoria
Com muita honra dirijo-me aos senhores para apresentar as minhas saudações, expressando o meu respeito e agradecimento por toda a dedicação de cada um dos senhores em prol do desenvolvimento da Bunkyo e consequente solidificação do relacionamento Japão-Brasil.
Durante a visita do dr. Renato Ishikawa e do sr. Marcelo Hideshima, presidente e vice-presidente respectivamente, recebi a grata surpresa da nomeação de minha pessoa como membro do Conselho Consultivo da entidade.
Durante a minha carreira diplomática, tive a alegria de trabalhar com a comunidade nipo-brasileira do Brasil, e ao longo desses anos, fui aprendendo muito sobre as atividades desenvolvidas pelos senhores. Ouvi muitas histórias, testemunhei muitas nobres e valiosas ações de todas as partes do Brasil e a minha admiração pela comunidade nikkei só foi crescendo. De tantas missões que recebi do meu Ministério em Tokyo, trabalhar em parceria com a comunidade nikkei foi uma das mais gratificantes e preciosas, e o relacionamento que construí com todos, a acolhida que recebi de todos, constituem hoje o meu maior tesouro.
Receber a indicação para fazer parte desta grande e importante Família Bunkyo me parece ser o meu maior prêmio após minha longa carreira. No entanto, não sei se mereço a credibilidade de todos, tampouco não tenho confiança se poderei corresponder às expectativas dos senhores, mas tentarei seguir os seus passos e me esforçar para que o caminho do estreitamento das relações nipo-brasileiras possa ser seguido por mais e mais pessoas, principalmente pelos jovens que são o alicerce para o engrandecimento da amizade entre duas nações amigas.
Agradecendo a confiança em mim depositada, solicito a orientação e o conselho de todos os senhores com sua imensa sabedoria e generosidade.
Muito obrigada”.