Purê de Kabocha com Missô - Receita de Joe Hirata

Sobre o prato

A abóbora japonesa (ou kabocha) é originária do japão, saborosa, possui a polpa doce, cremosa e de cor laranja forte, devido ao alto teor de betacaroteno presente no alimento. O sabor assemelha-se ao gosto da batata doce, mas com as propriedades nutricionais que somente as abóboras japonesas podem oferecer. É usada para pratos como purês, sopas, nhoques e sobremesas.

É um alimento rico em fibras, vitaminas e diversos nutrientes.  Ela apresenta vitaminas do complexo B, vitaminas C e E, potássio e ferro. Assim, a abóbora kabocha é um forte aliado contra o envelhecimento.

Ajuda ainda no fortalecimento de ossos e dentes, bem como o fortalecimento dos músculos. Proporciona benefícios à saúde do coração, além de ajudar no emagrecimento. Esta receita desperta muitas emoções na comunidade nipo-brasileira, por ser um prato com sabor de lar, simples mas muito saboroso, acolhedor e nutritivo.

Joe Hirata

Joe Hirata, conhecido cantor da comunidade nipo-brasileira, também se aventura, nas horas vagas, como Chef. Ele começou a cozinhar como uma “necessidade de sobrevivência” na época de faculdade, quando morava numa república em Curitiba: “Curitiba é muito frio e as tarefas na república eram divididas, então, preferi cozinhar para não ter que lavar a louça, já que a água era geladíssima”.

Ele aprendeu a cozinhar com sua mãe, aos finais de semana, quando voltava a Maringá, sua terra natal: “Ficava do lado dela espiando, pois mamãe sempre cozinhou muito bem, tem uma mão maravilhosa para a comida”. Retornando a Curitiba, usava seus colegas de república como cobaias: “Nem sempre eu acertava de primeira”.

Ele explica que os brasileiros mais jovens, que já cresceram com essa variedade de pratos e bowls orientais, “não fazem ideia de que grande parte desses alimentos foram trazidos pelos imigrantes japoneses”.

Sobre o prato que preparou, ele conta que o Missô Kabocha é uma receita de família, conhecida entre a comunidade nipo-brasileira: “É uma tradição da família Hirata, o Kabotcha com Missô, combinação com sabor maravilhoso”.

RECEITA

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 3 dentes de alho picado
  • 1 xícara de cebola picada
  • 500 g de kabocha
    (descascada, lavada e cortada em cubos de 2×2 cm)
  • 1 litro de água quente
  • 3 colheres (sopa) de missô
  • 10 colheres (sopa) de água quente
  • Sal a gosto (se precisar)
  • Ajinomoto a gosto

 

Modo de preparar

1) Em uma panela coloque o óleo e doure a cebola e o alho.

2) Quando a cebola estiver transparente, adicionar o kabocha, deixando a panela em fogo médio.

3) Mexa bem para pegar o sabor.

4) Em fogo baixo, deixe a panela tampada. De tempos em tempos mexa e adicione aos poucos a água para não grudar  no fundo da panela. Repita o procedimento até começar a amolecer.

5) Adicione o missô (misturado em 10 colheres de sopa de água quente), misture bem.

6) Acerte o sal e ajinomoto a gosto.

7) Quando ficar na consistência de um purê, está pronto.

8) Acompanha bem uma proteína e arroz branco (shiro Gohan). Finalizar salpicando cebolinha picada.

9) Bom apetite!


A série Gastronomia no Bunkyo é patrocinada pela Fundação Kunito Miyasaka, Sakura Nakaya Alimentos, Agro Comercial Hiragami Ltda, Quickly Travel Agência de Viagens e Turismo e Rosa & Tocha Viagens e Turismo Ltda.

Confira as datas da série de 9 apresentações dos Chefs convidados pela Gastronomia no canal do YouTube Bunkyo Digital:

Assista no YouTube https://www.youtube.com/BunkyoDigital , estreia às 20h nas datas abaixo:

26/05/2022 Joe Hirata | Purê de Kabocha com Missô (purê de abóbora japonesa, de sabor levemente adocicado com pasta de soja)
30/06/2022 Anderson Shimabukuro | Missô Tebichi (Receita típica de Okinawa com as patas dianteiras do porco temperadas com pasta de soja )
28/07/2022 Michelle Dupont | Tonkotsu Missô Ramen (Lamen com caldo tonkotsu: rico, encorpado e saboroso feito com osso de porco)
25/08/2022 Cristiane Sampei | Tsubuan + Zenzai (sopa japonesa feita com feijão azuki doce com mochi / bolinhos de massa de arroz glutinoso )
29/09/2022 Bernadete Megumi | Tofu Steak (“bife” vegano de tofu)
27/10/2022 Akiko Ishizu | Soboro Bento (obento colorido / “marmita japonesa” com carne moida de frango refogado, ovos mexidos e legumes)
24/11/2022 Mary Sugimoto | Nikujaga (cozido japonês de carne com batatas)
01/12/2022 Marlene Fukushima | Ozouni (Sopa de mochi de Ano Novo da sorte)
15/12/2022 Telma Shiraishi | Kushiague (espetinhos empanados)

Veja a matéria de lançamento da 2ª temporada aqui: https://www.bunkyo.org.br/br/atracoes-gastronomia-no-bunkyo