16º Encontro Bunkyo Rural – destaque para fruticultura no Vale do São Francisco

Compartilhe

No próximo final de semana, dias 26 e 27 de maio, realiza-se em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), o 16º Encontro Bunkyo Rural, com o tema “Produção Agrícola no Semiárido Brasileiro”, com uma programação bem variada.

O Encontro, organizado pela Comissão Bunkyo Rural/ Prêmio Kyoshi Yamamoto em conjunto com a Acenibra (Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Médio São Francisco), comemora os 115 anos da chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil, 50 anos da presença dos nipo-brasileiros no Polo do São Francisco e 40 anos da implantação do Projeto Curaçá pela CAC – Cooperativa Agrícola de Cotia em conjunto com a Codevasf – Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.

No dia 26, a partir das 19h, está programada a Cerimônia de Abertura do 16º Encontro, seguida do jantar de confraternização, na Acenibra, na Avenida Irmã Dulce, 641 – Malhada de Areia, em Juazeiro (BA).

Representantes do Bunkyo e membros da Comissão Bunkyo Rural durante visita às plantações de uva em Petrolina (PE), em outubro de 2021.

Antes, durante o dia, foram programadas três visitas técnicas: à Expofrut Brasil – Produção e Exportação de Frutas, à Barragem de Sobradinho (local de captação de águas dos projetos irrigados) e à Fuji Rosas do Deserto.

No dia 27, a programação será realizada no Hotel Grande Rio Petrolina, na Avenida das Nações, 2 – Centro, em Petrolina (PE), iniciando-se às 8h com recepção e inscrição dos participantes.

Os trabalhos terão início com a palestra magna do Dr. Francisco Graziano Neto (Xico Graziano) que enfocará sobre “Governança e Sucessão”.

Na sequência, um encontro inédito de três representantes de órgãos governamentais japoneses: o cônsul-geral do Japão em Recife Hiroaki Santo tratará sobre “Relações entre Japão e Brasil: Cooperações na Agricultura”, o representante-chefe do Escritório da JICA-Brasil, Masayuki Eguchi enfocará sobre “Cooperação da JICA no Desenvolvimento Sustentável” e diretor-presidente Hiroshi Hara da JETRO (The Japan External Trade Organization) discorrerá sobre “Intercâmbio Brasil-Japão”.

Antes do almoço, por volta das 10h50, está programada mais uma concorrida palestra. Desta feita, Dr. Chukichi Kurozawa, conhecido consultor do programa Globo Rural, doutor em Fitopatologia pela Esalq-USP, e professor emérito Faculdade de Ciências Agrárias da Unesp/Botucatu, tratará sobre “Princípios fundamentais no controle de doenças”.

Na parte da tarde, as palestras técnicas

Os organizadores do 16º Encontro reservaram a parte da tarde para as palestras técnicas, reunindo quatro temas específicos:

– “Novas tecnologias em pulverização para frutíferas”, com Fabiano Griesang (Jacto Agrícola);
– “Principais cuidados e manejo de poda para otimização do rendimento Frutal”, com Patrício Javier Robles Barros (Jacto);
– “Cenário da agricultura irrigada no submédio São Francisco”, com Francisco Fernandes da Costa (Projetar – Sansuy);
– “Manejo de pragas da mangueira e videira”, com Gledson Murilo Guimarães de Amorim (Terra – Ihara).


Serviço:
16º Encontro Bunkyo Rural em Petrolina e Juazeiro

Dias 26 e 27 de maio, sexta e sábado

Organização: Comissão Bunkyo Rural/Prêmio Kiyoshi Yamamoto e Acenibra – Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Médio São Francisco.

Patrocínio: Fundação Kunito Miyasaka, Honda, Fazenda Aliança, Niagro Nichirei do Brasil Agrícola, Aruá, Nutrisafra Fertilizantes, Grupo NK, Sakata, Pulvetec, Jacto, Fujibag, Sansuy, Grand Valle, Ihara e Tratortec.

Apoio: Consulado Geral do Japão no Recife, JICA, Embrapa Semiárido, Conexão Vale do São Francisco, Sebrae e JETRO.

Mais informações na secretaria do Bunkyo, em São Paulo pelo telefone: (11) 3208-1755, com Aurora. Site oficial: http://www.bunkyorural.com.br/

Confira o calendário de eventos completo