Agradecemos o caloroso apoio neste ano tão desafiador! Desejamos a todos boas festas, com muita paz e saúde. Atenção para os horários do nosso recesso de final de ano:

  • Museu da Imigração Japonesa: 16/12 a 06/01
  • Pavilhão Japonês: 23/12 a 08/01
  • Secretaria: 21/12 a 05/01
  • Biblioteca: 22/12 a 06/01

2025 é o ano da serpente! Este signo promete trazer uma energia introspectiva e estratégica, incentivando todos a explorarem seu eu interior e a buscarem novos conhecimentos.

Assim como o kanji japonês se originou na China, muitas crenças culturais, práticas religiosas, mitos e celebrações chegaram ao Japão e foram adaptadas por ele, o Ano Novo Chinês é um deles. Antes da Restauração Meiji o Japão usava uma versão do calendário lunissolar, que governa o horóscopo chinês, mas em 1873 ele mudou para se alinhar ao calendário gregoriano ocidental.

Consequentemente, muitas das tradições nacionais em torno do Ano Novo Lunar morreram, mudando o início do no para 1º de janeiro. Embora seja um dos poucos países do Leste Asiático que não sedia mais um feriado nacional para o Ano Novo Lunar, a celebração continua viva, especialmente nos muitos distritos de Chinatown. O maior e mais famoso deles está localizado em Yokohama.

Baseado no calendário lunissolar chinês tradicional, as celebrações podem cair em qualquer lugar entre 21 de janeiro e 20 de fevereiro. Em 2025 o Ano Novo Chinês será em 29 de janeiro no bairro da Liberdade acontece uma festa linda e divertida. Já marque na agenda!

As tradições de ano novo japonês incluem comidas, orações e muito amuletos e rituais para garantir a saúde e a boa sorte no ano que se inicia. Então vamos juntar todos os desejos de um ano melhor e celebrar com a família e amigos. E você, conhece seu signo chinês? Faz rituais japoneses nessa época?

Confira o calendário de eventos completo