Presidente Renato Ishikawa: trabalhar juntos com o Japão

Compartilhe

Sucesso na palestra do presidente Renato Ishikawa em Hamamatsu. Créditos: Edson Takebayashi.

Com direito a matéria no “Web de Notícias” da NHK – regional de Shizuoka (confira o post em japonês), no último dia 6 de outubro, o presidente Renato Ishikawa iniciou com grandes expectativas a série de palestras e encontros em sua temporada 2024 no Japão.

Na comitiva estão o vice-presidente Oston Hirano, o secretário-geral Hugo Teruya e o diretor Marco Túlio Toguchi; contando também com a assessoria da conselheira consultiva do Bunkyo e ex-cônsul-geral do Japão em Manaus, Hitomi Sekiguchi.

Inspiração em Hamamatsu: “A vida de um nikkei executivo e voluntário”

“A vida de um nikkei executivo e voluntário”, tema da palestra no dia 6 de outubro, foi organizada pelo Conselho de Cidadãos de Hamamatsu (CCH), com apoio do Consulado Geral do Brasil em Hamamatsu e contou com cerca de 150 presentes, de diversos ramos de atuação da comunidade brasileira, além de autoridades japonesas, entre elas o prefeito de Kosai, Takeshi Kageyama, e o presidente da Câmara Municipal de Hamamatsu, Noritaka Torii.

“A palestra do Dr. Renato inspirou muitas pessoas, brasileiros principalmente, que lá residem e todos se mostraram muito felizes com a oportunidade de conhecer pessoalmente esse líder”, destacou Hitomi Sekiguchi.

“Precisamos cooperar uns com os outros e trabalhar junto com o povo japonês”, registrou a matéria do Web de Notícias sobre a fala do presidente Ishikawa, “é importante, quero que esse movimento se espalhe a partir de Hamamatsu”.

Participação na Nihon Brasil Chuo Kyokai

Depois, na tarde do dia 9 de outubro, na sala de conferência da Fundação Nippon, em Tóquio, cerca de 100 pessoas estiveram na palestra “Os laços entre Brasil e Japão. Perspectivas de um empresário nipo-brasileiro sobre Economia e atuação da comunidade nipo-brasileira”.

O encontro foi organizado pela Associação Central Nipo-Brasileira (Nihon Brasil Chuo Kyokai), reunindo japoneses com algum interesse no Brasil, mas também participaram brasileiros residentes no Japão, descreveu Hitomi Sekiguchi que atuou como tradutora simultânea para o japonês.

“Os participantes ficaram impressionados com a extensa carreira do Dr. Renato e suas ações voluntárias”, continua Sekiguchi, acrescentando que houve quem veio especialmente de Nagoya para o evento.

De acordo com ela, “foi uma oportunidade muito especial para conhecer a comunidade nikkei do Brasil e ficaram muito admirados com a amplitude das atividades do Bunkyo”.

“Aqui, em Tóquio, o clima está excelente, fresco, e tempo limpo, ensolarado”, informa Marco Tulio, em meio ao corre-corre para organizar mais uma etapa da viagem, agora com a comitiva brasileira atuando como anfitriã.

Fórum “Conexão Bunkyo-Japão”

Trata-se do Fórum “Conexão Bunkyo-Japão”, realizado durante todo o dia de 13 de outubro, no auditório da sede da JICA, em Tóquio. Com a participação de jovens brasileiros residentes no Japão e várias autoridades como o embaixador do Brasil no Japão, Octavio Cortês, diretor do Ministério dos Negócios Estrangeiros Japão para América Latina e Caribe, Yasushi Noguchi e o embaixador Rubens Ricupero.

Na programação, no primeiro painel, o embaixador Ricupero e a ex-cônsul-geral Sekiguchi abordaram sobre “Sociedade Multicultural”, o conselheiro consultivo do Bunkyo, Masayoshi Morimoto discorreu sobre “Como o brasileiro é visto no Japão” e no segundo painel, a professora Erica Garcia-Muramoto e o Professor Miguel Kamiuten falaram sobre “Vivências Multiculturais”.

Durante o fórum foram organizadas sessões de workshop com os participantes divididos em grupos para tratar sobre diferentes itens relacionados ao tema central.

Conexão Bunkyo-Japão: depoimento do embaixador do Japão, Octávio Cortês

Na avaliação do diretor Marco Tulio, o evento foi “extremamente positivo”, e justifica, “jovens brasileiros residentes no Japão puderam opinar sobre quais características dos brasileiros podem colaborar com uma sociedade multicultural no Japão; quais medidas podem ser tomadas para uma sociedade multicultural; e como cada um poderia colaborar para que estas medidas sejam de fato implementadas”.

E, acrescente, “participaram jovens de diversas partes do Japão e a mensagem foi ouvida na mesma oportunidade por autoridades presentes”, e finaliza: “certamente o que foi falado no evento vai repercutir no meio diplomático”.

Próximos eventos: Fórum ABrJ e Kaigai Nikkeijin Kyokai

A participação da comitiva brasileira será no dia 17 de outubro, quinta-feira, no II Fórum de Pesquisadores e Comunidade Brasileira no Japão em que o presidente Renato Ishikawa é um dos convidados da mesa-redonda.

Antes disso, os representantes brasileiros participam da 64ª Convenção dos Nikkeis e Japoneses no Exterior, em Tóquio, de 15 a 17 de outubro, organizada pela associação Kaigai Nikkeijin Kyokai. (confira a matéria em japonês)

O evento adotou como tema central “Vamos superar esta era de divisão e conflitos”, cujo discurso principal está a cargo do embaixador Rubens Ricupero, presidente honorário do Japan House São Paulo.

Confira o calendário de eventos completo