A visita do chanceler Yoshimasa Hayashi a São Paulo

Compartilhe

No ultimo dia 8 de janeiro, domingo, o Bunkyo viveu um dia muito movimentado com a visita do ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Yoshimasa Hayashi.

Em viagem desde o dia 4 de janeiro – que prossegue até o dia 15 de janeiro – o chanceler visitará o México, Equador, Brasil, Argentina e Estados Unidos.

A agenda do ministro Hayashi em São Paulo iniciou à 10h35, com a visita ao Pavilhão Japonês, no Parque Ibirapuera.

Após 15 minutos, seguiu para a Liberdade rumo à sede da Associação Assistencial e Cultural Yamaguchi Kenjin do Brasil, entidade que representa sua província natal.

Chanceler Hayashi, na escadaria do Bunkyo, acompanhado por Yamashita e Ishikawa

Cumprindo uma agenda calculada minuto a minuto, às 11h55 chegou ao Bunkyo, entrando pela escadaria principal para se dirigir ao Museu da Imigração Japonesa no Brasil.

Na sequência, às 12h30, participou da cerimônia de boas-vindas no 9º andar do Museu com representantes dos órgãos japoneses e entidades nipo-brasileiras.

Foto 1 – No Museu da Imigração Japonesa, ciceroneado por Lídia Yamashita, o chanceler observa os documentos da chegada dos primeiros imigrantes.
Foto 2 –    Ministro Hayashi na réplica da cabana dos imigrantes japoneses, ciceroneados pelo cônsul-geral Kuwana e Lídia Yamashita.
Foto 3 – Diante das representações da imigração japonesa na região de Iguape, o ministro Hayashi acompanha a explanação sobre a vida nos núcleos coloniais.
Foto 4 – Ministro Hayashi, no espaço dedicado à assistência à saúde, atenção aos detalhes.

Ao final, às 13h, participou da recepção/almoço (em formato de obentô, preparado pela chef Telma Shiraishi), no 8º andar do Museu. Às 14h05, seguiu para o Japan House, na Avenida Paulista, e depois embarcou para Brasília.

Trajetória política do ministro Hayashi

Natural da província de Yamaguchi e membro da Câmara dos Representantes, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Yoshimasa Hayashi é graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Tokyo e mestre em Administração Pública pela Harvard University – John F. Kennedy School of Government.

Foi eleito para a Câmara dos Conselheiros pela primeira vez em 1995 e, desde então, além de seguidas reeleição para deputado, vem ocupando diversos e importantes cargos no partido PLD e no governo japonês. Em 2008 foi ministro da Defesa (gabinete de Takeo Fukuda), no ano seguinte, da Política Econômica e Fiscal (gabinete de Taro Aso).

Em 2012 foi ministro da Agricultura, Florestas e Pesca (gabinete de Shinzo Abe) e em 2017, também na gestão Abe, foi ministro da Educação, Cultura, Esportes, Ciências e Tecnologia. Desde 2021 é ministro dos Negócios Estrangeiros (gabinete de Fumio Kushida).

Elogios aos calorosos nipo-brasileiros

Na recepção/almoço, o momento do brinde

Jorge Yamashita, presidente do Conselho Deliberativo do Bunkyo que, ao lado do presidente Renato Ishikawa acompanhou toda a recepção ao ministro Hayashi, lamentou o pouco tempo da visita. “Trata-se de uma pessoa muito agradável, atenta às informações do interlocutor e, como bom diplomata, mostrou-se muito interessados nas informações sobre a comunidade nikkei”, afirmou, acrescentando “foi uma pena o pouco tempo disponível para São Paulo em sua agenda”.

Em sua visita ao Pavilhão Japonês, o ministro Hayashi mostrou-se surpreso com a informação sobre a inauguração da sala de cerimônia de chá em 1954, com a presença do grão-mestre herdeiro Sen Soko (atual 15º grão-mestre) da Escola Urasenke e contou que é presidente de uma das filiais dessa escola no Japão. Também elogiou o estado de conservação das instalações de madeira do local.

Na chegada ao Bunkyo, o ministro Hayashi visitou os monumentos contendo frases dos ex-primeiros-ministros Junichiro Koizumi e Shinzo Abe.

Na entrada do Bunkyo, comenta Yamashita, o visitante ficou administrado com as duas instalações em pedra com as inscrições de frases dos primeiros-ministros Junichiro Koizumi e Shinzo Abe. Sobre a estátua de Ninomiya Kinjiro, também instalada no local, lembrou que, durante sua infância ouviu muito sobre ele, o que não ocorre atualmente.

Foto 1 – Sentados, da esq. para dir.: Maki Kobayashi, diretora geral do Departamento dos Assuntos da América Latina e do Caribe; ministro Yoshimasa Hayashi; presidente Renato Ishikawa e cônsul-geral Ryosuke Kuwana. Em pé: general de brigada Edson Massayuki Hiroshi, chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste; Eduardo Yoshida (presidente da Aliança), Toshio Ichikawa (presidente do Kenren), Jun Suzaki (vice-presidente do Enkyo), Dr. Masato Ninomiya (presidente do Ciate), Shiniti Yasunaga (diretor regional Bunkyo), Lídia Yamashita (presidente da Comissão de Administração do Museu da Imigração Japonesa) e Kimiko Ito (presidente do Yamaguchi Kenjinkai).

Foto 2 –  Participantes da Cerimônia de boas-vindas ao ministro Hayashi (sentado, 2º da esq para dir.): em pé: Rodolfo Wada (vice-presidente Bunkyo), jornalista Yoshitake Kusakano, Claudio Terasaka (diretor regional do Bunkyo), Noritaka Yano (presidente da Comissão de Relações Internacionais), vereador Aurélio Nomura, Roberto Nishio (vice-presidente do Bunkyo e presidente da Fundação Kunito Miyasaka), ex-ministro do STJ Massami Uyeda, desembargador aposentado Kazuo Watanabe e Jorge Yamashita (presidente do Conselho Deliberativo do Bunkyo).

Foto 3 – Participantes da Cerimônia de boas-vindas ao ministro Hayashi (sentado, 2º da esq para dir.): em pé: Hugo Teruya (secretário-geral do Bunkyo), Henri Yuzo Arimura, Tomio Katsuragawa (vice-presidente do Conselho Deliberativo do Bunkyo), Andre Korosue (vice-presidente do Bunkyo), Marcelo Hideshima (vice-presidente do Bunkyo), Celso Mizumoto (secretário do Conselho Deliberativo do Bunkyo), Silvio Iamamura (vice-presidente do Bunkyo), chef Telma Shiraishi e secretário administrativo Eduardo Goo Nakashima.

Na cerimônia de boas-vindas, o presidente Renato Ishikawa destacou as informações sobre a comunidade nipo-brasileira, sobre o Bunkyo, e ao apoio constante dos órgãos japoneses, a importância do incentivo da bolsa de estudos às novas gerações e agradeceu “os projetos governamentais que disponibilizaram recursos que impactaram positivamente em nossas atividades, criando novo ânimo para a retomada das atividades pós-covid 19”.

O ministro Hayashi, em sua saudação relembrou que, a exemplo do ex-primeiro-ministro Keizo Obuchi, quando estudante morou certo período no Brasil e, também, mais tarde, esteve aqui como funcionário da Mitsui & Co. Ltd (1984). “Estou muito satisfeito em constatar que, desde aquela época, os nikkeis continuam mantendo sua forma calorosa de nos receber”, afirmou.

Foto 1 – Cerimônia de recepção ao ministro Hayashi realizada no 9º. andar (mestre de cerimônia Yuzo Arimura)
Foto 2 – Na cerimônia, o momento solene dos hinos nacionais
Foto 3 – Na cerimônia, presença de autoridades, representantes das entidades nikkeis e membros da comitiva japonesa
Foto 4 – Jorge Yamashita (à dir. em primeiro plano), responsável pela leitura em japonês da saudação de Ishikawa
Foto 5 – Presidente Ishikawa, em sua saudação, agradecimentos aos recursos por meio dos projetos governamentais
Foto 6 – Presidente Ishikawa entrega lembrança (pássaro feito de pedras brasileiras) ao visitante

Na segunda-feira, dia 9, em Brasília, a despeito dos transtornos decorrentes dos atos de vandalismo, realizou o Diálogo Brasil-Japão entre Chanceleres reunindo o ministro de Negócios Estrangeiros Yoshimasa Hayashi e o ministro Mauro Vieira.

De acordo com nota no Facebook da Embaixada do Japão no Brasil, após a reunião, com a presença dos chanceleres dos dois países, o embaixador do Japão no Brasil Teiji Hayashi e o embaixador Ruy Pereira, diretor da Agência Brasileira de Cooperação, assinaram o Artigo II do Acordo Básico de Cooperação Técnica referente ao Project for the Enhancement of Genomic Monitoring Network for Covid-19.

Essa mesma traz ainda as declarações do ministro Hayashi: “em relação ao ato de vandalismo ocorrido no dia 8, em Brasília, ameaças à democracia através da violência não devem ser toleradas, e manifestou seu apoio ao Presidente Lula e seu novo governo, eleitos de forma democrática no Brasil”.

Mais informações sobre o encontro dos chanceleres em Brasília, incluindo a saudação do ministro Hayashi, veja no link: https://www.youtube.com/watch?v=Bn2aTGU_SN4

Confira o calendário de eventos completo