A 54ª edição da Exposição de Arte Koguei Bunkyo “marca o retorno desta exposição depois de passar por inúmeros formatos e denominações”, relata a ceramista Olga Ishida, presidente da Comissão de Arte Koguei. Lembrando que, em 1997, a mostra adotou o título de Exposição de Arte Craft Brasil-Japão visando a participação ampla dos interessados nas diversas modalidades dessa arte.
Em 2007, às vésperas do centenário da imigração japonesa, ela passou a fazer parte da Grande Exposição de Arte Bunkyo juntando às duas modalidades de artes plásticas (Salão Bunkyo e Salão Biten). A proposta dos idealizadores foi criar um ambiente único de convivência entre diferentes formas de arte.
Em 2023, a Comissão de Arte Koguei decidiu, retornar ao antigo sistema, ou seja, organizar sua mostra em separado das artes plásticas. “Em virtude do sucesso da exposição e do crescente número de artistas e obras inscritas, as comissões decidiram realizar as exposições separadamente a partir de 2024”, justificou a presidente Olga Ishida.
Este ano, do total de 194 inscrições recebidas totalizando 498 obras, foram selecionados 152 para participar da exposição com 355 obras. Para a seleção das obras foram convidados os renomados artistas Kamori, Kenjiro Ikoma, Lucrécia Couso, Marcelo Tokai, Sonia Bogaz, para compor a Comissão de Jurados juntamente com os membros da Comissão de Arte Koguei do Bunkyo.