TAKIKOMI GOHAN / Arroz com Salmão

Sobre o prato

Este prato é feito com acréscimo de ingredientes e tempero na hora de cozinhar o arroz, tanto na panela normal quanto na elétrica. É uma opção muito prática pois proporciona uma refeição completa e nutritiva, além de permitir variações com ingredientes como: frango, frutos do mar, broto de bambu, cogumelos, grãos, hijiki (alga), etc.

A chef Marly escolheu o salmão como ingrediente principal e dará todas as dicas para surpreender a família com esta bela iguaria japonesa.

Este arroz se mantém saboroso mesmo após esfriar, mas para ser conservado, deve ser transferido da panela para outro recipiente, pois se deteriora com mais facilidade do que o arroz branco.

Mary Sugimoto

O amor pela culinária japonesa da chef Mary Sugimoto veio da família: na década de 60, seus avós tinham um pequeno restaurante na Rua dos Estudantes, no bairro da Liberdade.

Ainda jovem aprendeu a fazer os primeiros pratos com o chef Kondo, dono do antigo restaurante Kokeshi que ficava na Av. Brigadeiro Luiz Antônio. Mais tarde formou-se no curso avançado da Escola Amano de Gastronomia Japonesa e aprofundou seus conhecimentos na All Japan Sushi Academy da cidade de Nagoya no Japão.

Foi proprietária do restaurante Obentô do Blog da Mary no bairro do Cambuci, passou pelo restaurante Ban e atualmente, produz conservas e alimentos da marca Heiandoori.

RECEITA

Ingredientes
• 300g de arroz japonês UTAGE
• ½ colher (chá) de sal
• 2 fatias de salmão (200 a 250g)
• 20g de cogumelos shiitake secos FUJIYAMA, hidratados em água por pelo menos 2 hs (separe 6 colheres sopa da água)
• 70g de cenouras cortada em palitos
• 70g de ervilhas descongeladas
Para o tempero:
• 1 colher (sopa) de sakê culinário
• 1 colher (sopa) de sakê Mirin KENKO
• 1 colher (chá) de sal
• 1 colher (chá) de shôyu KIKKOMAN All Purpose Seasoning
• 6 colheres (sopa) da água reservada do shiitake
• 1 1/2 colher (chá) de caldo de peixe em pó KAPPO DASHI dissolvido em 350ml de água

Modo de Preparo

1. Lave o arroz, escorra numa peneira e deixe descansar por no mínimo 30 min.
2. Salpique o sal nos dois lados do salmão e espalhe com as mãos. Deixe descansar por 15 a 20 min. Após, com uma folha de papel toalha, enxugue a água liberada pelo salmão e sele levemente em uma frigideira antiaderente.
3. Esprema os cogumelos shiitake com as mãos e corte-os em lâminas finas. Se forem muito grandes, corte-os ao meio antes de fatiar.
4. Preparo do tempero: em uma jarra ou copo medida, coloque primeiro o sakê, o mirin, o sal , o shôyu e a água do shiitake reservada. Complete então com o caldo do peixe até obter 400 ml.
5. Coloque o arroz na panela elétrica, despeje o tempero, a cenoura, a ervilha, o shiitake e por último, disponha as fatias seladas de salmão.
Ligue a panela e depois que estiver pronto, aguarde cerca de 10 minutos para abrir.
6. Abra, retire os peixes em uma assadeira ou travessa. Retire a pele e os espinhos e com a ajuda de 2 garfos, desmanche-os em lascas. Junte o restante dos ingredientes e o arroz. Misture em movimentos de baixo para cima, tendo o cuidado de não “amassar” os grãos.
7. Coloque numa travessa e na hora de servir, finalize com ingredientes de sua preferência. (cebolinha picada, folhas de shisô finamente fatiadas, alga nori cortada em tiras bem fininhas).

Dica: Para cozinhar em panela comum, proceda da mesma maneira. Ligue o fogo médio e quando levantar fervura, abaixe para o mínimo. Cozinhe lentamente até que seque, cuidando para não queimar.