Um encontro com quatro destacados especialistas nikkeis que abordaram sobre as perspectivas de 2023.
Esse foi o evento organizado pela Comissão de Relações Empresariais, no último dia 26 de novembro, lotando o Salão Nobre do Bunkyo. Entre elas estavam Roberto Nishio, vice-presidente do Bunkyo e presidente da Fundação Kunito Miyasaka, Hercules Paulino de Souza, assessor do cônsul-geral Ryosuke Kuwana, Yuki Furuki, diretor de Pesquisas e Projetos da Jetro – Japan External Trade Organization, Jun Suzaki vice-presidente do Enkyo, Carlos Adati diretor clínico do Hospital Japonês Santa Cruz, entre outras.
No palco, quatro líderes destaques na mídia e nos setores de negócios e economia: Claudia Yoshinaga professora de Finanças da FGV; Ênio Shinohara que atua no mercado financeiro há 28 anos; Fábio Murakawa jornalista do Valor Econômico e há 6 anos setorista em Brasília e Fernando Nakagawa, analista econômico e comentarista da CNN Brasil.
Nesta edição, o presidente da Comissão de Relações Empresarias, Gioji Okuhara foi praticamente coadjuvante e deixou a cargo do jornalista Fernando Nakagawa, a condução da conversa com os especialistas. Uma dinâmica certeira: em pouco mais de duas horas, todos tiveram a oportunidade de explanar seu ponto de vista e responder as questões levantadas pelo jornalista, proporcionando um bate-papo de excelente qualidade.
“Foi um debate rico e proveitoso”, avaliou o jornalista Fernando Nakagawa, e alerta sobre as perspectivas para o próximo ano, “a gente, como sociedade brasileira tem uma série de desafios, mas também há muitas oportunidades, por que a gente vai se deparar com várias e novas frentes sendo abertas”.
Para o jornalista do Valor Econômico, Fábio Murakawa, o ano que vem ainda “é um mistério” e “vai depender dos arranjos entre o novo governo e o Congresso” e esse resultado certamente “terá impacto direto nas contas públicas” e consequentemente em nossos bolsos.
Diante dessa situação, a professora de Finanças, Claudia Yoshinaga, destaca: “minha recomendação é manter sempre um bom planejamento financeiro que funciona em qualquer cenário”.
Ênio Shinohara completa” “não olhar só para o ano seguinte, na verdade, todo mundo, quando investe seu dinheiro, sua poupança, está olhando para a próxima geração”. E aconselha, “não se esqueça o princípio básico para seu investimento – preço e valor são coisas distintas”.
A edição “Perspectivas 2023 – Planejando os Negócios e Investimentos” foi patrocinada pela Fundação Kunito Miyasaka, Café Fazenda Aliança e Kodo.
Foi apoiada pelo Consulado Geral do Japão em São Paulo, Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, Nippon Bebidas, JCI Brasil-Japão e REN – Rede Nikkei do Brasil, NEB – Nikkey Empreendedores do Brasil, jornais Brasil Nippo e Nippon Já.