Falecimento de Tangue Setsuko

Compartilhe

Faleceu, no último dia 16 de março, aos 83 anos de idade, vítima de câncer pulmonar, Tangue Setsuko que dedicou sua vida à divulgação da cultura japonesa no Brasil por meio da dança, taiko, teatro, música, educação, etc.

“Era uma pessoa conhecida por sua vivacidade, e era muito exigente na educação, no comportamento, como também bem humorada, muito prestativa”, conta a sra. Otani que acompanhou a Tangue Sensei, (professora Tangue, como era conhecida), durante mais de 50 anos.

Velório dia 17/3/2023 das 10 às 14h
Local: OSSEL Assistência – Av Goiás, 459 – São Caetano do Sul – SP

Mensagens de condolências podem ser enviadas para Almir Kajihara pelo e-mail: tanguetaiko@gmail.com


Tangue Setsuko, natural de Tóquio (Japão), iniciou a prática do Nihon Buyo (dança tradicional japonesa) desde os seis anos de idade. Ao completar o ensino fundamental, iniciou no teatro popular da época, o “Onna-Kengeki” (ênfase às cenas de ação com espadas de samurais cuja personagem central é vivida por atriz).

Tangue Setsuko veio ao Brasil pela primeira vez em fevereiro de 1964 acompanhando a mãe, Kiyoko Tangue, renomada atriz japonesa, que viajava pelas terras sul-americanas.

Inicialmente, estava previsto a estadia de um ano, mas devido às crescentes solicitações para apresentações das comunidades nikkeis da América Latina, Tangue Setsuko deu início a uma turnê beneficente pelas comunidades japonesas dos países latino-americanos e fixou residência no Brasil. Em 1974, ao completar 10 anos de sua carreira neste país, fundou o Grupo Teatral Tangue Setsuko.

Além da dança, teatro, o taiko foi um elemento muito importante em sua carreira. Presente desde os velhos tempos em que atuava no teatro “Onna-Kengeki!”, a ideia de formar um grupo de taiko nasceu em 1978.

Todo final de ano, a Sensei passava pelo menos dois meses no Japão. Nessa ocasião, realizava apresentações artísticas com grupos de amigos. Em 1978, constatou que os grupos de taiko estava atraindo a atenção do público, e trouxe essa ideia para o Brasil.

Ao retornar, em São Paulo, a Sensei iniciou as primeiras lições de taiko para cinco garotos que acabaram formando o Grupo Shonen Taiko. Com o passar dos anos, os meninos cresceram, entraram as meninas, dando origem ao atual Grupo Tangue Setsuko Taiko Dojo.

Este grupo, além de participar dos shows de Tangue Setsuko, também realiza suas apresentações próprias.

Tangue Sensei, incomparável em seu estilo refinado de dança, foi admirada por renomados profissionais do Japão e do Brasil. No Bunkyo, o Gueinosai – Festival de Música e Dança Folclórica Japonesa (iniciado em 1966) teve o privilégio de contar com a participação da Sensei tanto na organização como na apresentação no palco desde as primeiras edições.

Descanse em paz, Sensei. Gratidão por seu legado e dedicação.

(Fonte: Tangue Setsuko Taiko Dojo/Grupo Seishimaru Taiko)

Confira o calendário de eventos completo