Concertos Bunkyo 2024 – Grupo Abeya & Convidados

Compartilhe

A Comissão de Música Erudita do Bunkyo tem o prazer de anunciar o próximo da série de Concertos Bunkyo 2024 – Abeya & Convidados. Espetáculo no Grande Auditório do Bunkyo (R. São Joaquim, 381 – Liberdade / SP), dia 25 de agosto, domingo, às 11h.

Integrantes: Ginzaburo Abe (Tsugaru shamisen), Kinzaburo Abe (Tsugaru shamisen), Tatsumasa Ando (dança), Kouki Sato (shakuhachi).

Convidados: Kiyo Kaito (Tsugaru shamisen), Alvaro Nishikawa (Tsugaru shamisen), Victor Barbosa (Tsugaru shamisen), Rodrigo Junji Torihara (Tsugaru shamisen), Glauco Hades Matos (Canto), André Trindade Imamura (Taiko).

Participação especial: Shen Kyomei Ribeiro (Shakuhachi,Flauta), Daniel Grajew (Piano,Acordeão) e Douglas Alonso (Percussão)

ABEYA


O grupo foi fundado pelos irmãos Kinzaburo Abe e Ginzaburo Abe, ambos campeões nacionais de tsugaru shamisen. Eles se dedicam a apresentar a essência da música japonesa e despertar a sensibilidade dos espectadores para os sons tradicionais do Japão. ABEYA oferece um espetáculo que vai além da audição musical. Valorizam a entrega de entretenimento, combinando elementos como risos, emoção e dinamismo em suas apresentações. O tsugaru shamisen, as melodias cativantes das músicas folclóricas e a elegância das danças tradicionais se unem para criar uma experiência única e envolvente.

Atividades Internacionais: Abeya realizou shows por todo o Japão e em mais de 15 países, incluindo Mali, na África. Em 2012, realizaram workshops de tsugaru shamisen nos Estados Unidos, em cidades como Los Angeles, Portland, Denver, Havaí e San Francisco. Nos últimos anos, têm expandido suas atividades no exterior, com apresentação no Reino Unido em 2013 e uma turnê pela América Latina (Jamaica, Haiti, Belize) em 2014.

Integrantes do ABEYA: Além dos irmãos Abe, o grupo é composto pelos músicos: Maya Nemoto na voz
Tatsumasa Ando na dança, Kouki Sato no shakuhachi. Cada integrante contribui com sua paixão pela música e busca não apenas tocar, mas também criar um entretenimento envolvente ao público.

Filosofia do grupo: “HINOMARHYTHM” é baseada na filosofia de entregar ao mundo o som que o povo japonês cultivou. “Levar aos palcos a arte do nosso povo, é o melhor espaço para vivenciar o Japão mais uma vez”.

TV e Outras Aparições: Os membros do ABEYA já apareceram em programas de TV como Naranbanjo, Kyo no Dekigoto, Waratte Iitomo e Mezamashi TV. 


Programa

  • Aokutomo Akaku「青くとも紅く」- Abeya
  • Arashi「嵐」- Abeya
  • Take kaze「竹風」- Abeya
  • Esashi Oiwake「江差追分」- Tradicional
  • Tsugaru Yosare Bushi「津軽よされ節」 Tradicional
  • Nanbu Tawaratsumi Uta「南部俵積み唄」 Tradicional
  • Yasugi Bushi「安来節」- Tradicional
  • Tsugaru Jongara Bushi「津軽じょんがら節」 Tradicional
  • NOROSHI「狼煙」- André Trindade Imamura
  • Sengoku no Yuuma (War horse)「 戦国之勇馬」 Abeya
  • Lamento sertanejo/ Asa Branca
  • Ichigan「一丸」 – Abeya

Kinzaburo Abe (Tsugaru shamisen)

Conhecido por se dedicar às artes desde a infância e, aos 12 anos de idade, assumiu o nome de “Kinzaburo” como discípulo da escola Takahashi. Competiu nos campeonatos nacionais de Tsugaru shamisen durante sua adolescência e, aos 20 anos, conquistou o título de campeão nacional do 8º Concurso Nacional de Shamisen de Tsugaru.


Posteriormente, Kinzaburo lançou dois CDs em colaboração com seu irmão: Zero (2005) e Iti (2010).
Kinzaburo não apenas atua no Japão, mas também se apresentou em mais de 15 países ao redor do mundo. Tocou no Mali, na África, e sua performance foi destaque no programa de TV japonês “Mezamashi TV”, sendo transmitida durante todo o mês. Também se apresentou com o grupo de taiko “Ondekoza” realizando turnês por Taiwan.


Além disso, sua peça original de minyo (música folclórica japonesa) intitulada Rota da Música Folclórica – Soprando com o Vento do Sul, recebeu muitos elogios da crítica. No ano seguinte, realizou workshops de shamisen e minyo em seis cidades dos Estados Unidos, incluindo Los Angeles, Portland, Denver, Havaí, Seattle e São Francisco, além da UCLA e da Universidade do Havaí.


Ginzaburo Abe (Tsugaru shamisen)

Nasceu em uma família de músicos e desde muito jovem frequentou a casa de show de minyo Asakusa Oiwake, trabalhando nos bastidores, ganhando experiências e colocando em prática seu talento frente ao público.


Participou de campeonatos nacionais de Tsugaru Shamisen recebendo as melhores premiações na categoria infanto-juvenil em diversas regiões do país e por 5 anos consecutivos foi vice-campeão no Campeonato Nacional de Tsugaru Shamisen, quando em 2010 recebeu o tão desejado título de campeão.
Seu programa online Dentou Geino 36CH foi uma maneira encontrada para preservar e promover a música folclórica japonesa.


“Transmitir essa riqueza cultural para as gerações mais jovens é essencial para manter viva essa tradição.”
Participação no show de verão “Momojinsai” com a Momocro Japanese Musical Instruments Band, a fusão da música folclórica com outros estilos, ganhando notoriedade de um novo público.


Tatsumasa Ando (dança)

Por incentivo de sua avó, Satsuko Nishimura, cresceu em um ambiente repleto de canções folclóricas desde cedo contribuindo para sua carreira de sucesso.
Destaque na dança Yasugi-bushi, foi vencedor nas três categorias do torneio nacional com uma performance sem precedentes.


A busca pelo aprimoramento às artes, o levou a Osaka, onde teve a oportunidade de treinar com o mestre de canções folclóricas, Umewaka Asa Takuji. A expansão de suas habilidades para incluir canções folclóricas de todo o Japão e o Tsugaru shamisen após o ensino médio demonstra sua dedicação e versatilidade.


Realiza shows na casa de minyo Asakusa Oiwake e se destaca não apenas no mundo da música folclórica, mas também no cenário do entretenimento japonês. É, sem dúvida, um talento promissor.


Kouki Sato (shakuhachi)

Nascido em Tóquio no dia 17/09/1992, filho mais velho de uma família de músicos folclóricos, começou a se apresentar em palcos desde jovem, sob a orientação de sua família.
Em 2000, venceu o concurso infanto-juvenil de música folclórica e desde 2008, estuda shakuhachi com o mestre Keisuke Zenyoji. Em 2011, ingressou na Universidade de Artes de Tóquio, na Faculdade de Música, com especialização em música japonesa e shakuhachi.


Participa de uma ampla variedade de atividades musicais, incluindo música folclórica, música clássica, J-pop, trilhas sonoras de TV, rádio, apresentações escolares e materiais didáticos. Além disso, contribui para a produção de CDs e se apresenta em concertos e peças de teatro, independentemente do gênero.
Kouki Sato não se prende a preconceitos ou estereótipos sobre o shakuhachi e busca expressar a singularidade das canções, sobre o que a música tem a dizer, cultivado por meio da música folclórica.


Serviço:
Série Concertos Bunkyo 2024
Abeya & convidados


Dia/hora: 25 de agosto de 2024 – domingo – às 11h.
Local: Grande Auditório do Bunkyo – Rua São Joaquim, 381 – Liberdade
Ingressos: R$ 40,00 inteira / R$ 20,00 meia
Vendas antecipadas no Sympla: <link>

PROAC – Programa de ação cultural São Paulo

Patrocinadores Master: Brasfort, Penha, Kanaflex

Patrocínio: Sansuy, Fundação Kunito Miyasaka, Panamedical, Kikkoman, Udon Jinbei, Torico Ramen, Aska 

Apoio Institucional: Japan Foundation 

Apoio: Akita Kenjinkai, Grupo Mim, Associação Brasileirade Taiko, Instituto Çarê

Produção:  Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo, Sinos na Floresta e Kyomei

Realização: Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social, Tomonari Minyo, CultSP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas 

Confira o calendário de eventos completo