Participe do evento presencial: Tanka com Raimundo Gadelha

Compartilhe

A Comissão de Atividades Literárias e a Comissão da Biblioteca do Bunkyo convidam a todos para conhecer o tradicional Poema Tanka em cinco-sete-cinco-sete-sete moras que deu origem ao Renga no séc. XIV e ao Haikai no século XVII; evento presencial gratuito dia 25 de fevereiro às 14h30 na biblioteca do Bunkyo (R. São Joaquim, 381 – Liberdade – São Paulo), com apresentação de coletâneas de poemas em português do tankaísta Raimundo Gadelha.

A presidente da comissão de atividades literárias, Neide Nagae, irá falar sobre o poema tanka japonês que serviu de inspiração para a criação dos poemas em português e aproveitar o encontro para promover futuras oficinas de tanka. Participe!

Sobre Raimundo Gadelha

Raimundo Gadelha nasceu em Patos, sertão paraibano e durante sua infância morou em diversas outras cidades do interior do Nordeste. Em 1970, aos dezesseis, foi residir nos EUA onde estudou na Oceanside High School. De volta ao Brasil, no ano seguinte, além de dar continuidade a seus estudos, passou a dedicar-se mais intensamente à poesia e também ao teatro.

Por formação, é publicitário e jornalista, com especialização na Universidade Sophia, em Tóquio, Japão (1985 a 1987). Pouco depois de distanciaria inteiramente dessas profissões para retomar sua atividade de fotógrafo, clicando e expondo o resultado de suas andanças por mais de 40 países, principalmente da Ásia e leste europeu.

Sempre dedicado à literatura, em 1994 abraça seu desafio maior: a fundação da Escrituras Editora, seguramente a casa editorial que mais publicou poesia no Brasil. Mesmo como editor, Gadelha não abdicou da própria produção literária.

Atualmente já são 24 títulos publicados nos gêneros poesia, conto, teatro, romance, fotografia e, mais recentemente, infanto-juvenil. O seu romance Em algum lugar do horizonte também foi publicado na Grécia, no México e em Portugal.

Algumas obras do autor:

  • Um estreito chamado horizonte (Tanka, poesia japonesa)Massao Ohno/Aliança Cultural Brasil-Japão Editores, São Paulo, SP, 1991.
  • Aqui e além do horizonte (Tanka, poesia japonesa, e Fotografia). Escrituras, São Paulo, SP, 2015.
  • Sendas do horizonte (Tanka, poesia japonesa). Escrituras, São Paulo, SP, 2016.
  • Dobras do horizonte (Tanka, poesia japonesa). Escrituras, São Paulo, SP, 2018.

Confira o calendário de eventos completo