Gastronomia no Bunkyo – Kushiague – 15 de Dezembro

Compartilhe

Dia 15 de Dezembro (quinta-feira) às 20h teremos o lançamento do último vídeo da série Gastronomia no Bunkyo 2022, no canal do YouTube Bunkyo Digital – ative o sininho para não perder!

A Comissão de Gastronomia, presidida por Teruco Kamitsuji, convidou para a série dos vídeos da Gastronomia nove chefs. Neste vídeo a Chef do restaurante Aizomê Telma Shiraishi aproveita a época festiva para ensinar a fazer deliciosos “kushiague”- espetinhos empanados: crocantes, saborosos, além de permitir uma infinidade de variações (carne, peixes, frutos do mar, cogumelos ou “tudo o que tiver na geladeira”) para receber com um bom petisco os familiares e amigos em sua casa.

Kushiague, ou kushikatsu é um prato bastante apreciado no Japão, principalmente na região de Osaka. Uma particularidade é a utilização da farinha Panko, que apresenta textura mais flocada que a farinha de rosca, fazendo com que os espetinhos fiquem mais bonitos e crocantes. A chef irá ensinar como empanar sem fazer sujeira e dar algumas sugestões bem diferentes de kushiague – shimeji com bacon, raiz de lótus, quiabo, entre outros; acompanhado de um molho especial fácil de preparar, não perca!

Telma Shiraishi é chef do restaurante Aizomê – com uma unidade nos Jardins e a segunda casa na Japan House São Paulo, é também a chef responsável pelos banquetes e recepções do Consulado Geral do Japão em São Paulo.

Em 2019 foi nomeada pelo governo japonês Embaixadora para Difusão da Culinária Japonesa, uma das poucas mulheres no mundo e a primeira brasileira a receber o título.

Figura constante em eventos gastronômicos, ministra palestras e aulas sobre culinária e cultura japonesa e organiza ações humanitárias no combate à fome.

Após o lançamento, veja a receita completa no site: https://www.bunkyo.org.br/br/gastronomia/

Confira as datas da série de 9 apresentações dos Chefs convidados pela Gastronomia no canal do YouTube Bunkyo Digital:

Assista no YouTube https://www.youtube.com/BunkyoDigital , estreia às 20h nas datas abaixo:

26/05/2022Joe Hirata  |  Purê de Kabocha com Missô (purê de abóbora japonesa, de sabor levemente adocicado com pasta de soja)
30/06/2022Anderson Shimabukuro  |  Missô Tebichi (Receita típica de Okinawa com as patas dianteiras do porco temperadas com pasta de soja )
28/07/2022Michelle Dupont  |  Tonkotsu Missô Ramen (Lamen com caldo tonkotsu: rico, encorpado e saboroso feito com osso de porco)
25/08/2022Cristiane Sampei  |  Tsubuan + Zenzai (sopa japonesa feita com feijão azuki doce com mochi / bolinhos de massa de arroz glutinoso )
29/09/2022Bernadete Megumi  | Tofu Steak (“bife” vegano de tofu)
27/10/2022Akiko Ishizu  |  Soboro Bento (obento colorido  / “marmita japonesa” com carne moida de frango refogado, ovos mexidos e legumes)
24/11/2022Mary Sugimoto  | Nikujaga (cozido japonês de carne com batatas)
01/12/2022Marlene Fukushima  |  Ozouni (Sopa de mochi de Ano Novo da sorte)
15/12/2022Telma Shiraishi  |  Kushiague (espetinhos empanados)

Confira o calendário de eventos completo