Haikai e Performance: Palestra e Oficina

Compartilhe

A Comissão de Atividades Literárias e a Comissão de Biblioteca do Bunkyo realiza no próximo dia 20 de maio, sábado, às 15h no Salão Nobre do Bunkyo, a palestra e oficina presencial com o tema: “Haikai e Performance”, ministrada pelo ator, diretor e professor de teatro do Centro Pedagógico da UFMG Roberson de Sousa Nunes.

O professor Roberson irá apresentar, por meio da exibição de registros fílmicos e fotográficos da apresentação “HAIKAI-somente as nuvens nadam no fundo do rio” – espetáculo experimental premiado, que ficou seis anos em cartaz, apresentado em diversas cidades de MG, interior de SP e RJ – aspectos do processo de montagem da performance cênica e as relações criadas entre o haikai e a performance.

Foto por: Glenio Campregher

Palestra o oficina gratuita, no Salão Nobre do Bunkyo – Rua São Joaquim, 381, 2º andar – Liberdade – São Paulo – SP (próximo ao metrô São Joaquim). Contato: 11 96390-2404 / evento@bunkyo.org.br


Sobre o palestrante Roberson de Sousa Nunes

Roberson é professor titular de Teatro no Centro Pedagógico da UFMG, desde 2004. Realizou pós-doutorado com a Pesquisa intitulada “A influência da Performance no Ensino Fundamental de Teatro no Brasil e na Alemanha“, realizada na Escola de Belas Artes da UFMG e na Hoschule für Musik und Theater, em Rostok, em 2017.

É doutor em Letras, pela FALE/UFMG, com doutorado sanduíche na New York University. Recebeu o Prêmio UFMG de melhor Tese de Letras, em 2012, pela tese: “HAIKAI E PERFORMANCE: imagens poéticas”, que deu origem ao livro homônimo, publicado em 2016, pela Ed. UFMG.

É mestre em Letras, pela FALE/UFMG e licenciado em Artes Cênicas pela Escola de Belas Artes/UFMG (2002).

Membro da International Drama/Theatre in Education Association (IDEA). Artista/ator profissional, desde 1989, tendo atuado em dezenas de espetáculos de teatro, dança e performance, com apresentações nacionais e internacionais.

Trabalhou 8 anos com o Grupo Oficcina Multimédia, sob a direção de Ione de Medeiros, atuando nos espetáculos: Bom dia Missislifi (1993); Happy Birthday To You (1994) e BaBACHdalghara (1995). Atuou em: Ó: a família do Seu Nelsinho tem Insônia e Kaf Kaf Kafka, sob a direção de Papoula Bicalho e Paulo Cesar Bicalho (de 1999 a 2002), dentre muito outros.

Um dos performers-criadores do espetáculo Haikai – somente as nuvens nadam no fundo do rio (realizado de 2006 a 2011).

Criou o Grupo Quadrúpede, tendo atuado e dirigido o espetáculo: MUTABOR: transmutações em tempos de crise (2018-2019).

Performer e co-criador do espetáculo virtual Porco Solidão, criado durante a pandemia de COVID19 (2020-2021).

Confira o calendário de eventos completo