TV BUNKYO / 18.3.2022

Longevidade

Os japoneses, geralmente, estão no topo dos países com população com a maior longevidade. Quais serão os segredos do povo japonês para a viver tanto? Alimentação? Cuidado com a saúde? Hábitos saudáveis?

De acordo com as pesquisas, o Japão é o país com o maior número de idosos que passaram dos cem anos de idade. De cada 100 mil habitantes, 48 passam a idade de cem anos. Além da genética, cultura e hábitos de vida próprios dos japoneses fazem a diferença: “A genética contribui em alguns fatores, mas se não acrescentarmos um estilo de vida próprio, não teríamos tanta longevidade nessa etnia”, comenta a Dra. Sumika Mori, geriatra do Hospital Japonês Santa Cruz. “Quando a gente bate o olho, a primeira característica que percebemos é que o japonês costuma ser mais magro que a média das outras etnias”, acrescenta a médica.

Este fator está presente em estudos que comparam populações, e os japoneses ou descendentes desta etnia se sobressaem quando comparados aos ocidentais em geral. “Isto se reflete, sobretudo, na alimentação”, explica Dra. Sumika.

Para conferir a reportagem sobre “Longevidade” na íntegra, acesse a TV Bunkyo no YouTube.

O programa é apresentado por Ricardo Sam e Roberta Tiepo, com reportagens de May Fujikake. A realização é da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo, com o apoio da JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão).