O concorrido Shinnenkai 2023 no Bunkyo

Compartilhe

No palco, à esq., Patrícia Takehana, mestre de cerimônia, e as autoridades: Eduardo Yoshida (Aliança), Yuki Kodera (Câmara), Jun Suzaki (Enkyo), Toshio Ichikawa (Kenren), Renato Ishikawa (Bunkyo), cônsul-geral Ryosuke Kuwana, Masayuki Eguchi (Jica), Hiroshi Hara (Jetro), Cláudio Kurita (Japan House) e vereador Rodrigo Goulart.

O caldo com delicado tempero e os ingredientes cuidadosamente cortados – o ozoni (sopa tradicional de Ano Novo que tem como principal ingrediente o mochi)  preparado pela chef Telma Shiraishi deu o toque especial para a celebração de Ano Novo de 2023, no último dia 13 de janeiro. Na entrada, o arranjo tradicional “Kadomatsu” preparado pela Comissão de Ikebana.

Realizado no Salão Nobre do Bunkyo, a comemoração do Shinnenkai reuniu cerca de 150 pessoas, num evento recheado de autoridades e representantes de diferentes entidades nipo-brasileiras.

O evento foi uma organização conjunta das cinco entidades nipo-brasileiras (Bunkyo, Enkyo, Kenren, Aliança Cultural Brasil-Japão e Câmara de Comércio e Indústria Japonesa) e do Consulado Geral do Japão em São Paulo.

A abertura do evento, que teve Patrícia Takehana como mestre de cerimônia, foi realizada pela bailarina e coreógrafa Clarice Matsunaga com o tema “Tsurai nara kao wo agete” acompanhada pela trilha musical “Back to back”, de Kobasolo.

Apresentação da bailarina e coreógrafa Clarice Matsunaga

Uma coreografia criada com o desejo de que, neste ano, tenhamos boa sorte e força para encarar as dificuldades, explicou a mestre da cerimônia. Ela se apresentou com um enorme leque vermelho e branco que encarna a seguinte representação: suas extremidades são o nascimento e suas lâminas os caminhos da vida.

Bailarina profissional, Clarice Matsunaga, iniciou sua carreira artística aos cinco ano de idade na ginástica artística e aos seis anos foi para a dança. Aos 15 anos ingressou na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, a maior escola de dança do mundo. Em Santa Catarina, participou do Festival de Dança de Joinville, considerado a maior competição de dança do mundo e conquistou prêmios na categoria solo por dois anos consecutivos.

No palco, os representantes das entidades organizadoras: Ryosuke Kuwana, cônsul-geral do Japão em São Paulo; Renato Ishikawa, presidente do Bunkyo; Toshio Ichikawa, presidente do Kenren; Jun Suzaki, vice-presidente do Enkyo; Yuki Kodera, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil e Eduardo Yoshida, presidente da Aliança.

Também, representando as organizações japonesas, estiveram Masayuki Eguchi, representante chefe da Jica Brasil; Hiroshi Hara, diretor geral da Jetro São Paulo e Claudio Kurita, diretor da Japan House São Paulo. O vereador Rodrigo Goulart também prestigiou o evento.

Coral Feminina do Bunkyo – regência de Teruo Yoshida e acompanhamento da pianista Arian Yamanaka

Durante o evento, o Coral Feminino Bunkyo, sob a regência de Teruo Yoshida e acompanhamento da pianista Arian Yamanaka, interpretou os hinos nacionais e a tradicional canção de Ano Novo, “Toshi no Hajime” (com acompanhamento dos presentes).

As saudações dos representantes

Na sequência da programação, o presidente Renato Ishikawa foi encarregado da saudação representando as entidades organizadoras.

Presidente Renato Ishikawa: “a vida continua e muitas pessoas dependem de nossas entidades”


O presidente Ishikawa destacou “2023 será um ano muito difícil para todos os brasileiros, como ficou demonstrado no último domingo, com atos de violência que não se coadunam com o caráter pacífico do povo brasileiro”.

Prosseguiu: “Independentemente do posicionamento pessoal de cada um de nós, a comunidade nipo-brasileira, como segmento importante da sociedade brasileira, deverá colaborar para que a serenidade volte a pairar no solo brasileiro”. Ressaltou: “ao mesmo tempo, deverá continuar trabalhando e agindo ordeiramente com os olhos voltados unicamente para o bem-estar do povo brasileiro e para o desenvolvimento do Brasil!”

Referiu-se às dificuldades decorrentes da pandemia da Covid-19, para destacar: “necessitamos dar continuidade às nossas atividades”. De acordo com ele, “a vida continua e muitas pessoas dependem de nossas entidades, em especial daquelas que se dedicam à assistência social”.
Nesse sentido, prosseguiu: “queremos celebrar o privilégio de estarmos juntos novamente, de festejar a vida, de fortalecer o nosso espírito e renovar o propósito de continuar nossa jornada para assegurar a contínua melhoria de nossa entidade e de nossa sociedade”.

Cônsul-geral do Japão Ryosuke Kuwana: “pude presenciar o grande esforço, a energia da comunidade nikkei”

O cônsul-geral Ryosuke Kuwana lembrou que 2023 será o ano comemorativo aos 115 anos da imigração japonesa no Brasil e acrescentou que, no ano que passou foi possível superar as restrições da pandemia e retomar as atividades presenciais. Citou o Sakura Matsuri, Fórum de Integração Bunkyo, Bunkyo Rural, Prêmio Kiyoshi Yamamoto, Parada Nikkei e também, depois de 3 anos, o Festival do Japão que reuniu cerca de 180 mil pessoas.

Também disse estar feliz com o retorno dos voluntários da Jica ao Brasil e pela possibilidade de retomar suas viagens ao interior, acompanhar os vários Bon Odori e Japan Festival. “Pude presenciar o grande esforço, a energia da comunidade nikkei”, ressaltou o cônsul-geral, parabenizando “a todos pela retomada e esforço para divulgação da cultura japonesa no Brasil”.

Em sua saudação, o cônsul-geral Kuwana lembrou ainda da recente visita de duas autoridades muito importantes: a deputada Yuko Obuchi que veio como embaixadora em missão especial para acompanhar a posse do presidente Lula, “pessoa jovem, com uma carreira política brilhante, é uma pessoa chave para trabalhar junto à comunidade nikkei e ao intercâmbio Brasil-Japão”.

A outra visita foi o ministro das Relações dos Negócios Estrangeiros, Yoshimasa Hayashi que, apesar da curta permanência em São Paulo, “estou certo que a comunidade nipo-brasileira deixou nele uma impressão forte de dinamismo e de calor humano”, afirmou. Depois, em Brasília, continuou o cônsul-geral Kuwana, junto ao Itamaraty foram tratados sobre os vários projetos de cooperação entre dos dois países, destacando que espera que os “líderes Kishida e Lula realizem viagens recíprocas ainda neste ano”.

Foto 1 – “Banzai Sanshoo”, conduzido pelo presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa, Yuki Kodera
Foto 2 – “Banzai Sanshoo”, saudado pelo público
Foto 3 – Coral e o público, juntos cantam o “Toshi no Hajime”, música tradicional do Ano Novo
Foto 4 – Conduzido por Cláudio Kurita (à esq.), o momento do brinde
Foto 5 – Brinde ao Ano Novo – entre as autoridades, a presença do cônsul-geral do Brasil em Hamamatsu, Aldemo Garcia (3º. da esq. para dir.)

Na sequência da programação, o novo presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa Yuki Kodera conduziu o “Banzai Sanshoo” e o diretor do Japan House São Paulo, o momento do “Kampai”.

Encerrada a cerimônia, no início do coquetel foi servido o Ozoni preparado pela chef Telma Shiraishi e o coquetel foi servido pelo Bufê Shoori.

Confira a matéria sobre o evento realizada pela Rede NGT:

Confira o calendário de eventos completo