Currículos

 

Kokei Uehara 上原幸啓

Presidente Honorário 名誉会長

Natural de Okinawa, chegou a Olímpia/SP em 1936, aos 8 anos de idade, sem os pais, para viver com os irmãos mais velhos e junto com eles trabalhou na lavoura.

Formou-se em Engenharia Hidráulica na Escola Politécnica da USP em 1953, viveu em Paris
entre 1955 e 1956 com bolsa oferecida pelo governo francês para estudar na
Sorbonne e na École Nationale de Ponts et Chaussées. À partir de 1958 passou a ministrar aulas na Escola Politécnica.

Participou dos projetos de muitas das grandes barragens hidrelétricas brasileiras construídas na segunda metade do século XX: Barra Bonita, Bariri, Ibitinga, Promissão, Três Irmãos, Jupiá, Ilha Solteira e Itaipu.

Trabalhou ainda, como consultor técnico voluntário de obras da cidade de São Paulo e foi por dez anos, representante do Brasil na Unesco, no Decênio Hidrológico Internacional.

É um dos fundadores da FATEC (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) e da FAT (Fundação de Apoio à Tecnologia). É Professor Emérito da Escola Politécnica da USP, da FATEC e Doutor Honoris Causa pela Osaka City University. 

É presidente de honra da FAT e do Bunkyo que presidiu de 2003 a 2009, tendo sido presidente da Comissão das Comemorações do Centenário da Imigração Japonesa ao Brasil em 2008.

 

Renato Ishikawa 石川レナト

Presidente 会長

Renato Ishikawa foi diretor presidente da NEC DO BRASIL, sendo o primeiro nikkei a assumir a direção da empresa. Ingressou na NEC como diretor em 1984 e assumiu a presidência em agosto de 1999. Foi eleito pelo Fórum de Líderes Empresariais e leitores da Gazeta Mercantil, como Líder Empresarial do Setor de Telecomunicações em 2001. A gestão de Renato Ishikawa, se caracterizou por assumir grandes desafios como a implementação de novas estratégias da NEC do Brasil.

Atualmente comanda a CNL Empreendimentos Imobiliários, construtora e incorporadora fundada em 1995, cujo portfólio é composto por obras reconhecidas pela qualidade, segurança e pontualidade.

É proprietário da Fazenda Aliança, adquirida em 1997 na cidade de São João da Boa Vista/SP, onde planta mais de um milhão de pés de cafés especiais, exportados para o Japão, Alemanha, Bulgária, Inglaterra entre outros. Paralelamente cria gado de corte.

Desde 2012 como presidente voluntário no Hospital Santa Cruz, fez uma grande reestruturação tornando o hospital superavitário, modernizando todo o parque com equipamentos de última geração, criando uma infraestrutura moderna e introduziu através de extensivos treinamentos, uma forma de atendimento humanizado no estilo japonês (Omotenashi).

Em maio 2019 foi eleito presidente do Bunkyo, tendo como objetivo preservar e divulgar tanto a cultura japonesa no Brasil como a cultura brasileira no Japão, de forma a estreitar a relação de amizade entre os dois países.

Em fevereiro de 2020 recebeu da Câmara Municipal de São Paulo o título de Cidadão Paulistano.

 

Jorge Yamashita 山下譲二

1º Vice-Presidente 第1副会長

Diretor Cultural 文化担当理事

Presidente da Comissão de Artes Plásticas e Arte Koguei

Vice-Presidente da Comissão de Biblioteca

Natural de São Paulo, é graduado como engenheiro civil pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie (1970), tendo feito curso de especialização em construção metroviária na Teito Rapid Transit Authority/Metrô de Tokyo e na Secretaria de Transporte Metropolitano de Tokyo em 1971-1972.

Atua como engenheiro civil pela Companhia do Metropolitano de São Paulo/Metrô desde 1973 e como consultor técnico do Banco Mundial pela Project Management Oversite Consultant (2004/2008).

Desde 1997 é diretor do Bunkyo e membro do Conselho Deliberativo da mesma entidade. Foi vice-presidente da diretoria executiva do Bunkyo de 2007 a 2017 e presidente do Conselho Deliberativo de 2017 a 2018. Foi diretor da AOTS (The Association for Overseas Technical Cooperation and Sustainable Partnerships) e vice-presidente da Associação Kagoshima do Brasil.

 

Roberto Yoshihiro Nishio 西尾ロベルト義弘

2º Vice-Presidente 第2副会長

Vice-Presidente da Comissão Administrativa do Museu Histórico da Imigração Japonesa

Nasceu em 1943 na cidade de Assaí, no Estado do Paraná, graduando-se na Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie em 1969.

Trabalhou de 1957 a 1961 no Banco América do Sul e posteriormente na Howa do Brasil S.A. Indústria Mecânica de 1962 a 1966. Na Cia. América do Sul Crédito, Financ. e Invest. Creasul, atuou em diferentes áreas até 1988, retornando ao Banco América do Sul como diretor entre 1988 a 1998. Atuou como advogado na empresa Leite, Tosto e Barros Advogados de 1998 a 2001.

No Bunkyo se tornou membro do Conselho Deliberativo e foi secretário geral na Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.

Atualmente é presidente da Fundação Kunito Miyasaka e do Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social, atuando ainda como membro do Conselho Deliberativo na Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz (Hospital Santa Cruz) e na Aliança Cultural Brasil-Japão.

 

Marcelo Hideshima 秀島マルセロ

3º Vice-Presidente 第3副会長

Vice-Presidente da Administração do Centro Esportivo Kokushikan Daigaku

Graduou-se em 1992 no curso Superior de Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

De 2005 a 2006 foi coordenador de Ação e Desenvolvimento Social, responsável pela área de Esporte, Cultura, Lazer, Habitação e Assistência Social na Subprefeitura Jabaquara do Município de São Paulo. De 2007 a 2013 atuou como chefe de gabinete do Deputado Federal Walter Ihoshi e atualmente é sócio diretor executivo da Indústria Alimentícia Alfa Ltda.

Foi o representante brasileiro na comemoração dos 60 anos de Imigração Japonesa no Paraguai em 1996. Foi diretor secretário da Associação de Intercâmbio Brasil – Japão entre 2003 e 2007.

Em 2005 recebeu convite do Governo do Japão para participar do Programa de Jovens Líderes Nikkeis da América Latina e Caribe pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, sendo recebido em audiência oficial pelo Príncipe Akishinomiya e Princesa Kiko.

Atuou como vice-presidente na gestão 2017/2019 nas instituições Sociedade Beneficente Casa da Esperança Kibô no Iê e Bunkyo. Foi eleito presidente na gestão 2017/2018 da Associação Brasileira de Ex-Bolsistas do Gaimusho Kenshusei.

No Bunkyo idealizou a formação da Comissão de Jovens (1997), o encontro de jovens líderes nacionais / REVI (1996), o Bunka Matsuri (2005) e o Forum de Integração Bunkyo (2007).

 

Tomio Katsuragawa 桂川富夫

4º Vice-Presidente 第4副会長

Vice-Presidente da Comissão de Relações Institucionais

Formou-se engenheiro operacional pela Faculdade de Engenharia Industrial / FEI, destacando-se na área de produção industrial na empresa em que trabalhou durante cerca de 20 anos.

Foi empresário em atividades de indústria e comércio por 25 anos e paralelamente às suas atividades profissionais, teve atuação destacada nas entidades sociais e culturais comunidade nikkei, em vários momentos.

Na Associação  Cultural e Esportiva Saúde foi eleito e reeleito vice-presidente  por vários mandatos tendo permanecido nesta função de 1988 à 2001. Atuando como diretor nesta entidade, organizou a realização de inúmeras atividades culturais e sociais que promoveram a divulgação da cultura japonesa junto a comunidade nipo-brasileira da região.

Como contribuição à sociedade brasileira, durante a Comemoração dos 100 Anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão em 1995, lançou o livro “História do Japão” em forma de mangá.

Em 2008, quando da Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, lançou o livro “Banzai” também na forma de mangá. Como membro da Comissão Organizadora dos Festejos Comemorativos do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, foi Coordenador Geral da Comissão de Homenagens que condecorou personalidades com a comenda Kasato Maru.

À partir de 2002, passou a integrar os quadros diretivos do Bunkyo, onde atualmente exerce o cargo de vice-presidente da Diretoria Executiva e presidente da Comissão do Bunkyo Rural.

 

Madoka Hayashi 林まどか

5º Vice-Presidente 第5副会長

Presidente da Comissão de Biblioteca

Nascida no Japão em 1948, graduou-se na Faculdade de Educação Física de Tokyo em 1970. Cursando à partir do ano seguinte, o Curso Chadoka do Departamento de Cerimônia do Chôdo Fundação Urasenke até 1974.

Foi nomeada assistente do Representante Oficial e Mestre da Fundação Urasenke para Centro de Chado Urasenke do Brasil em 1978.

Em 2009 se tornou Vice-Presidente do Bunkyo, mantendo-se no cargo até hoje.

 

Gioji Okuhara 奥原常嗣

6º Vice-Presidente 第6副会長

Vice-Presidente da Comissão de Marketing e Comunicação

Gioji Okuhara atua há mais de uma década em Conselhos de Administração em empresas familiares, como La Violetera Alimentos e Moinhos Paulista S/A. 

Anteriormente foi presidente no Brasil  de diversas companhias multinacionais como Danone, Herbalife, Faber-Castell América Latina, Revlon e Pepsi-Quaker, onde liderou o lançamento de Gatorade no Brasil. Atuou ainda por 17 anos na Colgate-Palmolive, incluindo a matriz em Nova Iorque, como diretor associado de Marketing Global, com foco na Ásia.

Foi também membro dos Conselhos da Melitta América do Sul,
da Santher do Brasil S/A e membro do comitê de Marketing do e-commerce
OneMarket, start-up de alimentos saudáveis.


É administrador de empresas pela Fundação Getúlio Vargas e participou de programas em educação executiva na Wharton e Harvard Business Schools nos EUA. É conselheiro certificado pelo IBGC, Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e membro do YPO, organização global de Presidentes de empresas, onde voluntariamente realiza mentoria de CEOs.

Atuou ainda por mais de 10 anos como
mentor da ONG Endeavor que fomenta o empreendedorismo e está
como voluntário no Bunkyo desde 2018.

Carlos K. Fukuhara 福原カルロス

7º Vice-Presidente 第7副会長

Presidente da Comissão de Administração

Nascido em Presidente Prudente/SP, filho de imigrantes japoneses Keniti Fukuhara (Fukuoka-ken) e Tikano Fukuhara (Oita- Ken), casado com Lúcia (Cirurgiã Dentista), tem dois filhos: Daniel (Cirurgião Médico) e Marina (Farmacêutica).

Formado pela 1ª Turma (1973) de Comunicação Social, Habilitação em Relações Públicas pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado – FIAM, com especialização e graduação em Comunicação, Marketing e Administração de Empresas.

Na empresa de iniciativa privada  AAB – Assessoria Administrativa Ltda., empresa de Consultoria de  Relações Públicas, filiada a Hill and Knowlton Strategies, atuou como assessor do departamento de atendimento a clientes no Brasil, prestando atendimento na área de comunicação.

Como gerente da Divisão de Relações Públicas da CESP – Companhia Energética de São Paulo, foi responsável pelo planejamento e execução das atividades de comunicação da empresa.

Exerceu várias funções no governo do município e estado de São Paulo: coordenador técnico na organização da 1ª Reunião de Coordenação da Casa Militar do Governo sobre Defesa Civil de nível nacional em janeiro de 1979, assistente de cerimonial e assessor de Relações Públicas do Governo do Estado, subchefe da Casa Civil para assuntos de audiências e representações, coordenador do Projeto de São Paulo na Expo-Xangai 2010, entre outras.

Atualmente é membro do Conselho Administrativo do Bunkyo, ocupando a função de vice-presidente. É também conselheiro da Aliança Cultural Brasil/Japão e assessor especial da Presidência da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo e da Associação Comercial de São Paulo.

 

Celzo Norimitsu Mizumoto 水本セルソ

Secretário Geral 専任理事

Vice-Presidente da Comissão de Administração

Vice-Presidente da Administração do Centro Esportivo Kokushikan Daigaku

Nasceu em Bastos em 1952, é formado em Agronomia pela ESALQ-USP em 1974 e Ciências Contábeis pela UNIMAR em 1975, com cursos de aperfeiçoamento Pós-Graduação Lato-Sensu em Economia pela CEAG-FGV em 1984 e Mestre em Comunicação pelo PROLAM-USP em 1995. Casado, tem 3 filhos e 3 netos.

Foi avicultor onde junto com seus irmãos Yutaka e Ademar, na Granja Mizumoto, chegou a ser um dos maiores produtores de ovos do Brasil, na década de 1980. Ainda atua como consultor na agronomia tendo como especialidade a avicultura de postura.

Na área de atividades sociais atua como secretário geral do Bunkyo, secretário geral na Associação Cultural e Esportiva Piratininga e diretor institucional da Associação dos Antigos Escoteiros e Escotistas Caramuru e do Grupo Escoteiro Caramuru. Foi vice-presidente de Gestão do Grupo Escoteiro Caramuru, secretário e presidente da Associação dos Antigos Escoteiros e Escotistas Caramuru e tesoureiro geral do Centro Acadêmico Luiz de Queiroz. Recebeu Medalha de Gratidão Grau Ouro da União dos Escoteiros do Brasil em 2018.

Em 2009 publicou o livro: “O Cerrado e o Seu Brilho” em conjunto com Alcione de Souza Junior, Bernardo Palhares Campolina Diniz, Julio Cesar Augusto Sesma da Cruz, Paulo Jose San Martin e Yoshisuke Ogura.

 

Gerson Shitoshi Kunii 国井ジェルソン

Tesoureiro Geral 会計専任理事

Vice-Presidente da Comissão de Administração

Foi empresário do setor de comércio varejista por 10 anos, após acumular experiência atuando em bancos e empresas diversas.

Faz parte da diretoria da Associação Cultural Nipo Brasileira de Vila Nova Cachoeirinha, tendo sido presidente no período de 2003 a 2019. É também vice-presidente da União Cultural São Paulo Norte (Federação) de 2005 a 2020.

De 2007 a 2012 foi tesoureiro do Bunkyo, tendo conseguido aprovar o Projeto do Espaço Cultural, firmado pelo Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social, com a utilização da Lei Rouanet, após várias rejeições da Diretoria. Também foi diretor de esporte de 2013 a 2015 e tesoureiro em novo período de 2015 a 2020.

Foi responsável pela estrutura financeira na comemoração do Centenário da Imigração Japonesa, com custo de mais de R$25 milhões, sendo R$6,5 milhões captado através da lei Rouanet como diretor financeiro do Instituto Brasil – Japão de Integração Cultural e Social no período de 2007 a 2014.

Participou da equipe de recuperação financeira do Hospital Santa Cruz de 2012 a 2017, quando esta entidade passou por uma fase de crescimento e renovação.

 

Noritaka Yano 矢野敬崇

1º Secretário 第1常任理事

Nasceu na província de Oita no Japão em 1946, como filho primogênito do casal Hirozo Yano e Dona Kiyoko Yano. Em 1960 emigrou para o Brasil, acompanhando os pais e irmãos.

Formou-se no curso de Economia da USP – Universidade Estadual de São Paulo e estudou na Universidade de Oita, Japão, no curso de Economia, como bolsita do governo de Oita-ken em 1976.

Depois de trabalhar em várias empresas, como Cooperativa Agrícola de Cotia, Hidroservice , Sumitomo Shoji e Sansuy Indústria de Plásticos, fundou a empresa Sanwey Indústria de Containers Ltda, que iniciou sua atividade industrial no ano 1984 e da qual ainda é presidente.

Foi vice-presidente da Kenren por ocasião da comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. Em 2008 chefiou a delegação do Brasil no Intercâmbio dos Líderes Regionais Brasil – Japão. Presidiu a Comissão Organizadora da Convenção Conjunta do 48º Kaigai Nikkeijin Taikai e da 14ª COPANI – Convenção Panamericana Nikkei, realizado na cidade de São Paulo em 2007. Entre 2009 e 2013 foi o presidente da Associação Panamericana Nikkei, que reúne os nikkeis de todos os países do continente americano, desde Canadá até Uruguai.

Atualmente como presidente da Associação Panamericana Nikkei do Brasil está providenciando junto à Universidade Cruzeiro do Sul a implantação do curso de Licenciatura da Língua Japonesa EAD (ensino à distância). É também presidente honorário da Associação Cultural Oita Kenjin do Brasil e conselheiro do Centro Brasileiro de Língua Japonesa.

 

Hugo Teruya 照屋ウーゴ武次

2º Secretário 第2常任理事

Nasceu em 1988, sendo descendente de terceira geração. Cursou Faculdade de Direito na Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2016. Fez especialização em Direito Tributário no Instituto Brasileiro de Direito Tributário, Direito Sistêmico na Hellinger Schule e Pós-graduação em Direito Processual Civil naEscola Paulista de Direito.

Trabalhou de 2010 a 2013 na Gaia Silva Gaede e Advogados Associados, de 2013 a 2015 na Oliveira da Silva e Campos Advogados Associados. Também trabalhou na Mendes Barreto e Souza Leite Advogados de 2016 a 2017 estando atualmente na Castro Neves Dal Mas Advogados Associados.

Foi Presidente do Seinenkai da Associação Okinawa de Vila Carrão de 2010/2011, tendo sido um dos responsáveis pela implementação do grupo de jovens da associação. Participou também da implementação de grupos de jovens na Associação Okinawa de São Mateus e Associação Santa Clara.

Em 2014, se tornou membro do Projeto Brasil Educando na ABEUNI. É também membro da JCI desde 2014, tendo sido vice-presidente executivo em 2017, diretor executivo de Assuntos Internacionais em 2018 e secretário geral em 2019.

Fez intercâmbio em 2017, através de bolsa concedida pela Prefeitura de Naha/Okinawa, para aprofundar conhecimento de cultura okinawana e pesquisar sobre imigração para o Brasil.

No Bunkyo é 2º secretário na gestão 2019 a 2020, atuando também no projeto Kakehashi – Projeto Geração.

 

Kenji Kiyohara 清原健児

1º Tesoureiro 第1会計理事

Cursou Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.

De 1961 a 1966 atuou na Cooperativa Central e Agrícola de São Paulo, posteriormente trabalhando como analista contábil na Borlem S/A Indústria de Auto Peças até 1969. Atuou como classificador e reconciliador de contas da Companhia Brasileira de Caldeiras / Mitsubishi Brasileira Indústria Pesada no período de 1969 a 1971.

Tornou-se assistente contábil na Bayer do Brasil S/A Indústria Química e Farmacêutica, participando na implantação do departamento contábil, fiscal e de custos de produção e vendas na Bayer do Brasil Nordeste S.A. até 1977.

Atualmente é contador liberal, prestando serviços fiscais e contábeis e consultoria para empresas do Brasil e de países como Estados Unidos, Coreia do Sul, Japão e China.

Atua como diretor da Associação Pró-Excepcional Kodomo no Sono e do Bunkyo.

 

Camilo Ilzo Shimabukuro 島袋カミロ

2º Tesoureiro 第2会計理事

Graduado em Engenharia Elétrica na Escola Politécnica – USP em 1989.

Em 1991 tornou-se engenheiro de software no Banco Garantia cuidando de sistemas de renda até 1997. Foi gerente de sistemas da área de tecnologia da informação no período de 1998 a 2000 na Merrill Lynch.

Entre 2000 e 2006 atuou como superintendente da Morgan Stanley. Posteriormente tornou-se superintendente de investimentos da Citigroup no período entre 2006 e 2010. De 2010 a 2013 foi sócio e diretor do Banco de Investimentos BR Partners.

É diretor no BUNKYO desde 2015.

 

Reimei Yoshioka 吉岡黎明

Diretor de Assistência Social社会福祉担当理事

Presidente de Comissão de Assistência Social

Filho de imigrantes japoneses que chegaram ao Brasil em 1928, nasceu no interior de São Paulo. É bacharel em Serviço Social pela Faculdade Paulista de Serviço Social, mestre em Geografia Humana pela FFLCH/USP e doutor em Geografia Humana pela FFLCH/USP.

Trabalhou como assistente social na Coordenadoria da Saúde e Assistência Social de 1964 a 1992 e nas Centrais Elétricas de São Paulo – CESP de 1967 a 1970. Foi também diretor do Campus Avançado da USP em Marabá/PA de 1973 a 1975 e coordenador da Equipe Técnica de Implantação da Nova Marabá de 1976 a 1978.

Foi professor-visitante da Universidade de Tenri, na
Província de Nara/Japão, no Departamento de Estudos Brasileiros, de 1997 a
2001. Nesses quatro anos, estudou a problemática dos trabalhadores brasileiros
no Japão, sobretudo com relação à educação. O tema resultou em sua tese de
doutorado intitulada “Por que Migramos do e para o Japão”, e no livro
“Dekasseguis com os Pés no Chão” (em coautoria com Silvio Sam).

Foi atleta, dirigente, árbitro de beisebol e presidente da
Federação Paulista de Beisebol e Softbol de 1991 a 1996.

Foi vice-presidente do Bunkyo entre 2003 e 2007 e coordenador do Núcleo de Informação e Apoio a Trabalhadores Retornados do Exterior (Niatre) – projeto conveniado com o Ministério do Trabalho e Emprego.

É membro do Bunkyo, da Assistência Social Dom Jose Gaspar (Ikoi-no-Sono), da Associação dos ex-bolsistas do Gaimusho Kenshusei e da Associação Harmonia de Educação e Cultura,

 

Herberto Macoto Yamamuro 山室エルベルト信

Diretor de Planejamento予算企画担当理事

Graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica na Escola Politécnica / USP em 1986. Cursou Especialização em Marketing – FGV/SP – CEAG no ano de 1992 e fez Pós-graduação em Macroeconomia – FGV/SP em 1994.

Pertenceu a NEC América Latina no período de 1986 a 2014 passando por diferentes funções. Começou como engenheiro de sistemas e vendas em 1986, passando a assistant manager da Latin America Division Japão, gerente de programa do HPC , gerente de Departamento de Desenvolvimento, gerente geral do Planejamento Corporativo até se tornar Diretor de Unidade de Negócios de Soluções em 1999.

Tornou-se diretor executivo e COO em 2006, se tornando presidente e CEO de 2008 a 2014. Responsável pela operação da NEC no Brasil (US$250 Mi líquidos de vendas em 2013, sendo US$150 Mi referente a Soluções em Serviços e Integração) e pelo Centro de Competência para Rede e Empreendimento para a América Latina.

Em 2015 se tornou presidente e diretor da Science Energy Brasil Ltda, startup no país para solução de eficiência energética e sustentabilidade para óleo e gás baseado em nanotecnologia e organo metálico.

Atualmente é conselheiro e membro do Comitê Executivo da LSI TEC – USP na Preparação da Estrutura de Indústria e Comércio para a Plataforma Nacional para IoT de Borda integrando segurança e IA – Inteligência Artificial em Desenvolvimento no LSI TEC.

De 2012 a 2018 atuou como diretor de Planejamento e Finanças do Hospital Santa Cruz.

Em 2019 se tornou membro do Bunkyo.

 

Henrique Teruo Matsuo 松尾エンリケ

Diretor Social社会担当理事

Natural de Osvaldo Cruz (SP) mudou-se para a capital paulista em meados dos anos de 1960. Em 1972 formou-se em Contabilidade pela Escola de Comércio Alvares Penteado. Também estudou na Escola Superior de Marketing (curso de marketing).

Aos 18 anos de idade foi contratado pelo Pfizer do Brasil – onde trabalhou durante 38 anos, no setor da tesouraria. Após a aposentadoria, durante cinco anos, teve restaurante na zona norte de São Paulo.

Atualmente, mantém intensas atividades participando e organizando eventos enfocados no grupo da terceira idade. No Bunkyo, por exemplo, atua junto à Comissão de Incremento há cerca de 8 anos, promovendo dança social (aulas e bailes), excursões, workshop de ikebana, sessões de cinema japonês entre outras atrações.

 

Roberto Kazutoshi Tanaka 田中ロベルト

Diretor de Esporteスポーツ担当理事

Presidente da Comissão de Esportes

Cursou Odontologia na UNOESTE  em 1979, fazendo aperfeiçoamento em Implantodontia  na FUNDECTO/ USP em 1995. Posteriormente fez Periodontia em 1997 e Endodontia em 1999 na na FUNDECTO/ USP.

Participa do Projeto ISCAE – Integração Social e Cultural Através do Esporte  – Crianças Escola Chiyo Yamamoto, desde 2005

Desde 2000, esteve envolvido na realização de 18 campeonatos brasileiros de Karatê Shotokan JKA, tendo sido coordenador da participação da seleção brasileira no Sul Americano 2016, além de coordenador nos Panamericanos de 2018 e 2019 e no Mundial da Irlanda no ano de 2017.

É diretor voluntário no Instituto WST Shotokan NKK – JKA Brasil desde 2015, além de diretor voluntário do Nippon Country Club desde 1999.

Atua como cirurgião dentista na Odontologia Integrada Tanaka desde 2019.

 

Henry Yuzo Arimura 有村ヘンリー侑奘

Diretor de Comunicação広報担当理事

Presidente da Comissão de Marketing e Comunicação

Bacharel em Contabilidade com pós-graduação em Economia pela Kagoshima University (Japão), marketing pela ESPM e MBA pela Universidade de São Paulo.

Experiência de mais de 7 anos como auditor-consultor da KPMG e Arthur Andersen com passagem pela filial de Tokyo.

Durante 4 anos atuou como CFO da Construtora Aoki Ltda e foi diretor executivo de suas subsidiárias (Mineradora YD, Jarina Empreendimentos Imobiliários e Hotel Fazenda Monte Verde).

De 2004 a 2014 foi diretor de negócios e head da divisão asiática para América Latina da Debrito Propaganda Ltda. 

Em 2014 fundou a Ikeen Publicidade Eireli e paralelamente assumiu o cargo de Managing Director da Asatsu-DK -ADK (3ª maior agência de publicidade do Japão) fixando escritório dentro da J. Walter Thompson em São Paulo. 

 

Lidia Reiko Yamashita 山下リジア玲子

Diretor 理事

Presidente da Comissão de Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil

Nascida em São Paulo, é arquiteta pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP formada em 1975.

Cursou o Tokyo Metropolitan University Faculty of Urban Environmental Sciences Department of Architecture de 1971 a 1972, International Language School de Londres em 1973 e AOTS (Association for Overseas Technical Scholarship) Tokyo 1998.

Atuou como membro do Conselho Deliberativo do Bunkyo de 2007 a 2019.

Na Comissão de Administração do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil foi vice-presidente entre 2007 a 2019 e atualmente é presidente.

 

Eiki Shimabukuro 島袋栄喜  

Diretor 理事

Nasceu em Okinawa/Japão em 1951 e emigrou com a família para o Brasil com 8 anos de idade. Trabalhou na lavoura e na feira livre até se formar no curso superior.

Graduou-se pela Escola de Engenharia Mauá em 1975, tendo cursado pós-graduação na Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, fazendo posteriormente MBA em Marketing na Universidade de São Paulo, realizando estágio no Japão pela AOTS (The Association for Overseas Technical Cooperation and Sustainable Partinerships).

Ingressou na Petrobrás do Brasil em 1975 e aposentou se em 2001. Foi convidado a trabalhar na Petrobrás do Japão, Nansei Sekiyu, onde ficou de 2008 a 2011.

Foi voluntário no Grupo Nikkei de Promoção Humana, para combate a desemprego, presidente da Associação Okinawa Kenjin do Brasil (AOKB) e do Centro Cultural Okinawado Brasil (CCOB) de 2014 a 2018.

Também foi vice-presidente da Kenren entre 2014 e 2018.

Atualmente é diretor do Bunkyo, conselheiro do CIATE- Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior e presidente da AOTS Brasil.

 

Ricardo Nishimura 西村リカルド

Diretor 理事

Graduado em 2002 na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, concluiu em 2005 o Curso de Pós Graduação “Latu Sensu” em Ortodontia na CEAO, em 2008 o curso MBA em Marketing de Serviços na ESPM e em 2012 a Especialização em Odontologia do Trabalho – SOESP

Em 1998 participou da ABEUNI – Aliança Beneficente Universitária na Comissão de Caravana Científico Assistencial. Atuou como diretor financeiro em 2000, tornou-se vice-presidente em 2002 e presidente em 2004. Nos anos subsequentes atuou como facilitador de treinamento de diretoria em comunicação.

Na Associação Pró Excepcionais Kodomo-no-Sono atuou como diretor de marketing em 2006, atuando como 5o vice-presidente na gestão 2012/2013, 2º secretário na gestão 2014/2015 e recentemente no Conselho Deliberativo gestão 2015/2019.

Foi bolsista  do Programa Gaimushô Kenshusei pelo Ministery of Foreign Affairs of Japan (MOFA) em março de 2014 e do Intercâmbio Brasil Japão para formação de líderes junho/2018.

Faz parte da diretoria do Bunkyo desde 2009 tendo atuado como 4o vice-presidente entre 2015 e 2018 e também é membro da Fundação Kunito Miyasaka.

 

Claudio Hagime Kurita 栗田クラウジオ

Diretor 理事

Presidente da Comissão de Administração do Pavilhão Japonês

Atualmente é diretor de Operações, Eventos e Institucional da Japan House São Paulo. Formado em Publicidade e Propaganda, atuou por mais de 8 anos na SP Turis, órgão oficial de Turismo e Eventos da cidade de São Paulo.

Serviu como gestor de projetos na Aliança Mundial Save The Children, no México e atuou como gerente de contas da presidência no Blue Tree Hotels.

Foi bolsista no Programa de Liderança Juvenil do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) em Washington, EUA, participou do Programa de Jovens Líderes pelo Ministério de Negócio Exteriores em Tokyo, Japão e cursou Desenvolvimento Nacional na Universidade de Defesa Nacional da República da China em Taipei, Taiwan.

Atualmente, como voluntário, é diretor do Bunkyo, vice-presidente da Associação Panamericana Nikkei e diretor da Associação Brasileira dos Ex-Bolsistas Gaimusho Kenshusei.

 

Silvio Iamamura 山村シルビオ

Diretor 理事

Natural de Presidente Prudente/SP, é arquiteto e urbanista com especialização em Direito das Cidades na Sociedade Brasileira de Direito Público e Conselheiros de Administração pelo IBGC Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

Atualmente é Diretor de Operações Imobiliárias da EZTEC Empreendimentos e Participações S.A., empresa do Mercado Imobiliário e titular da DWA Arquitetura, empresa especialista em Projetos de Arquitetura de Edifícios Corporativos.