Sociedade 5.0, mobilidade e conectividade foram temas de webinar

* Quais são as perspectivas da Sociedade 5.0 no Japão até 2030?
* Quais são os principais “stakeholders” (atores-chave) engajados nestas mudanças?
* De que forma empresas como Mitsubishi Electric e Toyota estão participando da Sociedade 5.0?
 
Estes foram alguns dos temas abordados no evento online realizado pela Japan House São Paulo, em parceria com a Mitsubishi Electric e o Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social). Alem dos tópicos acima, foram abordados entre outros temas: como tem sido a evolução da sociedade desde a Sociedade 1.0, nômade, passando pelas revoluções agrícola (2.0), industrial (3.0) , a era da informação (4.0) e como a Sociedade 5.0 pode beneficiar o ser humano através das transformações digitais.
 
Para enriquecer essa discussão, o evento reuniu reconhecidos especialistas em suas respectivas áreas, que compartilharam as suas visões e experiências.
Yoko Ishikura, Professora Emérita da Hitotsubashi University e Membro do Expert Network, do World Economic Forum abriu o evento, que teve tambem a participação de Fabiano Lourenço Ferreira, Vice-presidente da Mitsubishi Electric do Brasil; e Ademir Rogério Canal, Diretor industrial da Toyota do Brasil.  O evento foi moderado por Gioji Okuhara, Diretor voluntário da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo).

Assista o evento:  youtube.com/watch?v=hrqoPDIi7XM
 
Sobre os participantes

Yoko Ishikura é professora emérita da Universidade de Hitotsubashi, no Japão, consultora em estratégia e talento global e diretora não-executiva dos grupos Shiseido e Sekisui Chemical. Atuou como diretora do Japan Post, Mitsui OSK Lines, Fujitsu, Vodafone Holdings KK Japan, Sojitz, Nissin Foods Holdings e Lifenet Insurance. É membro da Expert Network, do World Economic Forum. Foi professora da Escola de Pós-graduação de Design de Mídia, Keio; da Escola de Pós-Graduação de Estratégia Corporativa Internacional, Hitotsubashi, e da Universidade Aoyama Gakuin, em Tóquio.  Realizou vários workshops, incluindo seminários da Agenda Global, Davos Experience em Tóquio, e SINCA-Sharing Innovative & Creative Action Series and Leadership, no Japão. Yoko possui MBA pela Darden School, Universidade da Virgínia e DBA pela Harvard Business School.

Fabiano Lourenço é Vice-presidente da Mitsubishi Electric do Brasil. Na companhia desde 2015, exerceu anteriormente as funções de gerente geral e diretor executivo. Com 20 anos de experiência na área, Lourenço tem vasta experiência no mercado de automação de energia e industrial, tendo trabalhado anteriormente nas empresas COEL e ABB. É bacharel em engenharia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.
 
Ademir Rogério Canal é Diretor Industrial da Toyota do Brasil e da planta de Sorocaba desde janeiro de 2020. Natural de São Paulo, é formado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia Mauá, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Com mais de 26 anos de experiência em indústrias voltadas ao setor automotivo, ingressou na Toyota em 2004 como Chefe de Departamento de Produção da planta de Indaiatuba. Em 2009, assumiu a Gerência da área e, quatro anos depois, tornou-se Gerente Geral de Controle de Produção, Administração e RH da planta de Indaiatuba. Após 2 anos nesta posição, retornou para a área fabril como Gerente Geral de Produção da Planta de Indaiatuba por mais 4 anos.
 
Gioji Okuhara, é diretor voluntário da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo, está à frente da comissão de Relações Empresariais, onde tem destacado os temas de liderança, inovação e “Sociedade 5.0”, fortalecendo a conexão entre o Brasil e o Japão. Profissionalmente, Gioji atua como membro de Conselhos de Administração, tendo ocupado anteriormente a posição de CEO por mais de 20 anos em empresas multinacionais de consumo no Brasil e América Latina, como Danone, Faber-Castell e Herbalife. Atuou ainda por 4 anos na matriz da Colgate-Palmolive em Nova Iorque como Diretor Associado de Marketing Global, com foco na Ásia. Administrador de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, possui cursos de formação executiva pela Wharton e Harvard Business Schools. É membro do YPO, organização global composta por presidentes de grandes empresas, onde também realiza mentoria pro-bono de CEOs.