TV BUNKYO / 11.2.2022

Empreendedorismo

Nessa edição da TV Bunkyo saiba mais sobre a trajetória de sucesso de grandes empresas nikkeis no Brasil! Você sabia que empresas familiares como a Sakura Alimentos, que se encontram na 3ª geração de gestão, tem estatisticamente apenas de 6 a 16% de chance de sobrevivência? Quais serão então os segredos do progresso ao longo dos anos?

Para Raul Takaki, empresário, as primeiras empresas nikkeis no Brasil de peso, como Banco América do Sul e Cooperativa Agrícola de Cotia foram fundadas por Japoneses, sendo que a educação, o incentivo ao estudo e formação superior tiveram papel fundamental na continuidade dos negócios e formação sólida de lideranças.

Shun Nishimura, presidente da holding Jacto conta que seu avô Shunji Nishimura, fundador da empresa, chegou no Brasil da década de 30 no porto de Santos, inicialmente trabalhando na colheita de café. Porém o fato de não falar português o fez procurar por cidades mais afastadas, como a de Pompéia no interior de SP, acreditando que teria mais oportunidades. Neste local utilizou seus conhecimentos como engenheiro mecânico para consertar utensílios domésticos, sendo solicitado também a reparar máquinas agrícolas e posteriormente desafiado a aprimorá-las, marcando assim o início do que seria a Jacto.

A empresa de máquinas agrícolas foi crescendo e em 1970 foi criada a 1ª colheitadeira de café do mundo, a destacando no mercado. Guiada pela inovação e superação, a Jacto atualmente está presente em 5 continentes e 120 países. Para Shun, o maior desafio foi a cooperação entre os sócios; pensar no coletivo, acima do individual, foi essencial para a prosperidade do negócio familiar.

Sinônimo de qualidade e símbolo da culinária asiática no Brasil, a Sakura completa 81 anos como uma marca sólida no mercado, sendo inclusive confundida como marca japonesa, tamanho profissionalismo e competência em sua gestão.

Fruto da junção de empresas do mesmo ramo de 2 irmãos, Suekichi e Hidekazu Nakaya, que optaram por não concorrer entre si e juntar forças, formando a Sakura Nakaya Alimentos LTDA, a indústria de alimentos passou por diversos processos de profissionalização do negócio, entre eles envasamento em embalagem de vidro com modelo trazido do Japão e implantação de novas tecnologias de fermentação natural, cultivo de grãos não transgênicos, além de composição sem glúten, atributos que trazem diferenciais à empresa perante seus concorrentes. Com marca reconhecida no mercado nacional, seu próximo passo inclui planos de expansão para países da Europa e o Japão.

Foi no Brasil que Chieko Aoki, após anos de experiência em hotelaria e viagens por diversos continentes, encontrou um nicho de mercado quase não explorado. Na época, apenas hotéis de luxo ofereciam um atendimento “premium”, ficando as demais categorias mais focadas no preço que na qualidade do serviço. Com a venda do Grupo Caesar em que trabalhava, Chieko decidiu fundar a sua própria rede de hotéis nomeada Blue Tree Hotels (árvore azul, significado de seu sobrenome Aoki), com foco em padrão de excelência de atendimento. A rede com hoje 25 anos de história, conta com 23 hotéis em diversos lugares do país, agregando a cultura japonesa à hospitalidade brasileira, tendo na imagem de sua fundadora uma fonte de inspiração para o empreendedorismo feminino no país e no mundo.