15ª Grande Exposição de Arte Bunkyo de 8 a 22 outubro

Compartilhe

Reunindo 368 obras de 220 artistas (de Artes Plásticas e Arte Koguei), a 15ª Grande Exposição de Arte Bunkyo ocorrerá do dia 8 a 22 de outubro de 2023, das 12h às 17h (2ª a 6ª feira) e das 10 às 17h (sáb. e dom.), entrada franca no Espaço Cultural Bunkyo.

A cerimônia de abertura será no dia 7 de outubro, com a presença restrita dos artistas e convidados.

O evento é uma mostra democrática, inclusiva e gratuita, de acordo com as tendências da sociedade contemporânea. Recebeu inscrições de 599 artistas com um total de 1.469 obras. A mostra é formada por 368 trabalhos de 220 artistas de diversas regiões do Brasil, celebra a integração das artes de vieses oriental e ocidental produzidas em nosso país.

Exposição combina obras de Artes plásticas e Koguei

A Grande Exposição de Arte Bunkyo, criada em 2007 no contexto das atividades que antecederam as celebrações do 100º aniversário da Imigração Japonesa no Brasil, celebrada no ano seguinte, reuniu duas exposições que se realizavam separadamente: a de Arte Contemporânea (e Arte Biten) e a mostra de Arte Craft, atualmente denominada Arte Koguei, organizadas por comissões distintas.

A Grande Exposição realizou-se anualmente, sem interrupções, até 2019. No ano seguinte, devido às restrições impostas pela pandemia do Covid 19, foi suspensa por dois anos, retornando em 2022, quando a situação sanitária apresentava condições já aceitáveis para realização de eventos artísticos.

Em 2008, a Grande Exposição do centenário da imigração japonesa contou com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Quinze anos depois, em decorrência de projeto cultural aprovado pelo ProAC, de sua Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o Estado de São Paulo assume esta versão do evento, ato que confere à mostra o rico simbolismo de ser amparada pelo povo de São Paulo. A exposição continua não obstante, a contar com o suporte de patrocinadores fiéis, de apoios institucionais e de suas ativas Comissões de Artes Plásticas e de Arte Koguei.


Confira a lista dos Artistas Premiados:

ARTES PLÁSTICAS

ARTE KOGUEI


Serviço:
15ª Grande Exposição de Arte Bunkyo

Local: Espaço Cultural Bunkyo – Rua Galvão Bueno, 596 – Liberdade – SP
Data: 8 a 22 de outubro de 2023 (entrada franca)
Horário: Segunda a sexta-feira, das 12h às 17h / sábado e domingo, das 10h às 17h

Site Oficial:  https://www.artebunkyo.com.br
Dúvidas podem ser enviadas para o email: 15gebunkyo@gmail.com

A 15ª Grande Exposição de Arte Bunkyo será realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com o apoio da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa (Bunkyo) e de suas Comissões de Artes Plásticas e Arte Koguei, mediante projeto aprovado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), tendo como coordenador Marcos Akasaki, presidente da Comissão de Artes Plásticas do Bunkyo); como produtor Hiro Kai, titular da empreendedora do projeto, a KaKai Produções Artísticas Culturais; e como curador Enock Sacramento, membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA).

Confira o calendário de eventos completo