EVENTOS DE LANÇAMENTO DO MUSEU DA IMIGRAÇÃO JAPONESA VIRTUAL

> Dia 26, 27, 28 e 29 de abril em qualquer horário

Shodô - Workshop Online

Arte da caligrafia japonesa em pincel

Elcio Yoshitaka Yokoyama

Arquiteto e Urbanista formado em 2005, pela Universidade Mackenzie e calígrafo em Shodô. Foi aluno do grande Mestre de Shodô, Nampo Kurachi, durante 25 anos e é considerado seu discípulo. Iniciou a caligrafia japonesa aos 7 anos de idade.

> Dia 26, 27, 28 e 29 de abril em qualquer horário

Origami - Workshop Online

Arte da dobradura japonesa em papel

Thais Kato

Jornalista pós-graduada em Comunicação Empresarial, artista e empresária. Consolidou sua empresa especializada em origamis em exposições pioneiras de feiras pelo Brasil. É coordenadora das áreas culturais do Festival do Japão. É professora de Orinuno (dobraduras em tecido) na Aliança Cultural Brasil-Japão, em São Paulo.

> Dia 26 de abril - 19h

Webinar: Colonia-gô

Palestra sobre língua híbrida falada entre os imigrantes japoneses no Brasil

Profa. Leiko Matsubara Morales

Coordenadora e orientadora no Programa de Pós-graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa da Universidade São Paulo (USP). Graduada em Letras Português, Chinês e Japonês, mestre em Língua e Literatura Japonesa e doutora em Linguística pela USP, com pós-doutorado na Universidade de Sophia, Japão.

> Dias 23, 24 e 25 de abril das 00h do dia 23 até às 23h59 do dia 25, horário de Brasília

Cinema Japonês Online

ASIAN THREE-FOLD MIRROR 2016: Reflections
(Espelho Triplo Asiático 2016: Reflexos)

 Copromotor do evento

fundacao_japao
Cavalo Inútil
Pombo
Além da Ponte

FICHA TÉCNICA
País de Origem: Japão
Ano de Produção: 2016
Duração: 118 minutos
Gênero: Drama
Classificação: Livre
Direção: Brillante Ma Mendoza, Isao Yukisada e Sotho Kulikar
Destaques: Série de produção de filmes coletivos, dirigida por três talentosos diretores das Filipinas, do Japão e da Camboja, protagonizada por atores aclamados internacionalmente, como Masahiko Tsugawa, Masatoshi Nagase e Mayasa Kato.
Outras informações: Filme em japonês, tagalo, malaio e khmer com legendas em português.

Este filme foi produzido coletivamente por três diretores da Ásia, que como um espelho de 3 faces, refletem a vivência de pessoas que viajam entre o Japão e cada um dos países asiáticos:  Filipinas, Malásia e Cambodja.
Em “Shiniuma” ou “Cavalo Inútil” um trabalhador filipino que estava ilegalmente no Japão é descoberto e forçado a retornar ao seu país.
Em “Pombo” a historia de um idoso japonês que mora numa ilha da Malásia e o envolvimento afetivo com suas cuidadoras e o relacionamento com o filho que o visita apenas esporadicamente.
Em “Além da Ponte” o personagem é o presidente de uma empresa japonesa que reconstruiu a Ponte da Amizade Japão-Cambodja e o envolvimento que teve na juventude com uma jovem do local.

Exibição finalizada

A quem assistiu, pedimos a gentileza de responder ao questionário de avaliação (link abaixo) da Fundação Japão:

https://forms.gle/6PkCSc12j5drjYiU8