Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil abre nova exposição em São Paulo

Compartilhe

Neste mês de junho – que marca os 114 anos da chegada dos primeiros cidadãos nipônicos ao País – o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil abre uma nova exposição em São Paulo. A nova atração marca a reinauguração do 9º Andar dos 3 andares que integram o museu, completando a linha do tempo que retrata a história dos japoneses desde a chegada no Brasil até os dias atuais.

No acervo inédito, itens de diferentes épocas do Japão, desde espadas e documentos históricos até telas interativas e itens de cosplays, mangás, animes e metal heroes – com direito à armadura do consagrado Jaspion (na sala especial dedicada à cultura pop japonesa).

Confira as fotos do 9º Andar do Museu:

3 andares inteiros de registros históricos importantes da colônia japonesa no Brasil

O ingresso dá direito a visitar os 3 andares do museu

O museu possui o maior e mais completo patrimônio relacionado à história da imigração japonesa no Brasil, com 97.000 itens divididos em três andares do edifício da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), que fundou e preserva o Museu há 44 anos. Em 2018, foi realizada a primeira etapa da modernização e introduzindo recursos modernos de multimídia para proporcionar bastante interatividade, para que todos pudessem acessar diferentes itens do acervo de maneira intuitiva.

7º Andar: primórdios da imigração japonesa no Brasil

Cada um dos espaços representa uma fase da imigração: o 7° andar retrata com equipamentos e maquetes a realidade dos primeiros grupos de imigrantes que vieram nos navios de imigração, para trabalhar nas lavouras.

8º Andar: segunda guerra mundial e cinquentenário da imigração japonesa

Já o 8° andar mostra o período da diversificação das atividades agrícolas passando pela Segunda Guerra Mundial até a década de 50, quando os nipo-brasileiros enfrentaram a discriminação e o isolamento por conta do cenário político. Entretanto,  superaram as dificuldades se integraram totalmente à sociedade brasileira.

9º Andar: tempos atuais

Agora, o 9º andar é a exposição que finaliza essa linha do tempo: a exposição começa  nos anos 50 mostrando a evolução dos imigrantes e seus descendentes em diversas áreas além da agricultura, no comércio, na indústria, na política, nos esportes, no meio acadêmico,  nos cargos ministeriais e até mesmo no exército e finaliza nos dias atuais, quando o Brasil passou  a receber influências culturais do Japão, como séries de TV, animes, mangás, cosplays, culinária e tecnologia.

“O museu é uma homenagem da comunidade nipo-brasileira para o público em virtude do Bicentenário da Independência do Brasil – mais da metade com presença de cidadãos da nação asiática, a maior comunidade japonesa fora do Japão. Além disso, representa a segurança de uma história preservada e passada aos nossos descendentes e divulgada a toda a população. Mais do que seu valor histórico, há também um valor afetivo muito grande, já que os itens expostos fazem do espaço um templo,  em que cada peça tem uma grande história a ser contada”, comemora  a Presidente do Conselho Administrativo do Museu, Lidia Yamashita.

Patrocínios e parcerias

A exposição do nono andar do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil foi viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura e tem o patrocínio de Honda, NGK, Toyota, Fast Shop, Yamaha, Yakult, Gazin, Cenibra, Mayekawa, MUFG, Sakura, Mitsui&Co., MOL, Sompo Seguros, Epson, Panasonic e Guarani Agroindústria.

Contou também com o apoio e colaboração da Sato Company , através de seu presidente Nelson Sato e também de Francisco e Cristiane Sato e Toshihiko Egashira na parte da Cultura POP.

O projeto é uma realização do Bunkyo, da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo do Governo Federal.

Projeto e o layout da modernização da área expositiva do museu: Horácio Enokihara – CONOSENTI Convergência; coordenação geral da obra civil, elétrica e ar condicionado: João Inoui – DELTA Projetos e gerenciamento; projeto da cafeteria: arquiteto Hayato Fujii.

Coordenador curatorial: professor Shozo Motoyama; curador de expografia: professor Paulo Garcez Marins; equipe curatorial do museu: Lidia Yamashita, Emiko Nakashima, Hiroshi Nakashima, Shuko Takada, Roselia Ikeda, Celia Seri Kawai e Eduardo Goo Nakashima; equipe de suporte do museu: Eduardo Kobayashi, Hitoshi Matsuura, Mieco Yano Freitas e Paulo Takeda.

Serviço

Museu Histórico da Imigração Japonesa

Endereço: Rua São Joaquim, 321 – Bairro Liberdade – São Paulo (SP)
Horário: Terça a domingo, das 13h às 17h
Ingressos: R$16 inteira / R$8,00 meia – entrada franca às quartas-feiras

Mais informações: www.bunkyo.org.br/br/museu-historico

Confira o calendário de eventos completo