Celebração em memória de Marcelo Hideshima

Compartilhe

Foram programadas duas cerimônias, uma budista e outra católica, em memória de Marcelo Hideshima, falecido no último dia 1º de fevereiro.

No dia 6 de fevereiro, segunda-feira, às 19h, a celebração será na Catedral Budista Nikkyoji, na rua Ibaragui Nissui, 166 – Vila Mariana.

A outra será no dia 7 de fevereiro, terça-feira, às 19h30, no Santuário São Judas Tadeu, na Avenida Jabaquara, 2682, Jabaquara.

A despedida de Marcelo Hideshima

O velório de Marcelo Hideshima, 53 anos, realizou-se no Espaço Cultural Bunkyo, atendendo ao pedido do presidente Renato Ishikawa, para prestar a última homenagem ao seu estimado jovem líder, vice-presidente da entidade.

O velório, que teve início às 14h do dia 2 de fevereiro, e prosseguiu até às 8h do dia seguinte, foi bastante movimentado, reunindo além dos familiares e amigos, membros de inúmeras entidades e autoridades japonesas e brasileiras. Na recepção, assinaram o livro de presença, cerca de 650 pessoas (levando-se em conta que nem todos assinaram, calcula-se o total de 1.000 pessoas). As paredes do amplo Espaço Cultural foram tomadas por 74 coroas de flores de homenagem.

Claudio Kurita numa mensagem no Whatsapp, repetiu o mesmo lamento ouvido durante todo o velório por diferentes pessoas:

“Ainda está difícil acreditar que ele se foi, assim tão rápido e prematuramente”. Continua Kurita: “mas, a vida tem coisas inexplicáveis, e mesmo os heróis de vez em quando descansam. Ficam seus feitos, histórias e ensinamentos num grande legado que não será esquecido”. E ressalta, “todos nós temos o compromisso de continuar aquilo que ele amava, o Bunkyo e a cultura japonesa”.

Agradecimentos da esposa Daniela e da filha Carol

Foto em família: Daniela, a filha Carol e Marcelo Hideshima no dia 30 de Janeiro em comemoração de 20 anos de casamento no Terraço Itália. (Imagem: Daniela Hideshima)

Daniela e Carol, esposa e filha de Marcelo Hideshima, respectivamente, enviaram na manhã do dia 4, uma mensagem de agradecimentos aos membros do Bunkyo – diretores, funcionários e associados, pela assistência durante o velório.

“Queridos amigos! Descansei bem esta noite e peço desculpas pela demora em enviar esta mensagem para vcs! Somos imensamente gratas por terem cuidado de cada detalhe do funeral do Marcelo! Momento tão difícil para todos nós, mas que o fizeram lindamente! Com certeza ele viu tudo e ficou muito orgulhoso, feliz e em paz!! GRATIDÃO!!  Vcs moram nos nossos 💖💖!!

Seremos eternamente gratas!!🙏 Todo esse amor e carinho de vcs nos fortalece e nos sentimos muito acolhida!! Obrigada! Obrigada! Obrigada! Que Deus abençoe todos vcs!! São muito especiais!!”

Daniela Hideshima


“Queridos amigos do meu pai,

Queria começar agradecendo a todos vocês, pelas inúmeras mensagens de carinho e ajuda que nos deram nesses últimos dias. Tenho certeza que meu pai ficou muito feliz em vê-los todos juntos e reunidos para fazer algo em memória à ele.

Todo carinho e preocupação comigo e com a minha mãe nesse momento tão doloroso significa muito para gente. Ele conseguiu cumprir sua missão aqui na terra mais rápido do que nós queríamos, mas isso só mostra o quão esforçado e dedicado ele era. Ver aquela quantidade de pessoas e coroas de flores no velório do meu pai, me faz me inspirar e me orgulhar cada vez mais dele.

Obrigada a todos!”

Carol Hideshima


Muito obrigado ao Marcelo Hideshima

Abaixo, a manifestação do vice-presidente Dr. Roberto Yoshihiro Nishio, em nome do Bunkyo, sobre o passamento de Marcelo Hideshima e seu velório no Espaço Cultural Bunkyo, no último dia 2 de fevereiro.

“O Marcelo Hideshima teve um velório e funeral à altura de sua influência no desenvolvimento das atividades das entidades da comunidade nipo-brasileira. Cerca de 800 pessoas estiveram presentes no velório realizado no Espaço Cultural Bunkyo, e 74 coroas de flores ofertadas em sua homenagem, são reflexos de sua vida dedicada à benemerência e à construção de pontes de amizades.

Paradoxalmente conhecido como Hideshima, ou Hide,  pelos mais jovens e  de Marcelo pelos amigos mais experientes, vieram velar seu corpo altos representantes do Governo do Japão, como o Embaixador Hayashi,  os Cônsules Kuwana, de São Paulo; Sano, do Recife; Ogino, de Manaus; Komuro e Ide,  de São Paulo,  a ex- Cônsul Geral do Japão em Manaus,  Hitomi Sekiguchi e os vereadores paulistanos Aurélio Nomura,  George Hato,  Rodrigo Hayashi Goulart e o ex-deputado federal Valter Ihoshi, além de importantes personalidades da sociedade nipo-brasileira.

E, para nós colegas do Marcelo na Diretoria do Bunkyo, muito significativa foi constatarmos no meio de tantas coroas de flores, as que foram enviadas pelos Nikkeis de Manaus, pela Associação Nikkei de Salvador (Bahia) e por entidades do Rio Grande do Sul!!!

Muito obrigado ao Marcelo por, mesmo nos momentos de profunda tristeza e comoção de sua despedida, trazer ao Bunkyo tantas pessoas queridas, em especial jovens que, sem dúvida, se sensibilizaram com a profundidade do reconhecimento e reverência com que a sociedade nikkei do Brasil o homenageou!

Que os exemplos do Marcelo sirvam de inspiração para o surgimento de novos líderes em nossa comunidade!!!

Marcelo, descanse em paz, acalentado pela saudade de todos nós!

🙏🙏🙏

Dr. Roberto Nishio, vice-presidente do Bunkyo


25ª CONFRA – Homenagem ao Marcelo Hideshima

Atletas das equipes de Judô e Karatê prestam homenagem póstuma a Marcelo Hideshima

A comissão organizadora da Argentina, das modalidades karatê e judô, a pedido da comissão brasileira de karate e judô, prestou homenagem ao colega Marcelo Hideshima durante a abertura das competições. A informação é do Dr. Roberto Tanaka, chefe da equipe brasileira de karatê e diretor da Comissão de Esportes do Bunkyo.

A homenagem ocorreu na 25ª edição da Confraternidad Deportiva Internacional Nikkei – Confra 2023, que se realiza de 2 a 5 de fevereiro, em Buenos Aires, Argentina, e reúne equipes de 12 países para disputa de 13 modalidades.

Live de 2020 Academia do Futuro – Entrevista com Marcelo Hideshima

Resgatamos um precioso documento contendo uma entrevista em que o próprio Marcelo Hideshima conta sua trajetória e reúne depoimentos de pessoas que conviviam com ele.

Essa conversa aconteceu em 2020, e foi gravada para a série “Conversando com a academia”, gravada pela Academia do Futuro do Nippon Country Club. Vale a pena assistir para se emocionar e aprender com a generosidade e humildade de Hideshima!

Veja acima ou pelo link: https://www.youtube.com/live/sJZ4cWwD5z4

Confira o calendário de eventos completo