Final de 2022: Boas-vindas à embaixadora em missão especial, deputada Yuko Obuchi

Compartilhe

Na abertura da cerimônia de boas-vindas, da esq. para dir., o mestre de cerimônia Henri Yuzo Arimura, Eduardo Yoshida (presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão), Toshio Ichikawa (presidente do Kenren), Paulo Saita (presidente do Enkyo), Renato Ishikawa (presidente do Bunkyo), embaixadora Yuko Obuchi, cônsul-geral Ryosuke Kuwana, Toshifumi Murata (presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa) e Kazuhiro Nakamura (diretor geral adjunto do Depto. de Assuntos da América Latina e Caribe).

“É de nosso desejo que, nesta rápida visita, possa levar desse nosso país e da comunidade nikkei, a melhor das impressões”, saudou o presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa, na abertura da cerimônia de boas-vindas, no dia 29 de dezembro último, à deputada japonesa Yuko Obuchi.

A deputada, que também é vice-presidente do Grupo Parlamentar Japão-Brasil, esteve em São Paulo antes de seguir para Brasília na qualidade de Embaixadora em Missão Especial representante do governo japonês para acompanhar a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 1º de janeiro de 2023.

O presidente Ishikawa destacou ainda o desejo de “poder contar com sua atuação política e pessoal para intensificação e estreitamento do relacionamento bilateral entre o Japão e Brasil, para o desenvolvimento dos dois países”.

Antes de seguir para Brasília, a embaixadora Obuchi, dedicou os dias 29 e 30 de dezembro para visitar algumas das referências da comunidade nipo-brasileira sediadas em São Paulo.

A embaixadora Yuko Obuchi deposita flores no Memorial em Homenagem aos Imigrantes Japoneses Falecidos. Ao lado, Mikihisa Motohashi e Toshio Ichikawa (atual presidente do Kenren).

Em seu primeiro compromisso, no dia 29, chegou pontualmente às 14h35, no Parque Ibirapuera, para depositar flores no Memorial em Homenagem aos Imigrantes Japoneses Falecidos (Ireihi). Acompanhada do diretor geral adjunto Kazuhiro Nakamura do Departamento de Assuntos da América Latina e Caribe e do cônsul-geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana, foi recebida pela diretoria da Federação da Associação das Províncias Japonesas no Brasil.

A tradicional foto comemorativa na saída do Pavilhão Japonês com a embaixadora Obuchi.

Depois, dirigiu-se ao Pavilhão Japonês, sendo recebida pelo presidente Renato Ishikawa, presidente do Conselho Deliberativo Jorge Yamashita (responsável por ciceronear a visitante) e presidente da Comissão de Administração do Pavilhão, Cláudio Kurita.

Durante cerca de uma hora, a embaixadora Yuko Obuchi acompanhou como atenção as explicações de Yamashita sobre a histórica construção do Pavilhão Japonês e os marcos das autoridades que já visitaram o local.

Atrás, o mural de pintor japonês Seiji Togo localizado no 9º andar do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil: da esq. para dir., diretor geral adjunto Kazuhiro Nakamura, presidente Renato Ishikawa, embaixadora Yuko Obuchi, presidente da Comissão de Administração do Museu Lídia Yamashita e cônsul-geral Ryosuke Kuwana

A embaixadora Obuchi chegou à 17h ao Bunkyo para conhecer o Museu Histórico da Imigração Japonesa após visita à Associação Cultural Gunma Kenjin do Brasil, entidade que representa sua província natal.

Acompanhada pelos membros da diretoria do Bunkyo e pelo cônsul-geral Kuwana, ela foi ciceroneada pela presidente da Comissão de Administração do Museu, Lídia Yamashita.

Seguindo a programação, às 18h, foi a vez dos 40 convidados recepcionarem a embaixadora Obuchi no Salão Nobre do Bunkyo. Após a cerimônia de boas-vindas, às 19h, foi servido o jantar, em formato de obentô, preparado pela chef Telma Shiraishi (que retornara de viagem ao Japão no dia anterior).

Na entrada do Hospital Japonês Santa Cruz, a foto comemorativa da visita da embaixadora Obuchi

No dia 30 de dezembro, a embaixadora Obuchi esteve no Hospital Japonês Santa Cruz onde visitou as instalações do novo Centro Oncológico Santa Cruz.

Boas-vindas à embaixadora Yuko Obuchi

A embaixadora Yuko Obuchi e os participantes da cerimônia de boas-vindas

No encontro com a embaixadora Obuchi, no Salão Nobre, participaram da cerimônia cerca de 40 convidados representantes de diferentes entidades nipo-brasileiras.

Na ocasião, o presidente Renato Ishikawa fez uma longa saudação à visitante – com tradução consecutiva para o japonês por Jorge Yamashita – e ressaltou primeiramente que a comunidade nikkei de São Paulo e o Bunkyo estavam vivendo “um dia de gala”. Também lembrou que “o relacionamento da família Obuchi com o Brasil já é de algumas décadas”.

Nos anos de 1960, o jovem Keizo Obuchi (pai da visitante) morou um período em São Paulo, retornando ao Japão para disputar as eleições para a Câmara dos Representantes pela província de Gunma. Eleito pela primeira vez em 1963, como o mais jovem parlamentar da história do Japão, foi reeleito por 11 vezes.

O deputado Keizo Obuchi retornou ao Brasil em 1995, na qualidade de Embaixador em Missão Especial representando o governo do Japão na posse do presidente Fernando Henrique Cardoso. Depois, em junho de 1998, participou das comemorações dos 90 anos da imigração japonesa como ministro das Relações dos Negócios Estrangeiros. Meses depois, foi nomeado Primeiro-ministro do Japão, cargo que ocupou por pouco tempo (faleceu em 2000).

Com o falecimento do pai, Yuko Obuchi candidatou-se à Câmara dos Representantes, e saiu-se vitoriosa aos 26 anos de idade, mesma idade que o pai se lançou oficialmente à política.

Sobre a atuação da deputada Yuko Obuchi, o presidente Ishikawa destacou “seu relevante papel na implementação das medidas de amparo ao trabalhador estrangeiro residente no Japão”, quando da crise mundial decorrente da quebra do Banco Lehman Brother, em 2008. Lembrou que essas medidas beneficiaram mais de 40 mil trabalhadores que, desempregados, puderam retornar ao Brasil.

Presidente do Bunkyo Renato Ishikawa durante sua saudação

Em sua saudação, o presidente Ishikawa também trouxe informações sobre a comunidade nikkei e o Bunkyo, reconhecendo que as conquistas dos nipo-brasileiros “não seriam possíveis de não contássemos com a colaboração e o permanente apoio do povo, do governo do Japão e das províncias japonesas”.

Destacou ainda a importância das bolsas de estudos ao Japão que se constituem em “valiosos meios de conexão entre o Brasil e Japão”. Disse também que, “são fundamentais para a preservação e divulgação da cultura japonesa neste país” as contribuições que os organismos governamentais japoneses “prestam às nossas entidades sociais, culturais e assistenciais”.

Ao finalizar, o presidente Ishikawa se referiu à vinda da embaixadora Yuko Obuchi em 2004, quando visitou o Museu da Imigração Japonesa, “hoje totalmente remodelado”. Também destacou que em 2023, ao comemorar os 115 anos da imigração japonesa, “ficaremos muito honrados e agradecidos se pudermos contar com sua prestigiosa presença”.

“Brasil, um país auspicioso para a família Obuchi”

A embaixadora Obuchi durante sua saudação no salão nobre do Bunkyo

“Fiquei bastante impressionado com a embaixadora Yuko Obuchi”, afirmou Jorge Yamashita, que, ao lado do presidente Ishikawa, ciceroneou a visitante. “É uma parlamentar firme, responde com clareza aos questionamentos, é extremamente atenciosa com seu interlocutor, uma verdadeira diplomata à altura de representar o Japão no exterior”, acrescentou Yamashita.

Tanto o presidente Ishikawa como Claudio Kurita, presidente da Comissão de Administração do Pavilhão, fizeram questão de destacar a simpatia e inteligência da visitante.

Em sua saudação durante a cerimônia de boas-vindas, a embaixadora Obuchi falou de improviso, cuja tradução consecutiva esteve à cargo da vice-cônsul adjunta Akiko Kikuchi.

Incumbida de viajar ao Brasil para assistir à posse do presidente Lula, ela disse que foi uma oportunidade para rever lugares e pessoas que conheceu em 2004. “Fiquei entusiasmada ao constatar que os nikkeis me receberam calorosamente e que continuam maravilhosos, como sempre”, destacou.

Referiu-se às “dificuldades e esforços inimagináveis” dos imigrantes pioneiros e seus descendentes, para ressaltar que o “Japão é respeitado no Brasil por causa dessas contribuições do dia-a-dia. Graças a todos vocês, os dois países estão construindo uma relação amigável e também sinto que, graças a vocês, a cultura e os esportes japoneses são populares no Brasil”.

Sobre a relação da família Obuchi com o Brasil, ela relembrou que “meu pai, Keizo, viajou pelo mundo nos seus 20 anos de idade e o Brasil foi a última paragem”. Então, em 1962, conta que o pai recebeu um telegrama da mãe informando que Câmara dos Representantes fora dissolvida e orientava: “Regresse imediatamente e candidate-se à eleição”.

Keizo Obuchi, em 1963, foi eleito para a Câmara dos Representantes e considerado o mais jovem parlamentar da história japonesa. Foi reeleito 11 vezes. Foi ministro das Relações dos Negócios Estrangeiros de 1997/98 e nomeado Primeiro-Ministro em 1998 (cargo que ocupou até sua morte, em 2000).

A embaixadora Yuko Obuchi relembra sobre a presença do pai nas comemorações dos 90 anos da imigração japonesa. “Como ministro das Relações dos Negócios Estrangeiros, estava super ocupado e todos estavam contra sua ida ao Brasil. Mas, ele não pediu opinião de ninguém e decidiu ‘com certeza, irei’. Durante a cerimônia comemorativa, declarou que voltaria da próxima vez como primeiro-ministro. De fato, dois meses mais tarde, foi nomeado primeiro-ministro”.

Diante disso, a embaixadora acredita que “o Brasil é um país muito auspicioso para a família Obuchi”. E isso é valido até para sua pessoa: “se você me perguntar se recebi algum benefício de minha passagem por São Paulo, em 2004, digo que sim”, afirma.

Conta que se casou pouco tempo depois com seu namorado de longa data, Kazuaki Setoguchi, após regressar do Brasil e, de acordo com ela, “não foi uma coincidência!”. Relata que, “durante minha visita ao Brasil, testemunhei como o povo nikkei estimava suas famílias. Invejei o valor da dessa relação humana. Fiquei tão inspirada pelos nikkeis que quis me casar. Foi então que pedi ao meu namorado que se casasse comigo!”.

Afirma que, “a partir desses acontecimentos, a família Obuchi sente-se extremamente grata ao Brasil”, acrescentando “minha mãe e minhas irmãs me disseram que desta vez era para ‘respirar bem o ar brasileiro’”.

“Temos uma relação muito boa com o Brasil, tanto como pai e filha, são duas gerações, e esperamos trabalhar com os senhores com os olhos no futuro”, destacou. “Dizem que aqui existem seis gerações de nikkeis e esperamos que promovam ainda mais a cultura e os valores japoneses”., completou.

Ao finalizar, a promessa: “a minha responsabilidade como político é a construção de um Japão do qual seu povo possa se orgulhar. Quero assumir a responsabilidade como político voltado ao futuro do Japão”. O encontro no Salão Nobre com a embaixadora Yuko Obuchi prosseguiu até às 20h: encerrada a parte cerimonial, seguiu-se o jantar, momento em que, acompanhada pelo cônsul-geral Kuwana e pelo presidente Ishikawa, a visitante foi apresentada a cada um dos presentes.


Galeria de Fotos – Visita de Yuko Obuchi ao Brasil

(clique nas imagens para ampliar)

Memorial em Homenagem aos Imigrantes Japoneses Falecidos (Ireihi)

1- Motohashi relata a história e o significado do monumento à visitante, acompanhado pelo cônsul-geral Ryosuke Kuwana (à esq.), Yasuo Yamada, Kazuhiro Nakamura e Toshio Ichikawa
2- A embaixadora Obuchi também visitou o oratório do Memorial
3 – A embaixadora Yuko Obuchi, os representantes do Kenren (Mikihisa Motohashi, Toshio Ichikawa e Yasuo Yamada), cônsul-geral Ryosuke Kuwana e diretor geral adjunto do Departamento de Assuntos da América Latina e Caribe Kazuhiro Nakamura


Pavilhão Japonês – Parque do Ibirapuera

1- Sorridente, a embaixadora Obuchi chega ao Pavilhão Japonês sendo recebida pelo presidente Renato Ishikawa, presidente do Conselho Deliberativo Jorge Yamashita e presidente da Comissão de Administração do Pavilhão Japonês Claudio Kurita
2- Ciceroneada por Jorge Yamashita, a embaixadora Obuchi observa o pinheiro, marco da primeira visita ao Brasil dos então príncipes herdeiros Akihito e Michiko (atuais imperadores eméritos) em 1967
3- Em frente ao monumento comemorativo ao Centenário do Tratado de Amizade Brasil-Japão (1995).
4- Momento descontraído: pausa para alimentar as carpas nishikigoi
5- No Salão Principal, sentados à beira da sala de cerimônia de chá, a embaixadora Obuchi e acompanhantes atentos às explicações de Yamashita
6- A embaixadora Obuchi atenta às informações de Yamashita sobre os detalhes construtivos do Pavilhão
7- Pausa para o cafezinho – momento para uma conversa informal
8- Durante a pausa do cafezinho, a sorridente embaixadora Obuchi


Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil

1- No Museu da Imigração Japonesa, a embaixadora Obuchi atenta às explicações de Lídia Yamashita sobre os primórdios da imigração japonesa ao Brasil
2- Jorge Yamashita discorre sobre a trajetória de Wasaburo Ohtake (autor do primeiro dicionário bilingue japonês/português)
3- Lídia Yamashita relata as atividades dos imigrantes japoneses nas frentes de expansão agrícola paulista
4- Momento tenso da história: as dificuldades dos imigrantes durante a Segunda Guerra Mundial
5- A embaixadora Obuchi rememora a visita do pai, Keizo Obuchi ao Brasil, em 1998
6- As atividades esportivas campeãs: judô, sumô, beisebol, tênis de mesa


Bunkyo – São Paulo

1 e 2- No Salão Nobre, o momento de saudação da embaixadora Obuchi e convidados
3- Cônsul-geral Ryosuke Kuwana foi o encarregado do brinde
4- O momento do brinde entre as autoridades
5- O cônsul-geral Kuwana apresenta à embaixadora Obuchi o juiz aposentado Massami Uyeda
6- Paulo Saita, presidente do Enkyo, apresenta-se à embaixadora Obuchi
7- O ex-desembargador Kazuo Watanabe troca cartões com a embaixadora Obuchi
8- O presidente da Fundação Kunito Miyasaka e vice-presidente do Bunkyo, Roberto Nishio apresenta-se à embaixadora Obuchi
9- Com a embaixadora Obuchi: Noritaka Yano, Yoshitake Kusakano e Madoka Hayashi
10- A embaixadora Obuchi e Cristina Sototuka
11- A embaixadora Obuchi entre Sérgio Oda (esq.) e André Korosue
12- A embaixadora Obuchi e Erissom Thompson de Lima
13- A embaixadora Obuchi e Hugo Teruya


Hospital Japonês Santa Cruz

1- A embaixadora Obuchi chega ao Hospital Japonês Santa Cruz
2- A embaixadora Obuchi e comitiva participam de reunião com a direção e médicos do Hospital
3- Acompanhada pelo representante chefe do Escritório da JICA Brasil Masayuki Eguchi, a embaixadora Obuchi visitou o Centro Oncológico Santa Cruz
4- A embaixadora Obuchi durante visita às instalações do Centro Oncológico
5- Durante a visita, a embaixadora Obuchi e o presidente do Conselho Deliberativo do Hospital Renato Ishikawa plantaram uma árvore de ipê próxima ao marco da visita dos príncipes Akishino, em outubro de 2015

Fotos por: Marcel Uyeta / instagram: @marcelterra

Confira o calendário de eventos completo