TV BUNKYO / 04.3.2022

Arquitetura

A TV Bunkyo te leva para conhecer a história e os detalhes da arquitetura tradicional e paisagismo do Japão. Você sabia que temos estruturas que foram montadas no Japão e trazidas para o Brasil?

Conheça o Pavilhão Japonês: localizado dentro do parque Ibirapuera em São Paulo, foi um presente do governo e da comunidade Japonesa em comemoração aos 400 anos da cidade em 1954. Administrado pelo Bunkyo, Cláudio Kurita (comissão de administração do Pavilhão Japonês) explica que a construção foi montada do outro lado do mundo pelo arquiteto Sutemi Horiguchi, desmontada e enviada ao Brasil. Utilizando técnicas de marcenaria, carpintaria e construção japonesa, tornou-se referência nos estudos de arquitetura oriental e imigração japonesa.

Eduardo Goo Nakashima, secretário geral do Bunkyo e arquiteto, detalha alguns dos conceitos da arquitetura japonesa utilizados no Pavilhão, como a estrutura modular, na qual os espaços são separados por biombos ao invés de paredes de concreto, influenciando nitidamente a arquitetura moderna do séc. XX, que absorveu o mesmo conceito no funcionamento dos escritórios e na indústria. Outro aspecto interessante é a necessidade da constante manutenção: construída em madeira, a estrutura é tratada como um organismo vivo, trocando as partes que eventualmente vão se deteriorando com o tempo.
Conceitos japoneses como o wabi-sabi, no qual se aceita a transitoriedade e a imperfeição; e a presença de marcas que caracterizam a assinatura do carpinteiro que entalha a madeira e os encaixes também integram particularidades da obra de arquitetura japonesa.

Naoki Otake estudou arquitetura no Brasil, mas relata que apenas em um escritório do Japão entrou em contato com aspectos que formam a arquitetura do Japão. No país, como as estruturas são feitas por inteiro em madeira, o chefe da obra é o próprio carpinteiro, que detém o conhecimento da montagem e encaixe de cada peça da fundação.

O paisagista Shinzo Okuda nos fala sobre as características do jardim oriental: diferente dos jardins europeus, há uma relação mais próxima com a natureza, com a formação de formas irregulares, orgânicas, presença de quedas de água, ornamentos como luminárias em pedra esculpida, sendo necessária a manutenção constante com podas frequentes nas plantas e rega diária no caso dos bonsais.
A assistente de Okuda, Mari Yamada denota que o jardim japonês é um local dedicado à contemplação, retiro, que inspira paz e harmonia. Uma técnica muito interessante que se originou do bonsai é a do kokedama, que consiste em envolver a raiz da planta com musgo, formando uma bola, podendo ser suspensa com fios ou apoiada sobre pratos, muito durável e de características orientais.

Um ícone de modernidade e tecnologia avançada do Japão é a Tóquio Sky Tree, projetada por Kenzo Tange, arquiteto famoso por unir arquitetura tradicional com aspectos científicos, a Sky Tree é a maior torre de transmissão independente do mundo, com altura de 634 metros, exibe uma silhueta elegante com distorção e arqueamento, vistos na arquitetura japonesa tradicional. No Brasil podemos destacar na arquitetura moderna o arquiteto Ruy Otake, que coleciona obras como o Instituto Tomie Ohtake, Hotel Unique entre outras, sendo um nome de peso junto com Oscar Niemeyer, Paulo Mendes da Rocha e Vilanova Artigas.