Literatura: o Brasil nas páginas dos livros japoneses

Compartilhe

A Comissão de Atividades Literárias do Bunkyo, no próximo dia 15 de abril, sábado, a partir das 15h, realiza a primeira palestra que visa abordar as obras de autores japoneses que retrataram o Brasil (que foram traduzidas ou não).

“Nossa proposta é a de divulgar as obras de autores japoneses que retrataram o Brasil”, afirma a presidente da Comissão, a professora Neide Nagae, “com a proposta de ampliar o intercâmbio e entendimento entre os dois países”.

Assim, continua, “para abrir esta série de encontros, escolhemos uma obra icônica desse relacionamento publicada por ocasião da celebração do centenário da imigração japonesa, em 2008, neste ano em que comemoramos o 115º aniversário da chegada dos imigrantes japoneses ao nosso país”.

*SORTEIO* Serão sorteados 20 exemplares do livro no dia do evento, participe!

Trata-se da obra Haru e Natsu – as cartas que não chegaram, de autoria de Sugako Hashida que retrata a história de duas irmãs separadas pela imigração de uma família japonesa ao Brasil em 1934. Foi um grande sucesso de Hashida Sugako e ficou mais conhecido pela minissérie transmitida pela rede estatal NHK japonesa, em 2005 e pela rede Bandeirantes de TV, em 2008.

A apresentação dessa obra icônica da Imigração Japonesa será feita pelo Dr. Masato Ninomiya, cotradutor da versão portuguesa publicada pela Kaleidos Primus em 2015 e que faz parte do acervo da Biblioteca Bunkyo.

Dr. Ninomiya é advogado, tradutor público e juramentado e professor do Departamento de Direito Internacional e Comparado na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, onde atua na graduação e pós-graduação. Também ministra aulas de Direito Comparado em universidades japonesas.

Dr. Ninomiya, já atuou no Bunkyo como vice-presidente da diretoria executiva e presidência da Conselho Deliberativo, e presidente da Comissão de Administração do Museu Histórico da Imigração Japonesa. É reconhecido como uma personalidade influente do relacionamento Brasil-Japão. Frequentemente acompanha as visitas de autoridades brasileiras ao Japão e de autoridades japonesas ao Brasil. Há mais de 30 anos preside o Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior – CIATE.


Serviço:
O Brasil nas páginas dos livros japoneses

Palestra com o Dr. Masato Ninomiya sobre o livro: Haru e Natsu – as cartas que não chegaram, de Sugako Hashida
Dia/hora: 15 de abril de 2023 (sábado), a partir das 15h
Local: Bunkyo Sala 21B – 2º andar (Rua São Joaquim, 381 – Liberdade)

Entrada franca.

Assista a gravação da palestra no YouTube, canal Bunkyo Digital:

Confira o calendário de eventos completo