Bunkyo Rural: Produção Agrícola no Semiárido Brasileiro

Compartilhe

A “Produção Agrícola no Semiárido Brasileiro” foi o tema escolhido pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Comissão Bunkyo Rural / Prêmio Kiyoshi Yamamoto) em conjunto com a Acenibra – Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Médio São Francisco para o 16º Encontro Bunkyo Rural.

O evento acontece no próximo dia 27 de maio, na cidade de Petrolina (PE), em comemoração aos 115 anos da imigração japonesa no Brasil e o 50º aniversário da chegada dos primeiros agricultores nipo-brasileiros na região.

Os pioneiros nipo-brasileiros que chegaram à região em 1973 e eram associados da Cooperativa Agrícola de Cotia (CAC), vindos principalmente do Norte do Paraná, para cultivar melão em Juazeiro/BA.  No mesmo ano, a CAC passou a distribuir a produção da Cooperativa Mista da Colônia de Bebedouro, de Petrolina.

Foi somente 10 anos depois, em 1983, que a CAC assinou convênio com a Codevasf – Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco, e levou 29 famílias a ocupar a área adquirida para produção de melão e melancia. Nesse mesmo ano, a CAC instalou sua estação experimental e sua filial em Juazeiro, dando os primeiros para a expansão da fruticultura na região.

Atualmente famosas nacional e internacionalmente pela qualidade de suas frutas, Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), apesar de estarem localizadas em estados diferentes, possuem características bastante próximas – tanto que fazem parte da Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento do Polo Petrolina e Juazeiro.

Ambas estão no semiárido nordestino e se desenvolveram graças à água da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. A distância entre elas é de apenas quatro quilômetros, e atualmente, as duas cidades são as maiores exportadoras de manga e uva do Brasil.

Com tantas qualidades, a região não poderia ficar de fora do Bunkyo Rural, que já realizou eventos semelhantes em diferentes localidades como São Gotardo (MG), Tomé-Açu (PA), Londrina (PR) e vários no interior de São Paulo.

Reconhecendo a importância do evento, o 16º Encontro Bunkyo Rural de Petrolina contará com a presença de importantes autoridades entre elas: Embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi; o Cônsul-Geral do Japão de Recife, Hiroaki Sano; Cônsul Honorário de Salvador, Roberto Mizushima, representante chefe do Escritório do Brasil da JICA, Masayuki Eguchi; presidente da JETRO São Paulo, Hiroshi Hara; presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, Renato Ishikawa, além das autoridades locais.

Programação do 16º Encontro Bunkyo Rural

O 16º Encontro organizou uma programação extensa, que começa no dia 25 de maio, quinta-feira, com a chegada a Petrolina dos participantes de outras localidades. Inclui almoço, visita ao Museu do Sertão, city tour encerrando com passeio de barco com direito a assistir ao pôr-do-sol entre Petrolina e Juazeiro e jantar na embarcação.

O dia 26 de maio, sexta-feira, está reservado às visitas técnicas que incluem fazendas exportadora de frutas, propriedades rurais, Barragem de Sobradinho, almoço no barco e jantar na sede da Acenibra (Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Médio São Francisco), onde será feita a abertura oficial do Encontro.

No dia 27 de maio, sábado, toda a programação técnica com as palestras de especialistas será realizada no Hotel Grande Rio na Av. das Nações, 2 – Centro, Petrolina, incluindo as refeições.

O dia 28 de maio, domingo, será dedicado inteiramente ao turismo (visita à oficina do artesão Mestre Quincas, Fazenda Frutal, Parque Zoobotânico da Caatinga, Centro Cultural Emoções e jantar no Restaurante do Bododromo. Essa programação tem como opção a visita ao Parque Nacional da Serra da Capivara (PI), a mais antiga concentração de sítios pré-históricos da América.

Mais informações na secretaria do Bunkyo, em São Paulo pelo telefone: (11) 3208-1755, com Aurora. Site oficial: http://www.bunkyorural.com.br/

Confira o calendário de eventos completo