Falecimento de Toru Iwasaki – missa de sétimo dia

Compartilhe

Faleceu, no último dia 6 de junho, Toru Iwasaki, 72 anos de idade, presidente da Fazenda Tozan, localizada em Campinas.

Foi emitido o comunicado sobre o velório às 9h e sepultamento às 14h do dia 8 de junho em Campinas (SP), no Cemitério Parque Flamboyant – Alameda dos Flamboyants S/N – Jd. Palmeiras.

Missa de Sétimo Dia

Realiza-se, no próximo dia 12 de junho, segunda-feira, às 18h30, a Missa de Sétimo Dia em memória de Toru Iwasaki, falecido no último dia 6 de junho.

A missa será celebrada na Igreja Santa Rita de Cássia, na Av. Jesuíno Marcondes Machado, 801, Nova Campinas / Campinas.

Toru Iwasaki, nascido em 30 de junho de 1950, em Tóquio, formou-se em Economia pela Universidade de Keio e ingressou na Mitsubishi Corporation.

Filho de um dos membros da família Iwasaki, foi adotado por seu tio-avô Hisaya Iwasaki, a quarta geração de Yataro Iwasaki (fundador do Grupo Mitsubishi), e se tornou seu herdeiro.

Em 1974, após ingressar na Mitsubishi Corporation, foi enviado ao Brasil (Salvador, Bahia), como estagiário de idiomas – em dois anos, aprendeu a falar e escrever fluentemente o português.

Retornou ao Japão em 1976, e em 1982, foi enviado a São Paulo para trabalhar na Mitsubishi Corporation do Brasil.

Em 1996 fixou residência definitiva no Brasil (em Campinas), sendo responsável pela administração das fazendas do Grupo Tozan.

Ocupou cargos de direção na Câmara de Comércio e Industria Brasileira, no conselho deliberativo do Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas e colaborou com o Museu Histórico de Imigração Japonesa no Brasil.

A Fazenda Tozan (antes chamava-se Monte d´Este) foi adquirida em 1927 por Hisaya Iwasaki (antiga Fazenda Ponte Alta, de 1798), de 6.400 ha, dedicada ao cultivo de cana de açúcar.

Em 1929, para administrar a propriedade, chegou do Japão, o engenheiro agrônomo Kiyoshi Yamamoto (que, em 1955, liderou a fundação do Bunkyo), que diversificou a produção agrícola (além do café e cana de açúcar). Em 1934, o grupo montou o primeiro empreendimento japonês de artigos manufaturados com a Indústria Agrícola Tozan.

Confira o calendário de eventos completo