curriculo21

 

Kokei Uehara 上原幸啓

Presidente Honorário 名誉会長

Natural de Okinawa, chegou a Olímpia/SP em 1936, aos 8 anos de idade, sem os pais, para viver com os irmãos mais velhos e junto com eles trabalhou na lavoura.

Formou-se em Engenharia Hidráulica na Escola Politécnica da USP em 1953, viveu em Paris entre 1955 e 1956 com bolsa oferecida pelo governo francês para estudar na Sorbonne e na École Nationale de Ponts et Chaussées. À partir de 1958 passou a ministrar aulas na Escola Politécnica.

Participou dos projetos de muitas das grandes barragens hidrelétricas brasileiras construídas na segunda metade do século XX: Barra Bonita, Bariri, Ibitinga, Promissão, Três Irmãos, Jupiá, Ilha Solteira e Itaipu. Trabalhou ainda, como consultor técnico voluntário de obras da cidade de São Paulo e foi por dez anos, representante do Brasil na Unesco, no Decênio Hidrológico Internacional.

É um dos fundadores da FATEC (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) e da FAT (Fundação de Apoio à Tecnologia). É Professor Emérito da Escola Politécnica da USP, da FATEC e Doutor Honoris Causa pela Osaka City University.

É presidente de honra da FAT e do Bunkyo que presidiu de 2003 a 2009, tendo sido presidente da Comissão das Comemorações do Centenário da Imigração Japonesa ao Brasil em 2008.

 

Renato Ishikawa 石川レナト

Presidente 会長

Renato Ishikawa foi diretor presidente da NEC DO BRASIL, sendo o primeiro nikkei a assumir a direção da empresa. Ingressou na NEC como diretor em 1984 e assumiu a presidência em agosto de 1999.

Foi eleito pelo Fórum de Líderes Empresariais e leitores da Gazeta Mercantil, como Líder Empresarial do Setor de Telecomunicações em 2001. A gestão de Renato Ishikawa, se caracterizou por assumir grandes desafios como a implementação de novas estratégias da NEC do Brasil.

Atualmente comanda a CNL Empreendimentos Imobiliários, construtora e incorporadora fundada em 1995, cujo portfólio é composto por obras reconhecidas pela qualidade, segurança e pontualidade.

É proprietário da Fazenda Aliança, adquirida em 1997 na cidade de São João da Boa Vista/SP, onde planta mais de um milhão de pés de cafés especiais, exportados para o Japão, Alemanha, Bulgária, Inglaterra entre outros. Paralelamente cria gado de corte.

De 2012 a 2021, como presidente voluntário no Hospital Santa Cruz, fez uma grande reestruturação tornando o hospital superavitário, modernizando todo o parque com equipamentos de última geração, criando uma infraestrutura moderna e introduziu através de extensivos treinamentos, uma forma de atendimento humanizado no estilo japonês (Omotenashi).

Em maio 2019 foi eleito presidente do Bunkyo, tendo como objetivo preservar e divulgar tanto a cultura japonesa no Brasil como a cultura brasileira no Japão, de forma a estreitar a relação de amizade entre os dois países.

Em fevereiro de 2020 recebeu da Câmara Municipal de São Paulo o título de Cidadão Paulistano.

 

Roberto Yoshihiro Nishio 西尾ロベルト義弘

1º Vice-Presidente 第1副会長 / Vice-Presidente da Comissão Administrativa do Museu Histórico da Imigração Japonesa

Nasceu em 1943 na cidade de Assaí, no Estado do Paraná, graduando-se na Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie em 1969.

Trabalhou de 1957 a 1961 no Banco América do Sul e posteriormente na Howa do Brasil S.A. Indústria Mecânica de 1962 a 1966. Na Cia. América do Sul Crédito, Financ. e Invest. Creasul, atuou em diferentes áreas até 1988, retornando ao Banco América do Sul como diretor entre 1988 a 1998.

Atuou como advogado na empresa Leite, Tosto e Barros Advogados de 1998 a 2001.

No Bunkyo se tornou membro do Conselho Deliberativo e foi secretário geral na Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.

Atualmente é presidente da Fundação Kunito Miyasaka e do Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social, atuando ainda como membro do Conselho Deliberativo na Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz (Hospital Santa Cruz) e na Aliança Cultural Brasil-Japão.

 

 

Marcelo Hideshima 秀島マルセロ

2º Vice-Presidente 第2副会長

De 2005 a 2006 foi coordenador de Ação e Desenvolvimento Social, responsável pela área de Esporte, Cultura, Lazer, Habitação e Assistência Social na Subprefeitura Jabaquara do Município de São Paulo.

De 2007 a 2013 atuou como chefe de gabinete de São Paulo do Deputado Federal Walter Ihoshi e atualmente é diretor da Alfa Alimentos, cursou administração de empresas na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Em 2005 recebeu convite do Governo do Japão para participar do Programa de Jovens Líderes Nikkeis da América Latina e Caribe pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, sendo recebido em audiência oficial pelo Príncipe Akishinomiya e Princesa Kiko.

Foi bolsista em 2019 no Japão no Programa de Líderes de Negócios pela Japan International Cooperation Agency (Jica). Atuou como vice-presidente em várias gestões na Sociedade Beneficente Casa da Esperança Kibô no Iê desde 1999, mesmo ano em que assumiu a diretoria do Bunkyo, sendo vice-presidente pela primeira vez em 2005.

Foi eleito presidente na gestão 2017/2018 da Associação Brasileira de Ex-Bolsistas do Gaimusho Kenshusei. No Bunkyo idealizou a formação da Comissão de Jovens (1997), o encontro de jovens líderes nacionais / REVI (1996), o Bunka Matsuri “A festa da cultura japonesa” (2005), o FIB – Forum de Integração Bunkyo (2007), o Comitê Jovem (2017) e o Projeto Network (2019) em parceria com o Consulado Geral do Japão em São Paulo.

Falecido em 1/2/2023, aos 53 anos, veja a homenagem a Marcelo no link: https://www.bunkyo.org.br/missa-7-dia-marcelo-hideshima/

 

 

André Tatsuhiko Korosue 頃末アンドレ龍彦

3º Vice-Presidente 第3副会長

Nascido em Pinheiros, bairro da cidade de São Paulo no ano de1952 é formado em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo e pós-graduado Lato Sensu pela CEAG-FGV.

Trabalhou como professor de matemática na rede pública de 1970 a 1974 e como professor de Física do Curso Objetivo de 1974 a 1985. Atualmente é sócio diretor fundador da Coinfo Informática S/C Ltda, uma empresa voltada ao desenvolvimento de sistemas na área de Turismo.

Na área cultural foi Presidente da Comissão de Música e Dança Folclórica Japonesa do Bunkyo de 2005 até 2021, Diretor de Comunicação do Bunkyo de 2005 a 2007 e Presidente do Conselho Deliberativo do Bunkyo (2019/2021).

Na área assistencial foi Diretor da Associação Pró-Excepcionais Kodomo-no-Sono desde 1982 assumindo a Presidência de 2014 a 2020 e Presidente da Associação Brasileira de Voluntários em Musicoterapia (2003/2005).

Atualmente exerce o cargo de Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Pró-Excepcionais Kodomo-no-Sono. Em junho de 2018 foi condecorado com a Medalha Anchieta pela Câmara Municipal de São Paulo.

 

Rodolfo Eiji Wada 和田ロドルフォ

5º Vice-Presidente 第5副会長

Natural de Botucatu — SP, é bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com MBA em Controles Internos pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI).

Atualmente é Auditor Interno do Itaú Unibanco S.A.

Foi Presidente da Aliança Beneficente Universitária de São Paulo (ABEUNI), da Comissão de Jovens do Bunkyo e da JCI Brasil-Japão.

Foi bolsista do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão no programa de “Líderes Nikkeis da Futura Geração” em 2015. No Bunkyo também presidiu as comissões do Bunka Matsuri, Fórum de Integração do Bunkyo (FIB) e do Projeto Network.

 

Lidia Reiko Yamashita 山下リジア玲子

6º Vice-Presidente 第6副会長 / Presidente da Comissão de Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil

Nascida em São Paulo, é arquiteta pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP formada em 1975.

Cursou o Tokyo Metropolitan University Faculty of Urban Environmental Sciences Department of Architecture de 1971 a 1972, International Language School de Londres em 1973 e AOTS (Association for Overseas Technical Scholarship) Tokyo 1998.

Atuou como membro do Conselho Deliberativo do Bunkyo de 2007 a 2019. Na Comissão de Administração do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil foi vice-presidente entre 2007 a 2019 e atualmente é presidente.

 

Silvio Iamamura 山村シルビオ

7º Vice-Presidente 第7副会長

Natural de Presidente Prudente/SP, é arquiteto e urbanista com especialização em Direito das Cidades na Sociedade Brasileira de Direito Público e Conselheiros de Administração pelo IBGC Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

Atualmente é Diretor de Operações Imobiliárias da EZTEC Empreendimentos e Participações S.A., empresa do Mercado Imobiliário e titular da DWA Arquitetura, empresa especialista em Projetos de Arquitetura de Edifícios Corporativos.

 

Hugo Teruya 照屋ウーゴ武次

Secretário Geral 専任理事

Nasceu em 1988, sendo descendente de terceira geração.

Cursou Faculdade de Direito na Universidade Presbiteriana Mackenzie formando-se em 2016. Fez especialização em Direito Tributário no Instituto Brasileiro de Direito Tributário, Direito Sistêmico na Hellinger Schule e Pós-graduação em Direito Processual Civil naEscola Paulista de Direito.

Trabalhou de 2010 a 2013 na Gaia Silva Gaede e Advogados Associados, de 2013 a 2015 na Oliveira da Silva e Campos Advogados Associados. Também trabalhou na Mendes Barreto e Souza Leite Advogados de 2016 a 2017, estando atualmente na Castro Neves Dal Mas Advogados Associados.

Foi Presidente do Seinenkai da Associação Okinawa de Vila Carrão de 2010/2011, tendo sido um dos responsáveis pela implementação do grupo de jovens da associação. Participou também da implementação de grupos de jovens na Associação Okinawa de São Mateus e Associação Santa Clara. Em 2014, se tornou membro do Projeto Brasil Educando na ABEUNI.

É também membro da JCI desde 2014, tendo sido vice-presidente executivo em 2017, diretor executivo de Assuntos Internacionais em 2018 e secretário geral em 2019.

Fez intercâmbio em 2017, através de bolsa concedida pela Prefeitura de Naha/Okinawa, para aprofundar conhecimento de cultura okinawana e pesquisar sobre imigração para o Brasil. No Bunkyo atua também no projeto Kakehashi – Projeto Geração.

 

Massami Uyeda Junior ウエダ•マサミ

1º Secretário 第1常任理事

Sócio-fundador da Arap, Nishi & Uyeda Advogados, Massami Uyeda Junior é graduado em Direito pela Universidade de São Paulo – USP, São Paulo (1991); em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, São Paulo (1993), e especializado em Direito Empresarial.

Foi Assessor Jurídico da CBPO (1992/1997). Advogado associado estrangeiro no Clifford Chance – Nova Iorque (1997/1998). Assessor Jurídico da Odebrecht Serviços de Infraestrutura S.A. (1998/1999) e Diretor Jurídico da CCR S.A. (1999/2008). Admitido na OAB/SP em 1992.

Paralelamente, Uyeda Junior foi membro da Comissão de Arbitragem e é membro da Comissão de Direito Bancário da OAB/SP. Foi ainda membro dos Conselhos de Administração de Nova Dutra, AutoBan, ViaOeste, Rodonorte, ViaQuatro e ViaFácil/CGMP (2000/2008), membro do Conselho Consultivo do Grupo Itapemirim (2009-2013), membro do Conselho Fiscal da Renuka do Brasil (2012/2015) e membro do Conselho Consultivo do Grupo Encalso/Damha (2015/2017).

Áreas de atuação: Projetos de Infraestrutura; Societário e Governança Corporativa; Fusões e Aquisições – M&A; Financiamentos de Projetos – Project Finance; Finanças Corporativas e Mercados de Capitais; Contratos de Grande Complexidade; Licitações Públicas, Direito Administrativo, Assuntos Regulatórios; Parcerias Público-Privadas (PPP) e Start-ups.

Reconhecimentos e premiações: eleito em 2005 Top Cat, Latin Lawyer como um dos principais Diretores Jurídicos da América Latina pela revista inglesa Latin Lawyer; reconhecido pela publicação The Legal 500–Latin America nos anos de 2013 a 2019; reconhecido por seu destaque profissional em Projetos e Direito Público pela Chambers Latin America nos anos de 2013 a 2020; reconhecido por seu destaque profissional em Projetos e Direito Público pela Chambers Global nos anos de 2014 a 2020; e indicado de 2013 a 2020 pelo LACCA – Latin American Corporate Counsel Association como um dos principais advogados militantes da área de direito administrativo.

Fernando Matsumoto 松本フェルナンド

2º Secretário 第2常任理事

Nascido na cidade de São Paulo/ SP, sansei, se formou como Engenheiro Eletricista na POLI – USP. Complementou sua formação com uma Pós Graduação em Administração de Empresas – FGV e atualmente é aluno do MBA da FIA.
Tem formação e atua como coach profissional e consultor na estruturação de novos negócios.


Já trabalhou em empresas como Promon e Itaú Unibanco. Atualmente trabalha na startup Cittamobi, como head de novos negócios, parcerias e produtos.


Em 2018, recebeu convite do Governo do Japão para participar Programa de Convite ao Japão para os Descendentes de Japoneses da América Latina e do Caribe pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, sendo recebido em audiência oficial pela família imperial.


Atualmente é diretor da Associação Brasileira de Ex-bolsistas Gaimusho Kenshusei, e atua voluntariamente como membro e palestrante em diversas associações e ONGs, como Abeuni.

Wilson Toshihiko Otsuka 大塚俊彦

1º Tesoureiro 第1会計常任理事

Nascido em 1957 em São Paulo, SP, administrador de empresas, iniciou sua carreira profissional em 1978 na área de auditoria externa contábil pela PMM & Co. (atual KPMG) e logo seguiu para a área bancária, onde trabalhou em diversos bancos internacionais, no Brasil e no exterior (Chase Manhattan, Royal Bank of Canada e Lloyds Bank), especializando-se na área de financiamentos de projetos e de comércio exterior; em 1997, constituiu sua própria empresa de consultoria em negócios internacionais e passou a se dedicar à representação de diversos bancos estrangeiros no país, para os quais prestou serviços de estruturação e acompanhamento de financiamentos externos de projetos de investimentos no Brasil.

Em 2012, começou a desacelerar as suas atividades profissionais e passou a se dedicar a atividades voluntárias, como associado de kaikan e kenjinkai e, principalmente, como instrutor e dirigente de associações e federações de Kendô. Atualmente é Presidente da Confederação Latino-Americana de Kendô (recém eleito para a gestão 2021-2024), Presidente do Conselho de Ex-Presidentes da Federação Paulista de Kendô e Assessor da Presidência da Confederação Brasileira de Kendô.

 

Reimei Yoshioka 吉岡黎明

Diretor de Assistência Social  社会福祉担当理事

Filho de imigrantes japoneses que chegaram ao Brasil em 1928, nasceu no interior de São Paulo.

É bacharel em Serviço Social pela Faculdade Paulista de Serviço Social, mestre em Geografia Humana pela FFLCH/USP e doutor em Geografia Humana pela FFLCH/USP.

Trabalhou como assistente social na Coordenadoria da Saúde e Assistência Social de 1964 a 1992 e nas Centrais Elétricas de São Paulo – CESP de 1967 a 1970. Foi também diretor do Campus Avançado da USP em Marabá/PA de 1973 a 1975 e coordenador da Equipe Técnica de Implantação da Nova Marabá de 1976 a 1978.

Foi professor-visitante da Universidade de Tenri, na Província de Nara/Japão, no Departamento de Estudos Brasileiros, de 1997 a 2001. Nesses quatro anos, estudou a problemática dos trabalhadores brasileiros no Japão, sobretudo com relação à educação. O tema resultou em sua tese de doutorado intitulada “Por que Migramos do e para o Japão”, e no livro“Dekasseguis com os Pés no Chão” (em coautoria com Silvio Sam).

Foi atleta, dirigente, árbitro de beisebol e presidente da Federação Paulista de Beisebol e Softbol de 1991 a 1996. Foi vice-presidente do Bunkyo entre 2003 e 2007 e coordenador do Núcleo de Informação e Apoio a Trabalhadores Retornados do Exterior (Niatre) – projeto conveniado com o Ministério do Trabalho e Emprego. É membro do Bunkyo, da Assistência Social Dom Jose Gaspar (Ikoi-no-Sono), da Associação dos ex-bolsistas do Gaimusho Kenshusei e da Associação Harmonia de Educação e Cultura,

 

Herberto Macoto Yamamuro 山室エルベルト信

Diretor de Planejamento  予算企画担当理事

Graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica na Escola Politécnica / USP em 1986.

Cursou Especialização em Marketing – FGV/SP – CEAG no ano de 1992 e fez Pós-graduação em Macroeconomia – FGV/SP em 1994.

Pertenceu a NEC América Latina no período de 1986 a 2014 passando por diferentes funções. Começou como engenheiro de sistemas e vendas em 1986, passando a assistant manager da Latin America Division Japão, gerente de programa do HPC , gerente de Departamento de Desenvolvimento, gerente geral do Planejamento Corporativo até se tornar Diretor de Unidade de Negócios de Soluções em 1999.

Tornou-se diretor executivo e COO em 2006, se tornando presidente e CEO de 2008 a 2014. Responsável pela operação da NEC no Brasil (US$250 Mi líquidos de vendas em 2013, sendo US$150 Mi referente a Soluções em Serviços e Integração) e pelo Centro de Competência para Rede e Empreendimento para a América Latina.

Em 2015 se tornou presidente e diretor da Science Energy Brasil Ltda, startup no país para solução de eficiência energética e sustentabilidade para óleo e gás baseado em nanotecnologia e organo metálico. Atualmente é conselheiro e membro do Comitê Executivo da LSI TEC – USP na Preparação da Estrutura de Indústria e Comércio para a Plataforma Nacional para IoT de Borda integrando segurança e IA – Inteligência Artificial em Desenvolvimento no LSI TEC.

De 2012 a 2018 atuou como diretor de Planejamento e Finanças do Hospital Santa Cruz. Em 2019 se tornou membro do Bunkyo.

 

Gioji Okuhara 奥原常嗣

Diretor Cultural 文化担当理事

Atua há mais de uma década em Conselhos de Administração em empresas familiares, como La Violetera Alimentos e Moinhos Paulista S/A.

Anteriormente foi presidente no Brasil  de diversas companhias multinacionais como Danone, Herbalife, Faber-Castell América Latina, Revlon e Pepsi-Quaker, onde liderou o lançamento de Gatorade no Brasil.

Atuou ainda por 17 anos na Colgate-Palmolive, incluindo a matriz em Nova Iorque, como diretor associado de Marketing Global, com foco na Ásia. Foi também membro dos Conselhos da Melitta América do Sul,da Santher do Brasil S/A e membro do comitê de Marketing do e-commerce OneMarket, start-up de alimentos saudáveis.

É administrador de empresas pela Fundação Getúlio Vargas e participou de programas em educação executiva na Wharton e Harvard Business Schools nos EUA.

É conselheiro certificado pelo IBGC, Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e membro do YPO, organização global de Presidentes de empresas, onde voluntariamente realiza mentoria de CEOs.

Atuou ainda por mais de 10 anos como mentor da ONG Endeavor que fomenta o empreendedorismo e está como voluntário no Bunkyo desde 2018.

 

 

Teruco Araki Kamitsuji 上辻照子

Diretora Social 社会担当理事

Natural de Lucélia/SP, formou-se em Letras Vernáculas e Francês na Faculdade de Filosofias Ciências e Letras de Marília / UNESP, acumulando as seguintes especializações:

  • “Semântica Portuguesa” na Faculdade de Filosofia , Ciências e Letras “Sedes Sapientiae” / PUC-SP
  • Universidade de Aix-Marseille – Faculté des Lettres et Sciences Humaines d´Aix-en-Provence ( Hautes Études de Lettres et Civilisation Françaises) – 1972
  • Pedagogia, Licenciatura Plena – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Tupã / SP
  • Psicodrama Pedagógico – Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama de São Paulo – ABPSSP

Atuou como professora de Português, Francês e Filosofia, foi vice-diretora da rede pública estadual, orientadora educacional e pedagógica da rede privada, tendo trabalhado também na área de T&D de gestão de relacionamento com clientes.

Trabalhos Voluntários:

  • Federação de Bandeirantes do Brasil- Região de SP ( Girl Guide) -1983 a 2003
  • Delegada da “Federação de Bandeirantes do Brasil”- no XVII Jamboree Mundial em Seul – Coreia do Sul1991
  • “Forum Global – ECO92” – Projeto Árvore da Vida – Rio de Janeiro – RJ.
  • Pedagoga responsável pelo Projeto “Motivando o Cidadão para a Qualidade” – Creche Nossa Senhora de Fátima – SP/SP – desde 1998
  • Projeto de Alfabetização de Adultos – Centro Acadêmico da Fundação Getúlio Vargas e Pontifícia Católica de SP – PUC.
  • Presidente do CONSCRE- Conselho Estadual Parlamentar das Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras- Entiddade Criada por meio da Resolução nº 817- 22/11/2001 – na ALESP de 2017 a 2021 e vice-presidente na atual gestão (2021 a 2023)

É voluntária no Bunkyo desde 2011, tendo ocupado vários cargos: voluntária no Museu da Imigração Japonesa; Diretora Social, Presidente da Comissão de Incremento Social ; Vice-Presidente da Diretoria Executiva ; Presidente da Comissão de Divulgação da Culinária Japonesa ; Vice-Presidente do Conselho Deliberativo; Vice-Presidente da Comissão de Danças Folclóricas Internacionais; atualmente é Diretora Social, Presidente da Comissão de Danças Folcloricas Internacionais e Presidente da Comissão de Divulgação de Gastronomia Japonesa.

 

Roberto Kazutoshi Tanaka 田中ロベルト

Diretor de Esporteスポーツ担当理事

Cursou Odontologia na UNOESTE  em 1979, fazendo aperfeiçoamento em Implantodontia  na FUNDECTO/ USP em 1995. Posteriormente fez Periodontia em 1997 e Endodontia em 1999 na na FUNDECTO/ USP.

Participa do Projeto ISCAE – Integração Social e Cultural Através do Esporte  – Crianças Escola Chiyo Yamamoto, desde 2005.

Desde 2000, esteve envolvido na realização de 18 campeonatos brasileiros de Karatê Shotokan JKA, tendo sido coordenador da participação da seleção brasileira no Sul-Americano 2016, além de coordenador nos Jogos Panamericanos de 2018 e 2019 e no Mundial da Irlanda no ano de 2017.

É diretor voluntário no Instituto WST Shotokan NKK – JKA Brasil desde 2015, além de diretor voluntário do Nippon Country Club desde 1999. Atua como cirurgião dentista na Odontologia Integrada Tanaka desde 2019.

 
 

Patricia Sawamura Takehana 竹花パトリシア

Diretora de Comunicação 広報担当理事

Patricia é educadora de formação, marketeira de profissão e viajante por paixão. Nascida em São Paulo, já chamou de casa o Japão, a Austrália, o Chile e tem o passaporte carimbado por uma volta ao mundo.

Iniciou no universo do trabalho voluntário em 2005, na Abeuni – Aliança Beneficente Universitária de São Paulo. Em 2008 assumiu a diretoria de Relações Públicas, cargo que ocupou por 5 anos. Em 2013 foi vice presidente da entidade.

Em 2016 iniciou as atividades no Bunkyo. Foi presidente do FIB – Fórum de Integração Bunkyo em 2019 e 2020. Em 2021 assumiu a vice presidência do Bunka Matsuri.

Em 2019 foi para o Japão como bolsista JICA pelo curso de Formação de Coordenadores de Atividades da Cultura Japonesa.

 

Carlos K. Fukuhara 福原カルロス

Diretor de Cerimonial e Protocolo

Nascido em Presidente Prudente/SP, filho de imigrantes japoneses Keniti Fukuhara (Fukuoka-ken) e Tikano Fukuhara (Oita- Ken), casado com Lúcia (Cirurgiã Dentista), tem dois filhos: Daniel (Cirurgião Médico) e Marina (Farmacêutica).

Formado pela 1ª Turma (1973) de Comunicação Social, Habilitação em Relações Públicas pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado – FIAM, com especialização e graduação em Comunicação, Marketing e Administração de Empresas.

Na empresa de iniciativa privada  AAB – Assessoria Administrativa Ltda., empresa de Consultoria de  Relações Públicas, filiada a Hill and Knowlton Strategies, atuou como assessor do departamento de atendimento a clientes no Brasil, prestando atendimento na área de comunicação.

Como gerente da Divisão de Relações Públicas da CESP – Companhia Energética de São Paulo, foi responsável pelo planejamento e execução das atividades de comunicação da empresa.

Exerceu várias funções no governo do município e estado de São Paulo: coordenador técnico na organização da 1ª Reunião de Coordenação da Casa Militar do Governo sobre Defesa Civil de nível nacional em janeiro de 1979, assistente de cerimonial e assessor de Relações Públicas do Governo do Estado, subchefe da Casa Civil para assuntos de audiências e representações, coordenador do Projeto de São Paulo na Expo-Xangai 2010, entre outras.

Atualmente é membro da diretoria do Bunkyo. É também conselheiro da Aliança Cultural Brasil/Japão e assessor especial da Presidência da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo e da Associação Comercial de São Paulo.

 

Thais Oyama 大山タイス

Diretora de Imprensa

Thaís Oyama foi redatora-chefe da revista VEJA de 2012 a dezembro de 2018.

Antes, trabalhou na TV Globo, nos jornais Folha de S. Paulo e Estado de S. Paulo, entre outros veículos.

É autora dos livros “A Arte de entrevistar bem”, da editora Contexto e “Tormenta – O governo Bolsonaro: crises, intrigas e segredos” (Companhia das Letras, 2020).

 

Madoka Hayashi 林まどか
Diretora 理事

Nascida no Japão em 1948, graduou-se na Faculdade de Educação Física de Tokyo em 1970.

Cursando à partir do ano seguinte, o Curso Chadoka do Departamento de Cerimônia do Chôdo Fundação Urasenke até 1974.

Foi nomeada assistente do Representante Oficial e Mestre da Fundação Urasenke para Centro de Chado Urasenke do Brasil em 1978. Em 2009 se tornou Vice-Presidente do Bunkyo, mantendo-se no cargo até 2021.

 

Claudio Hagime Kurita 栗田クラウジオ

Diretor 理事 / Presidente da Comissão de Administração do Pavilhão Japonês

Atualmente é diretor de Operações, Eventos e Institucional da Japan House São Paulo.

Formado em Publicidade e Propaganda, atuou por mais de 8 anos na SP Turis, órgão oficial de Turismo e Eventos da cidade de São Paulo.

Serviu como gestor de projetos na Aliança Mundial Save The Children, no México e atuou como gerente de contas da presidência no Blue Tree Hotels.

Foi bolsista no Programa de Liderança Juvenil do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) em Washington, EUA, participou do Programa de Jovens Líderes pelo Ministério de Negócio Exteriores em Tokyo, Japão e cursou Desenvolvimento Nacional na Universidade de Defesa Nacional da República da China em Taipei, Taiwan.

Atualmente, como voluntário, é diretor do Bunkyo, vice-presidente da Associação Panamericana Nikkei e diretor da Associação Brasileira dos Ex-Bolsistas Gaimusho Kenshusei.