Comissão de Atividades Literárias

Cerimônia do Prêmio Bunkyo de Literatura 2022

Integrada por membros voluntários de diversas localidades do país, a Comissão de Atividades Literárias desenvolve iniciativas que objetivam a divulgação artístico-literária do Japão e do Brasil, incluindo as da diáspora, em parceria ou não com outras comissões e entidades.

A partir de propostas dos próprios membros e de sugestões vindas da comunidade interna e externa que podem ser acolhidas dentro de suas possibilidades, várias atividades são realizados por meio de vídeos, eventos, cursos, oficinas, entre outros formatos.

Iniciado com o Nikkei Bungeishō a partir de 1970, a Comissão organiza o tradicional concurso literário da Bunkyo que teve denominações variadas ao longo do tempo, além de contemplar diferentes modalidades e sem se limitar mais à literatura dos nipo-brasileiros como dizia o seu primeiro nome.

A antologia de contos resultante do concurso bienal de contos em português já terá a publicação de seu 6º número em 2023, e a coletânea anual dos haiku laureados chegou ao seu 13º número em 2022. Duas modalidades de concurso lançadas em 2022 são os de haicai e de tradução de uma obra curta em japonês para o português.

A divulgação das inscrições com os regulamentos das modalidades do Prêmio Bunkyo de Literatura costuma acontecer até o final do primeiro quadrimestre de cada ano; a divulgação dos resultados por volta de meados do terceiro quadrimestre e a cerimônia de premiação, no mês de novembro.

Contamos com o patrocínio da Fundação Kunito Miyasaka, principalmente para os concursos e a publicação da antologia de contos, e com os inestimáveis recursos humanos que são os nossos colaboradores.

Concursos Publicados para 2024

Coletânea de obras selecionadas XIV Concurso Nacional de Haiku Prêmio Bunkyo de Literatura – 2023

Publicação da Coletânea de Haiku Selecionados do 14º Concurso Nacional de Haiku do Prêmio Bunkyo de Literatura 2023 / 第 14 回全伯俳句大会    入 賞 作 品 集入 賞 作 品 集

Promoção: Comissão Executiva do Concurso Nacional de Haiku, Comissão de Atividades Literárias e Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – BUNKYO. Apoio: Brasil Nippou    後援 ブラジル日報

Resultado do XIII Concurso Nacional de Haiku

Prêmio Bunkyo de Literatura 2022

Promoção:       Comissão Executiva do Concurso Nacional de Haiku

                           Comissão de Atividades Literárias

                           Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – BUNKYO

Apoio:              Jornal Brasil Nippo

Coletânea de obras selecionadas XIII Concurso Nacional de Haiku Prêmio Bunkyo de Literatura – 2022

Publicação da Coletânea de Haiku Selecionados do 13o. Concurso Nacional de Haiku do Prêmio Bunkyo de Literatura 2022 / 第 13 回全伯俳句大会    入 賞 作 品 集入 賞 作 品 集

Promoção: Comissão Executiva do Concurso Nacional de Haiku, Comissão de Atividades Literárias e Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – BUNKYO. Apoio: Brasil Nippou    後援 ブラジル日報

> Confira a obra em PDF aqui

60 anos de Bunkyo – Passado, Presente e Futuro (Coordenação de Kiyoshi Harada)

Patrocinada pela Fundação Kunito Miyasaka, a obra, publicada em 2015, foi coordenada pelo jurista Kiyoshi Harada, membro nato do Conselho Deliberativo do Bunkyo, com a colaboração de 24 autores. Como ilustração de capa, o livro traz um recorte do quadro do artista plástico Kazuo Wakabayashi.

Dividido em 12 capítulos, as 335 páginas do livro abordam: O nascimento de uma nova entidade; A trajetória do Bunkyo e as comemorações da imigração japonesa no Brasil; As finalidades institucionais do Bunkyo; Órgãos institucionais do Bunkyo; A luta pelos recursos financeiros; Uma inflexão nos rumos da entidade: renovação do Bunkyo; Entidades que integram o edifício-sede do Bunkyo; As comissões do Bunkyo; Atividades diversas do Bunkyo; Relacionamento do Bunkyo com outras entidades; O Bunkyo como entidade central da comunidade nipo-brasileira; O futuro do Bunkyo.

Antologia de contos – Concurso Bunkyo de Contos

As três edições da antologia do Concurso Bunkyo de Contos foram organizadas pela Seção de Língua Portuguesa da Comissão de Atividades Literárias do Bunkyo e as obras foram patrocinadas pela Fundação Kunito Miyasaka.

O 1º Concurso Bunkyo de Contos foi realizado em 2012 e a antologia reunindo os trabalhos selecionados foi publicada em 2015 com o título Duas cenas, um muro?. Os melhores trabalhos do 2º Concurso, datado de 2014, foram publicados em 2018, com o título Quixote-sama. Já os contos premiados no 3º concurso, de 2016, foram reunidos na obra Sabores de Vida, publicada em 2019.

Aqui no site você pode ver parte das edições da antologia (clique na imagem para ver o pdf).

Eventos e Notícias da comissão de ativ. literárias: