Prêmio Paulista: homenagem à atuação de 38 personalidades

Compartilhe

Todos os homenageados da 66ª edição do Prêmio Paulista, de 2023

(colaboração de Aldo Shiguti com texto e fotos)

“A comunidade nipo-brasileira vive hoje um de seus dias de glória e de festa, ao homenagear 38 de suas personalidades que se dedicam ao esporte, à cultura, às atividades sociais”.

Esta afirmativa do presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa, na abertura do 66º Prêmio Paulista: Honra Nikkei, Social, Cultura e Esporte, traduziu o sentimento que reuniu os homenageados, seus familiares, amigos e convidados. O evento, foi realizado no Grande Auditório do Bunkyo, na manhã do último dia 4 de março, com mais de 400 pessoas.

Presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa, durante saudação aos homenageados do 66º Prêmio Paulista

O evento, promovido pela Associação Brasil Nippo, jornais Associação Brasil Nippou (em japonês) e Nippon Já (em português), nesta edição, prestou homenagem 19 personalidades em Esporte (dirigentes e atletas), seis destaques na área Cultural, mais cinco na área Social, quatro em Honra Nikkei, mais dois homenageados respectivamente em Especial e Colonia Esporte.

Entre os 38 homenageados, quatro deles também atuam no Bunkyo. São eles: com Honra Nikkei, a ex-presidente Harumi Arashiro Goya e o atual vice-presidente do Bunkyo e presidente da Fundação Kunito Miyasaka, Roberto Yoshihiro Nishio; com Especial, Massami Uyeda Jr, um dos jovens diretores e com Social Rui Kiyoshi Hara, diretor regional de Curitiba.

O presidente Ishikawa, em sua saudação, destacou que a “ampliação da gama de atividades a serem credenciadas” para além da área esportiva, como era a tradição do Prêmio Paulista, “pessoas que, sem qualquer alarde e despretensiosamente, se empenham ao máximo em suas ações voluntárias, beneficiando a sociedade como um todo, passam a ter também a honra de receber o seu Prêmio Paulista”.

Já o cônsul Ryosuke Kuwana se referiu à comemoração dos 115 anos da imigração japonesa no Brasil para destacar a contribuição dos japoneses e seus descendentes: “primeiramente na agricultura e, posteriormente, nos mais diversos setores econômicos, culturais, sociais e científicos. Os trabalhos dos homenageados no dia de hoje são grandes exemplos desta rica contribuição nikkei a este país”.

A cerimônia contou com a presença de autoridades e representantes de entidades nikkeis. Estiveram presentes o cônsul geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana, a vice-cônsul do Departamento Cultural e Relações Públicas do Consulado Geral do Japão em São Paulo, Akiko Kikuchi; os vereadores Aurélio Nomura, George Hato e Coronel Salles; o representante chefe da Jica Brasil, Masayuki Eguchi; o diretor-presidente da Japan External Trade Organization (Jetro), Hiroshi Hara; o conselheiro da Cosan, Pedro Mizutani; o presidente do Conselho Deliberativo do Nippon Country Club, Valter Sassaki; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo de São Bernardo do Campo, Hiroyuki Minami; o presidente da Associação Nikkey do Brasil, Coronel Yoshio Kyono e a presidente da Associação Brasileira de Canção (Abrac), Akemi Nishimori, entre outras.

Na abertura, foi feito um minuto de silêncio em homenagem a todas as personalidades, lideranças e autoridades que fizeram parte da história do Prêmio Paulista. Na ocasião foi dedicada especial reverência ao jovem líder Marcelo Hideshima, que sempre batalhou atuou em prol das entidades nikkeis, entre elas o Bunkyo, onde exercia o cargo de vice-presidente, e faleceu no último dia 1 de fevereiro, aos 53 anos de idade.

Confira o calendário de eventos completo