Gueinosai, o mais tradicional espetáculo de música e dança japonesa

Compartilhe

Nos próximos dia 24 e 25 de junho, em comemoração aos 115 anos da imigração japonesa, o palco do Grande Auditório do Bunkyo, pela 56ª vez apresenta o Gueinosai, reconhecido como o mais tradicional e importante Festival de Música e Dança Folclórica Japonesa.

Nesses dois dias, mais de 30 grupos conduzem um espetáculo que reúne as principais modalidades da chamada “arte de palco”, como é conhecida a arte do “Gueino”.

Nesta edição estão marcados dois eventos especiais. Um deles é a homenagem em memória da professora Tangue Setsuko (Taneko Hara) que faleceu, no último dia 16 de março, aos 83 anos de idade.

Tangue Setsuko, natural de Tóquio (Japão), iniciou a prática do Nihon Buyo (dança tradicional japonesa) aos seis anos de idade. Ao completar o ensino fundamental, iniciou no teatro popular da época, o “Onna-Kengeki” (ênfase às cenas de ação com espadas de samurais cuja personagem central é vivida por atriz).

Veio ao Brasil pela primeira vez em fevereiro de 1964 acompanhando a mãe, Kiyoko Tangue, renomada atriz japonesa, que viajava pelas terras sul-americanas. A turnê de um ano se estendeu por mais tempo – Tangue Setsuko fixou residência no Brasil e, em 1974, ao completar 10 anos de sua carreira neste país, fundou o Grupo Teatral Tangue Setsuko.

Além da dança, teatro, o taiko foi um elemento muito importante em sua trajetória. Presente desde os velhos tempos em que atuava no teatro “Onna-Kengeki!”, a ideia de formar um grupo de taiko nasceu em 1978.

A Sensei iniciou as primeiras lições de taiko para cinco garotos que acabaram formando o Grupo Shonen Taiko. Com o passar dos anos, os meninos cresceram, entraram as meninas, dando origem ao atual Grupo Tangue Setsuko Taiko Dojo.

Tangue Sensei, incomparável em seu estilo refinado de dança, foi admirada por renomados profissionais do Japão e do Brasil. No Bunkyo, o Gueinosai – Festival de Música e Dança Folclórica Japonesa (iniciado em 1966) teve o privilégio de contar com a participação da Sensei tanto na organização como na apresentação no palco desde as primeiras edições.

A novidade desta 56ª edição é o retorno ao palco do grupo Taishogoto Kinseikai do Brasil depois do período de recolhimento devido à pandemia. Único grupo em atividade em nosso país, é formado em sua maioria por pessoas da terceira idade.

O instrumento musical Taishogoto foi criado por Morita Goro em 1912 (ou seja, no primeiro ano da era Taisho). Esse instrumento musical tem o formado de uma máquina de datilografia e tem acordes que lembram os do koto. Ficou conhecido pela facilidade de ser tocado – com uma mão aperta-se a tecla e com a outra, toca-se a corda. São quatro tipos de taishogoto: soprano, alto, tenor e baixo e o conjunto deles possibilita formar uma orquestra!

Um espetáculo com diversos estilos de danças tradicionais

Tottori Shan Shan Kassa Odori no Gueinosai 2019. Foto: Marcel Uyeta.

As apresentações de danças tradicionais são as que reúnem maior numero de professoras e praticantes, com cerca de 10 escolas. São elas: Kyo Fujima-ryu Nihon Buyou, Ueda Engeki Buyou-dan, ACAL Buyou-bu, Escola de Dança Fujima, Hanayagui ryu Kinryukai, Hokkaido Hamanasu kai Buyou-bu, Tamagusuku ryu Kotarokai Omine Hatsue Ryubu Dojo, Ryukyu Buyo Kyokai do Brasil e Nishikawa-ryu Nihon Buyou.

Nessa modalidade também pode ser encaixada a União Cultural Guinken Shibu do Brasil que reúne as práticas de Shiguin (canto entoado), Shibu (dança do leque) e Kenbu (dança da espada).

Entre as danças folclóricas, o grupo Tottori Shan Shan Kassa Odori tem arrancado aplausos em suas apresentações com as movimentadas performances utilizando as multicoloridas sombrinhas.

Destaque ainda para as apresentações dos grupos de Yosakoi Soran (surgiu a partir da fusão de tradicionais danças de Hokkaido com ritmos musicais contemporâneos). São eles: Grupo da Dança Shinsei ACAL, Grupo Hanabi Soran e Grupo Ishin Yosakoi Soran.

O corpo e a harmonia das danças

Tomando como referência a harmonia dos movimentos dos corpos, podemos incluir nesta modalidade a prática do “kenko taissô”, literalmente, “ginastica de saúde”, que reúne movimentos com a finalidade de promover a vitalidade física e mental. Dois grupos de apresentam neste 56º Gueinosai: Associação Kenko Taissô do Brasil e Associação Liberdade de Cultura, Educação e Saúde Rizumu Taissô.

Contamos ainda com a apresentação do Okinawa Shorin-Ryu Karate-Do e Kobudo Jyureikan Do Brasil.

Na modalidade de danças registramos também a participação individual da bailarina Clarice Matsunaga com performance de dança ocidental, contemporânea.

Jya Odori no Gueinosai 2019. Foto: Marcel Uyeta.

Ainda destacamos a participação da Associação Nagasaki Kenjinkai do Brasil com a dança “Jya Odori” – performance com dragão feito de papelão de 20 metros de comprimento.

As variadas apresentações musicais

As atrações musicais do Gueinosai englobam as manifestações folclóricas populares (minyo) e as músicas clássicas tradicionais com a participação de músicos veteranos e jovens.

Destacamos, inicialmente, a esperada apresentação da Associação Brasileira de Música Clássica Japonesa que reúne a maioria dos sensei (professores) de koto, shakuhachi e shamisen. Temos também a presença das escolas: Matsuda Shakuhachi Kyoushitsu, Associação Kyodo Minyo do Brasil, Grupo Miwa de Música para Koto (Seigensha do Brasil) e  Okinawa Minyo.

Destaque ainda para os cantores (karaokê) da Associação Nipo-Brasileira de Intercâmbio Musical.

O momento dos grupos de taiko

Foto: Marcel Uyeta.

A programação do Gueinosai também conta com a participação de vários grupos de taiko. Destaque para o grupo Tangue Setsuko Taiko (que estará fazendo uma apresentação especial em memória a fundadora e sensei falecida recentemente). Temos ainda o Ikkon Wadaiko, Mika Youtien – Mika Taiko, Requios Gueino Doukoukai Eisa Taiko (que estará se apresentando no Gran Finale), The Utague Suzuki  Mushin e Ryukyu Koku Matsuri Daiko.

Durante o evento, além de sorteio de brindes (entre ele, um edredon oferecido pelo vereador Aurelio Nomura), no hall de entrada estarão montados estandes de bazaristas. 

Realização: Comissão de Gueinosai / Bunkyo.
Patrocínio: Fundação Kunito Miyasaka e Grupo NK.
Apoio: Jornal Nippon Já e Diario Brasil Nippon.


Serviço
56º Gueinosai – Festival da Música e Dança Folclórica Japonesa

Dias: 24 e 25 de junho, sábado e domingo, a partir das 10h.
Local: Grande Auditório do Bunkyo – rua São Joaquim, 381 – Liberdade
(próximo do Metrô São Joaquim).
Entrada Franca – Solicita-se doação de 1 (um) quilo de alimento não perecível

Confira o calendário de eventos completo