Falecimento de Marcelo Hiroyuki Hideshima – Velório no Espaço Cultural do Bunkyo

Compartilhe

Faleceu no dia 1 de Fevereiro de 2023 Marcelo Hiroyuki Hideshima, vice-presidente do Bunkyo, aos 53 anos. Casado com Daniela Hideshima, tinha uma filha, a Carol.

O velório terá início às 14h do dia 2 de fevereiro, até 8h do dia 3 de fevereiro, no Espaço Cultural do Bunkyo (R. São Joaquim, 381 – Liberdade – São Paulo). Sepultamento dia 3 de fevereiro, às 11h, no Cemitério Jardim Horto Florestal (Rua Luiz Nunes, 111 – Parque Ramos Freitas – SP).

Uma perda irreparável

Foto de sua última viagem ao Japão em Novembro de 2022, integrando a comitiva do Bunkyo, junto ao presidente Renato Ishikawa.

“Imensa tristeza”, “muito triste”, “perda irreparável”, chocados, foi assim os diretores verbalizaram diante da notícia do falecimento de Marcelo Hideshima veiculada nos grupos de Whatsapp do Bunkyo. “Ainda ontem (dia 31 de janeiro) esteve reunido com membros da diretoria para tratar sobre as próximas eleições de entidade”, lamentou um dos diretores.

Reconhecido como o principal líder dos jovens que, nos últimos anos, protagonizaram a organização de importantes eventos na entidade, Marcelo Hideshima era 2º vice-presidente do Bunkyo.

No ano passado, de 13 a 29 de novembro, acompanhou o presidente Renato Ishikawa numa viagem ao Japão para contatos com a comunidade brasileira e autoridades brasileiras e japonesas. Ambos retornaram otimistas com a calorosa recepção e cheios de planos para atender às necessidades dos brasileiros no Japão.

Formado em Administração de Empresas na Universidade Presbiteriana Mackenzie, somente nos últimos 10 anos Hideshima passou a, efetivamente, aplicar seus conhecimentos acadêmicos ao assumir como diretor executivo da Industria Alimentícia Alfa.

A base para sua reconhecida capacidade empreendedora e de liderança como também sua invejável fluência verbal, certamente, adquiriu graças à convivência junto às entidades nipo-brasileiras.

Começou a frequentar a Associação Cultural e Esportiva Tucuruvi (zona norte paulista) aos 10 anos de idade e, em setembro de 2022, ao ser homenageado no 60º aniversário da União Cultural e Esportiva São Paulo Norte, expressou seu sentimento de gratidão às 13 entidades filiadas, local em que iniciou a promoção, com outros jovens, dos eventos conhecidos como Interkaikans.

“Elas abriram as portas para ir atrás de nossos sonhos, objetivos, e assim minha história começou na comunidade nipo-brasileira”, declarou.

E foi uma história muito intensa.

Desde 1999, atuou como vice-presidente em várias gestões na Sociedade Beneficente Casa da Esperança Kibô no Iê. Nesse mesmo ano assumiu cargo na diretoria do Bunkyo, ocupando a vice-presidência pela primeira vez em 2005.

Em 2005 foi convidado pelo Governo do Japão (Ministério dos Negócios Estrangeiros) para participar do Programa de Jovens Líderes Nikkeis da América Latina e Caribe, sendo recebido em audiência oficial pelo Príncipe Akishinomiya e Princesa Kiko.

De 2005 a 2006 foi coordenador de Ação e Desenvolvimento Social, responsável pela área de Esporte, Cultura, Lazer, Habitação e Assistência Social na Subprefeitura Jabaquara do Município de São Paulo. De 2007 a 2013 atuou como chefe de gabinete de São Paulo do Deputado Federal Walter Ihoshi

Foi eleito presidente na gestão 2017/2018 da Associação Brasileira de Ex-Bolsistas do Gaimusho Kenshusei. No ano seguinte, foi bolsista no Japão no Programa de Líderes de Negócios pela JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão).

No Bunkyo, sempre uma referência obrigatória dos jovens, Hideshima se esforçou para trazer novos jovens valores para a entidade e qualificar a atuação deles estimulando-os a assumir responsabilidades junto a diferentes eventos e/ou missões. Sua estratégica gerou importantes frutos para renovar e dinamizar a atual trajetória do Bunkyo.

“Uma pessoa excelente, de coração puro, sempre disposto a ajudar os outros. Sempre me espelhei nele, hoje sou o que sou porque ele abriu as portas da vida dele”, é a mensagem no Whatsapp de Cláudio Kurita, atual diretor da Japan House São Paulo e presidente da Comissão de Administração do Pavilhão Japonês, amigo de Hideshima desde os tempos de fundação da Comissão de Jovens do Bunkyo.

No Bunkyo, Marcelo Hideshima idealizou em 1997 a formação da Comissão de Jovens; em 1996 promoveu o Encontro Nacional de Jovens Líderes – a REVI; em 2005 realizou a primeira edição do “Bunka Matsuri – Festa da Cultura Japonesa”, em 2007 o FIB – Fórum de Integração Bunkyo, em 2017 foi responsável pela organização do Comitê Jovem (congregando várias comissões formadas por jovens) e, em 2019, o Projeto Network em parceria com o Consulado Geral do Japão em São Paulo.

Aos 53 anos de idade completados em janeiro, ainda estava cheio de planos e incontáveis sonhos mas, certamente, cumpriu sua missão por aqui, e partiu para outras empreitadas. Para nós, deixou um recado: “Façamos o nosso melhor. Independente do que for, a tarefa mais simples ou o que for, façamos sempre o melhor. Que possamos fazer a diferença, fazer o bem” (registro de seu relato no 10º FIB, em 2018).

Marcelo, vá em Paz, que Deus o tenha e conforte a Dani, sua filha Carol, seus familiares e seus amigos.

Mais informações da missa de 7º dia no post: https://www.bunkyo.org.br/missa-7-dia-marcelo-hideshima/

Confira o calendário de eventos completo   

MAIS NOTÍCIAS

9 respostas

  1. A Federação dos Nipo da Noroeste e Associação Nipo de Araçatuba através do Presidente Hideto Honda e em nome de toda Diretoria e comunidade Nikkei da Região Noroeste envia verdadeiros sentimentos e condolências para toda família de Marcelo Hideshima e ao Bunkyo de São Paulo.
    “As pessoas que a gente ama nunca morrem apenas partem antes de nós “

  2. Meus sentimentos aos familiares do Marcelo que nos deixou . Mas foi rapaz muito bom e comunicativo e nós aqui da Acenbi de Indaiatuba viemos receber essa nota e ficamos triste pela grande perda da comunidade japonesa .
    Presidente Wilson Haruo Uyeno

  3. Deixo aqui com muita tristeza esse recado!
    Você foi um amigo ,um irmão e um cara muito especial em todas as horas uma pessoa de muita honestidade e de muita humildade com todos ; nao tinha cor e nem raça todos você cuidava e dava muita atenção e eu sou a prova viva de tudo isso !meu amigo queria muito te encontrado com você e com a Dani aqui no Japão! Obrigado por tudo que você fez por mim e pela minha família!
    Que Deus abençoe a sua subida para a sua próxima etapa no céu! Meus sentimentos a Dani,a pequena filha e todo’s os amigos! Estamos triste hide!

  4. Neste momento de profunda dor, nossa tristeza precisa se transformar em forças para sua família, a esposa Daniela Hideshima e sua filha, Carol Hideshima.

    Marcelo também era vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – BUNKYO e diretor da Alfa Alimentos. Deixamos aqui nossos profundos sentimentos às instituições, que perdem uma grande liderança e pessoa de incrível bondade.

    Sempre atuante na comunidade nikkey e apoiador do Bunkyo de Mogi das Cruzes, deixou muitas lições que vão servir de inspiração para todos nós.

    Deixa um enorme legado. Com apenas 53 anos, ainda tinha muitos sonhos, projetos e histórias para compartilhar conosco.

    Mais que um parceiro, um grande amigo. Marcelo, vá em Paz 🙏🏻

  5. Foi com imensa tristeza que recebi esta notícia. Conheci o Marcelo há cerca de 10 anos como meu cliente e nestes anos de parceria ele se tornou uma referência e um exemplo pra mim, não só pelo profissionalismo e caráter impecáveis, mas também e principalmente pela generosidade e simpatia que compartilhava com todos que tinham o privilégio de conhecê-lo e conviver com ele.
    Gostaria de transmitir meus mais sinceros sentimentos de pesar a todos os familiares e amigos do Marcelo, que nos deixou de forma tão precoce mas certamente deixou uma bela história, de grandes realizações, muitos amigos, boas lembranças e saudade.
    Sentiremos muito sua falta, Marcelo.
    Que DEUS, na sua grande misericórdia, possa confortar e consolar toda Família e os amigos.

  6. Querido Hideshima você deixou um excelente exemplo de dedicação e honestidade de homem para toda comunidade nipo- brasileira. Deus te receba de braços abertos com todo amor 💘 que você merece.

  7. Marcelo foi um grande parceiro do Instituto Gabi, desde 2004, quando era secretário do Sub-prefeito Walter Hioishi, nos ajudou quando estava a frente da Kibonoê. Generoso e dedicado, Visitei a sua empresa no final do ano passado e ele tinha muitos projetos em mente para ajudar as ONGs,incluindo o Instituto Gabi. Deus o acolha na sua infinita bondade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *