Minicurso de Prática de Leitura: Literatura Japonesa

Compartilhe

A Comissão de Atividades Literárias e a Comissão da Biblioteca do Bunkyo estão oferecendo um minicurso para aqueles que querem entrar em contato com a literatura japonesa, mas ainda sentem medo devido a dificuldade. Aventurar-se nessa literatura não é algo fácil, mas é a chave essencial para trazer o seu japonês para outro nível.

Ministrado por Estevan Cavinatto Rivero, o minicurso será realizado online, começando dia 17 de março (sex.) até 21 de julho das 19:30 as 21:30, com aulas quinzenais, totalizando 10 aulas com uma carga horária de 20 horas. Para participar é necessário ter nível Intermediário (N3) de japonês.

Entre em contato com trecho de livros famosos como “O Templo do Pavilhão Dourado” de Yukio Mishima, “Aru Onna” de Takeo Arishima, “Yukiguni” de Yasunari Kawabata e muito mais.

Saiba como abordar as estruturas mais complexas achadas nesses livros e entenda como leitura é a peça necessária para chegar ao nível avançado de Japonês e conseguir passar no teste JLPT N1.

O curso irá demandar bastante participação dos alunos, por este motivo a turma terá apenas 5 vagas. Inscrições até o dia 10 de março pelo email: estevan.cavinatto@gmail.com

Estevan Cavinatto Rivero

Nasceu em São Paulo, SP no ano de 1998. Começou seus estudos de Japonês no terceiro ano do ensino médio por ficar encantado com a beleza do sistema de escrita. Querendo aprofundar seus conhecimentos da língua, adentrou na faculdade de Letras da USP, na habilitação de Japonês em 2017.

Entrando na faculdade, não vendo progresso no seu nível de japonês, conseguiu elaborar um plano de estudos que o fez alcançar o nível N3, pelo J-TEST em 2019.

Com isso, foi capaz de prestar intercâmbio para Nagoya em 2020, na Universidade da Prefeitura de Aichi.

No Japão, além do contato intenso com a língua japonesa, manteve a leitura em japonês como um hábito diário. Por meio disso, no final de 2020, conseguiu passar no JLPT-N1, tendo somente quatro anos de estudo de Japonês.

Em 2022 foi monitor de Japonês no Centro Interdepartamental de Línguas da USP, onde obteve experiência de ensino da língua. No mesmo ano, também ofereceu um minicurso de 16 aulas de compreensão textual para JLPT N2 por meio da Faculdade de Educação da USP, no qual conseguiu aumentar o desempenho dos alunos no teste de nível.

É sua paixão ensinar a língua japonesa. Acredita que a leitura é essencial para o desenvolvimento de quem está aprendendo a língua.

Nível para o cursoNível Intermediário (N3)
MinistranteEstevan Cavinatto Rivero
Datas e horários Turma17 de Março de 2023 (sexta-feira) à 21 de Julho de 2023 (sexta-feira) 19:30 às 21:30 2x aulas por mês
Carga horária10 aulas de 2h (total de 20h)
Período de InscriçãoAté dia 10/03
LocalOnline, por Google-meet
Preço Público GeralR$300 (em até 5x)
Preço AssociadosR$150 (em até 3x)
Número de vagas5 alunos
ProgramaPrimeira parte: aprender sobre o estudo de japonês e onde leitura entra nesse estudo. Segunda parte: Entender melhor como estruturas complexas na língua japonesa são formadas. Terceira parte: Leitura guiada de trechos de livros em língua japonesa.
物書猫は輩吾「石漱目夏 ;」)下( 「樹春上村 ;」女るあ「夫武島有
1Q84  郎三健江大 ;」国雪「成康端川 ;」寺閣金「夫紀由島三 ;」るあで  。」験体な的人個「
LivrosTakeo Arishima “Aru Onna”; Haruki Murakami “1Q84 (Parte 2)”; Sôseki Natsume “Wagahai wa neko dearu”; Yukio Mishima “Kinkaku-ji”; Yasunari Kawabata “Yukiguni”; Kenzaburô Ooe “Kojin-teki na taiken”.

Confira o calendário de eventos completo