Presidente Ishikawa no Japão: estreitando relacionamentos

Compartilhe

Nos dias 13 até 25 de novembro último, o presidente Renato Ishikawa e o vice-presidente Marcelo Hideshima estiveram no Japão para uma série de visitas/reuniões com autoridades diplomáticas brasileiras, conselhos de cidadãos brasileiros, representantes do governo japonês e várias instituições japonesas.

Na ocasião, em seus compromissos oficiais, a comitiva foi acompanhada pela ex-cônsul-geral do Japão, Hitomi Sekiguchi, atual conselheira consultiva do Bunkyo e diretora da Associação Kaigai Nikkeijin Kyokai e da Associação Central Nipo-Brasileira (Nihon-Brasil Chuô Kyokai).

A ideia de visitar o Japão começou a se configurar durante a 8ª Conferência de Brasileiros no Mundo organizada pelo CRBE (Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior), sediada no Bunkyo, no início de junho de 2022.

Em conversa com o Edilson Kinjô (eleito presidente da nova gestão do CRBE) surgiu a ideia de visitar os consulados e conselhos brasileiros no Japão. Assim, além de apresentar os projetos que estão sendo realizados pelos jovens – Geração e Network -, seria uma oportunidade para ouvir a comunidade e as autoridades diplomáticas brasileiras.

Ao mesmo tempo, essa visita representaria uma chance para fortalecer o intercâmbio Brasil-Japão por meio de reuniões com representantes de órgãos governamentais.

“O resultado foi excelente, incluindo a calorosa recepção proporcionada pelas autoridades brasileiras e japonesas”, afirma o presidente Ishikawa, indicando que, entre os próximos passos resultantes da visita, são:

– preparar os parceiros no Japão, via on-line e presencial, para aplicação dos projetos Geração e Network desenvolvidos pelo Comitê Jovem;

– criar, no site do Bunkyo, o “Cantinho Amigo dos Brasileiros do Japão” com informações sobre empresas oferecendo oportunidades de emprego e currículos de interessados em busca de emprego;

– organizar, no próximo ano, uma edição especial do Fórum de Integração Bunkyo enfocando a realidade dos brasileiros no Japão e

– promover a aproximação dos grupos parlamentares Brasil-Japão e Japão-Brasil.

A seguir, acompanhe as imagens da visita.

Dia 1: 14 DE NOVEMBRO 2022

Na manhã do dia 14 de novembro, reunião com o sr. Akihiko Tanaka, presidente da JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão). Participaram do encontro os sr. Takuya Otsuka, sra. Katsura Miyasaki, e os srs. Manabu Ohara, Akio Takiguchi e Katsuto Kida.

Visita ao Museu de Emigração Japonesa ao Exterior, em Yokohama: à direita, o ex-embaixador Katsuyuki Tanaka (presidente da Associação Kaigai Nikkeijin Kyokai) e Hitomi Sekiguchi; à esquerda, Suguru Nakane (diretor do Museu) e Kenji Matsusaka (pesquisador do Museu e ex-funcionário do Jimonken de São Paulo) que monitoraram a comitiva brasileira.

Após reunião na Associação Kaigai Nikkeijin Kyokai, o presidente Ishikawa convidou para um jantar o presidente Katsuyuki Tanaka, o diretor executivo Masayoshi Morimoto e a secretária-geral Harumi Hijikata.


Dia 2: 15 DE NOVEMBRO 2022

Reunião com o embaixador do Brasil no Japão, Octávio Henrique Dias Garcia Cortês, quando o presidente entregou o material informativo sobre o Bunkyo. Participou do encontro a ministra-conselheira sra. Patrícia Barbosa Lima Cortês.

Depois, durante almoço na residência do embaixador Cortês e da ministra Patrícia Cortês (centro) e a comitiva brasileira (Hitomi Sekiguchi, Renato Ishikawa, Olga Ishida e Daniela e Marcelo Hideshima).

Visita ao Consulado-Geral do Brasil no Japão, em Tóquio, encontro com o cônsul-geral, embaixador Guilherme Aguiar Patriota (à esq. do presidente Ishikawa) e o presidente do Conselho de Cidadãos Brasileiros de Tóquio, Arthur Muranaga (à dir.). Participaram da reunião também a cônsul-geral adjunta Érika Watanabe e diplomatas: Carlos Velho, Mateus Xavier e César Vip.

Jantar com destacados profissionais brasileiros residentes em Tóquio.


Dia 3: 16 DE NOVEMBRO 2022

Almoço com o sociólogo e professor Angelo Ishi, da Universidade de Musashi, pesquisador sobre brasileiros que vivem fora do Brasil, em especial no Japão.


Dia 4: 17 DE NOVEMBRO 2022

Visita ao cônsul-geral do Brasil em Hamamatsu Aldemo Garcia. Presentes à reunião, o cônsul-geral adjunto Duval Barros, cônsul adjunto Carlos Frederico Bastos e presidente do Conselho de Cidadãos de Hamamatsu Eber Toyohashi.

Nesse mesmo dia, a comitiva brasileira participou de almoço com membros do Conselho de Cidadãos Brasileiros de Hamamatsu.

Encontro com a cônsul-geral adjunta de Nagoya, Marina Prado, com a presença do sr Edilson Kinjô – presidente do Conselho de Representantes Brasileiros no Exterior.

Reunião-jantar com representantes da comunidade brasileira local e parte dos membros do Conselho de Cidadãos Brasileiros do Consulado de Nagoya.


Dia 5: 18 DE NOVEMBRO 2022

Jantar com o empresário Masashi Takeuchi, deputado Tatsuya Ito (Câmara dos Representantes, PLD), diretor da Associação Kaigai Nikkeijin Kyokai Mamoru Okano e presidente da comissão Network do Bunkyo Yoshio Yoshizane.

O empresário Masachi Takeuchi (à esquerda) e o deputado Tatsuya Ito.


Dia 6: 19 DE NOVEMBRO 2022

Presença no “Brazilian Day”, em Tóquio, juntamente com autoridades brasileiras e japonesas, entre elas, a sra Maki Kobayashi, diretora-geral do Departamento da America Latina e Caribe do MOFA e o sr. Octávio Henrique Dias Garcia Côrtes, Embaixador do Brasil no Japão.


Dia 7: 21 DE NOVEMBRO 2022

Jantar oferecido pelo Nippon Foundation com a presença do presidente Takeju Ogata, diretor Makoto Wada e coordenadora de projetos Mizuki Nakagawa.


Dia 8: 22 DE NOVEMBRO 2022

Reunião na Associação Central Nipo-Brasileira (Nihon-Brasil Chuô Kyokai) com o presidente Takao Omae, diretor executivo Akira Iwao, secretário-geral Toshiro Kubota e Hitomi Sekiguchi diretora executiva.


Dia 9: 23 DE NOVEMBRO 2022

Dia 23, café da manhã com o presidente da Revista Alternativa, Ricardo Tai, editora chefe Thassia Ohphata e editorial Fátima Kamata.

Almoço para oficializar a nomeação de Masayoshi Morimoto e Hitomi Sekiguchi como membros do Conselho Consultivo do Bunkyo.

Masayoshi Morimoto apresenta seu cartão pessoal e Olga Ishida coloca o pin do Bunkyo em Hitomi Sekiguchi.

Jantar de confraternização com os colaboradores da Kyodai Remittance, empresa parceira do Bunkyo. Presentes Antônio Hayata, Márcio Kawahara, Ken Nishiyama, Amelia Shoji e Kosuke Yamazaki.


Dia 10: 24 DE NOVEMBRO 2022

Almoço com o ex-embaixador do Brasil Kunio Umeda, consultor do MOFA – Ministério de Negócios Estrangeiros do Japão.

Reunião com Maki Kobayashi, diretora-geral do Departamento da América Latina e Caribe do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Jantar oferecido pela Sasakawa Peace Foundation com a presença do Presidente Atsushi Sunami, diretor executivo Itsu Adachi e diretor Nobuyuki Konishi.


Dia 11: 25 DE NOVEMBRO 2022

Reunião com a deputada Yuko Obuchi, da Câmara de Representantes (PLD).

Confira o calendário de eventos completo