Até 17 de fevereiro, Prazo para concorrer ao Conselho Deliberativo

Compartilhe

“Encerra nesta sexta-feira, dia 17 de fevereiro, o prazo para que os associados do Bunkyo, interessados em participar das eleições para o Conselho Deliberativo, encaminhem as suas inscrições”, avisa Kihatiro Kita, atual presidente da Comissão Eleitoral e ex-presidente do Bunkyo.

“Muitos estão preocupados com os feriados do Carnaval e pode ter se esquecido de nos enviar o formulário de candidatura”, acrescenta.

O presidente Kita explica que a renovação do Conselho Deliberativo acontece a cada dois anos, quando são eleitos 50 novos membros. “A possibilidade de candidatar-se ao Conselho Deliberativo está aberto a todos os associados, desde que tenham pelo menos 3 anos de filiação à entidade e esteja em dia com a anuidade”, afirma.

No próximo dia 25 de março acontece a eleição do novo Conselho Deliberativo, iniciando-se os preparativos para a etapa seguinte: a eleição dos dirigentes do Conselho Deliberativo e da Diretoria.

Como participar do processo eleitoral

O processo eleitoral do Bunkyo inclui várias fases, explica Kita, justificando que esse tradicional formato foi adotado para assegurar que todos os associados (pessoas físicas e jurídicas), mesmo os localizados em outros estados, tivessem a chance de participar (votar e ser votado).

1ª Etapa – Nesta primeira etapa foi enviada correspondência a todos os associados convidando-os para se candidatar ao Conselho Deliberativo, juntamente com o Formulário de Inscrição.

Assim, devidamente preenchido, o interessado deverá devolver esse pedido de inscrição até o dia 17 de fevereiro. A partir disso, a Comissão Eleitoral fará uma análise de cada ficha de inscrição e a lista final dos candidatos aprovados será impressa na Cédula Eleitoral.

2ª Etapa- Na etapa seguinte, essa Cédula Eleitoral será enviada aos associados que deverão votar em 50 nomes para o Conselho. Feito isso, essa Cédula deverá ser enviada à secretaria do Bunkyo até o dia 24 de março (sexta-feira).

3ª Etapa- No dia 25 de março está programada a 59ª Assembleia Geral Ordinária e, com a presença dos associados, serão eleitos os integrantes do Conselho Deliberativo (quando são abertas as correspondências contendo as Cédulas Eleitorais e realiza-se a respectiva apuração dos votos).

4ª Etapa- Assim, o novo Conselho Deliberativo (formado pelos 50 membros recém-eleitos e mais os outros 50 conselheiros eleitos anteriormente) já se prepara para a primeira importante missão: eleger os dirigentes do Conselho Deliberativo, a Diretoria da entidade (presidente, 7 vice-presidentes, secretário geral e tesoureiro geral) e o Conselho Fiscal, no próximo dia 29 de abril, em sua 162ª reunião ordinária.

A Comissão Eleitoral, presidida por Kihatiro Kita (ex-presidente do Bunkyo, de 2009 até 2015), é formada por Leonardo Hideki Inomata, Nelson Miyahara, Ricardo Augusto Yamasaki, Ricardo Kiyoshi Sassaki, Sérgio Ocimoto Oda e Tuyoci Ohara.

Mais informações sobre as eleições do Conselho Deliberativo pelo Tel.: (11) 3208-1755 (falar com Massami ou Regina, atendimento de 2ª a 6ªf das 9h30 às 17h30)

Confira o calendário de eventos completo