1º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE MUSEUS DE IMIGRAÇÃO JAPONESA

Encontro inédito promovido pelo Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil em comemoração aos 65 anos de fundação do Bunkyo, que reunirá representantes dos museus do Canadá, Estados Unidos, México, Peru, Bolívia e Japão. 

Segundo Lídia Yamashita, presidente da Comissão de Administração do Museu da Imigração Japonesa, a proposta é discutir o papel e a importância de preservar os valores deixados pelos antepassados por meio dos museus de imigração ao redor do mundo. E além disso, levantar reflexões sobre a integração dos descendentes de japoneses na sociedade local, a preservação e difusão da cultura japonesa.

A programação do Simpósio prevê a apresentação de cada um dos museus por seus respectivos representantes, seguindo-se depois os comentários dos especialistas convidados.

Foi realizado no dia 12 de novembro de 2020.

第一回日本移民資料館国際シンポジウム

• 世界における日本移民資料館の役割
• 各国に移住した日本人及びその子孫の移住先社会への融合
• 日本文化の保存及び普及

ASSISTA AQUI
PROGRAMA / プログラム
1- Abertura pelo moderador : 20:00h (GMT-3)
2-1ª Parte: Cerimonial – Cumprimentos de Autoridades
3- Bem-vindos ao Brasil – Video sobre Brasil 20:30h
4- Foto oficial do evento
5- Palestra de Abertura: Prof. Toshio Yanagida (Japão) 20:32h
6- Apresentação dos museus de imigração japonesa de Norte ao Sul
6.1- Canadá: Vancouver 20:45h
6.2- Canadá: Toronto
Comentários: Professor Dr.Shozo Motoyama
6.3- EUA: Los Angeles
6.4- EUA: Hawai
Comentários: Profa. Dra.Leiko Matsubara
6.5- México
6.6- Brasil
Comentários: Prof. Dr.Paulo Garcez Marins
6.7- Peru
6.8- Machu Picchu
Comentários: Dra.Alessandra Almeida
6.9- Bolivia San Juan
6.10- Bolivia-Okinawa
Comentários: Profa. Dra Rosaria Ono
6.11- Yokohama, Japão
6.12- Kobe, Japão
7- Comentários finais: Dr. Tuyoci Ohara, Dr. Toshio Yanagida e Dr. Kazuo Watanabe. 22:00h
7.1- Dr. Tuyoci Ohara
7.2- Prof. Toshio Yanagida
7.3- Dr. Kazuo Watanabe 
8- Perguntas e respostas do público : 22:30h
9- Encerramento : 22:40h

Obs.: Programação sujeita a alterações

ORGANIZADORES / 主催者

Renato Ishikawa foi diretor presidente da NEC DO BRASIL, sendo o primeiro nikkei a assumir a direção da empresa, em 1999.

Sua gestão se caracterizou por assumir grandes desafios como a implementação de novas estratégias da multinacional com um dos participantes na implantação do sistema moderno de comunicação digital em nosso país.

Atualmente comanda a CNL Empreendimentos Imobiliários, construtora e incorporadora fundada em 1995, e é proprietário da Fazenda Aliança, em São João da Boa Vista/SP, onde cultiva cafés especiais para exportação.

Desde 2012, como presidente voluntário no Hospital Santa Cruz, fez uma grande reestruturação tornando-o superavitário, modernizou-o com equipamentos de última geração e introduziu uma forma de atendimento humanizado no estilo japonês (Omotenashi).

Em maio de 2019 foi eleito presidente do Bunkyo, tendo como objetivos preservar e divulgar tanto a cultura japonesa no Brasil, como a cultura brasileira no Japão, estreitar a relação de amizade entre os 02 países, e também melhorar o relacionamento entre as quase 500 associações Nikkeis existentes no Brasil.

Em fevereiro de 2020 foi homenageado pela Câmara Municipal de São Paulo com o título de Cidadão Paulistano.

 

Presidente da Comissão de Administração do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, atuando desde 2007 na preservação e difusão da história dos imigrantes japoneses no Brasil, coordenando diversos projetos, como a criação de um banco de dados digitalizados dos passageiros dos navios de
imigração, nas comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil; a criação de um banco de dados digitalizados do acervo do museu em base Spectrum; a modernização do museu, uma completa reforma da área expositiva do Museu com introdução de tecnologias multimídia, para as comemorações dos 40 anos de fundação do museu nos 110 anos da imigração japonesa; implantação do Museu VIVO, que é um Centro de Pesquisas de Imigração e Cultura Japonesa e uma Sala Educativa. Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade de São Paulo e bolsista pela Universidade Metropolitana de Tokyo.

 

Mar. 2019 Chief Representative JICA Brazil

Feb. 2016 Senior Representative JICA Brazil

Jul. 2013 Director, Team 2, Energy and Mining Group,

               Industrial Development and Public Policy Department, JICA

Apr. 2010 Chief Representative JICA Angola

Oct. 2007 Director, Training Program Division II, Yokohama International Center

Coordenadora e orientadora no Programa de Pós-graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa da Universidade São Paulo (USP). Atualmente, está na presidência do Centro de Estudos Nipo-brasileiros (Jin’monken). Graduada em Letras Português, Chinês e Japonês, mestre em Língua e Literatura Japonesa e doutora em Linguística, pela USP e fez pós-doutorado na Universidade de Sophia, Japão. Participa de projetos de pesquisa sobre a temática Nikkei, estudando ambiente linguístico-cultural da comunidade nipo-brasileira do pós-guerra, formação inicial e continuada de professores, produção de livros didáticos, ensino-aprendizagem de japonês na perspectiva de Língua de Herança e Estrangeira. Assessora produção de conteúdo didático de língua japonesa para Ensino a Distância.

CONVIDADOS / ゲスト

Formou-se em Bacharel em Direito na Universidade de Tóquio em 1980. Ingressou no Ministério dos Negócios Estrangeiros em 1981, foi Ministro na Embaixada do Japão na República do Iraque e na Espanha, além de exercer o cargo de Diretor-Geral para Assuntos sobre América Latina e o Caribe. Em 2014, tornou-se Embaixador do Japão no México e assumiu a Embaixada do Japão no Brasil em 2017

Graduado em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), pós-graduado em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), começou a atuar no mercado editorial em 2003 quando ingressou na Imprensa Oficial do Estado de São Paulo onde foi responsável pela área de Marketing até 2011. Em 2012, integrou a equipe da Câmara Brasileira do Livro (CBL) assumindo a Gerência de Projetos Institucionais, responsável pelas homenagens ao Brasil nas feiras internacionais do livro de Frankfurt em 2013, Bolonha em 2014 e Paris em 2015. Nos anos de 2012 e 2014, também foi o Gerente Executivo da Bienal Internacional do Livro de São Paulo e em 2015, assumiu a Gerência de Relações Internacionais da CBL e se tornou responsável pelo projeto Brazilian Publishers, parceria entre a Câmara Brasileira do Livro e Apex-Brasil.

Atualmente exerce a função de Secretário de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo.

President, The Association of Nikkei & Japanese Abroad (2010~), Professor, Kansai Gaidai University (2010~2014), Professor, Nihon University Graduate School of Business (2005~2009), Ambassador of Japan in Spain (2001~2004), Ambassador of Japan in Mexico (1998~2001), Director General for Latin America and Caribbean Affairs, Ministry for Foreign Affairs of Japan (1997~1998), Consul General of Japan in San Paulo / Brazil (1993~1997), Consul General of Japan in Toronto / Canada (1991~1993)

Nascido na Província de Fukuoka, Japão.

Mar/1987         Mestrado na Universidade de Tsukuba – Japão

Abr/1996          Terceiro-Secretário da Embaixada do Japão no Equador

Jul /1996         Terceiro-Secretário da Embaixada do Japão na Nicarágua

Abr/1998          Segundo-Secretário da Embaixada do Japão na Nicarágua

Jul/ 1999          Segunda Divisão da América Latina, Departamento da América Latina

Jan/2002          Divisão de Desenvolvimento e de Cooperação Econômica, Departamento de Cooperação Econômica

Abr/2002          Diretor-Adjunto da Divisão de Desenvolvimento e de Cooperação Econômica, Departamento de Cooperação Econômica

Abr/2003          Diretor-Adjunto da Divisão de Cooperação Econômica por País, Departamento de Cooperação Econômica

Jul/2003           Cônsul no Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro

Out/2005          Cônsul no Consulado Geral do Japão em São Paulo

Ago/2008         Cônsul no Consulado Geral do Japão em Belém

Abr/2011          Primeiro-Secretário na Embaixada do Japão na Guatemala

Out/2015          Diretor-Adjunto da Divisão da América Latina, Departamento da América Latina

Abr/2018          Cônsul-Geral Adjunto do Consulado Geral do Japão em São Paulo

MODERADOR / モデレーター

Vice Presidente voluntário da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social. Atua como Presidente da Comissão de Relações Empresariais e vice na Comissão de Comunicação, onde tem fortalecido os canais digitais e o papel da entidade junto a sociedade brasileira, em questões como tecnologia e “Sociedade 5.0”. Profissionalmente é membro de Conselhos de Administração e Consultivo de empresas de alimentos familiares e possui mais de 20 anos de experiência como CEO em empresas multinacionais de consumo no Brasil e América Latina, como Danone, Faber-Castell, Herbalife, entre outras, tendo ainda atuado por 4 anos na matriz da Colgate Palmolive em Nova Iorque.

Administrador de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, possui cursos de formação executiva pela Wharton e Harvard Business Schools. É membro do YPO, organização global composta por Presidentes de grandes empresas.

PAINELISTAS/ パネリスト

Mexicana con ascendencia japonesa y nacida en la Ciudad de México, realizó sus estudios de Licenciatura en Administración Hotelera en la Universidad Intercontinental además de cursar un año en la Universidad Nakamura en Fukuoka, Japón.

Antes de finalizar su licenciatura ingresó a la Agencia de Viajes JALPAK en donde inició su experiencia en el ámbito turístico y durante 4 años laboró en esta agencia promoviendo el destino de México en Japón.

Posteriormente ingresó a la hotelería en una de las empresas hoteleras más grandes y reconocidas del mundo: Marriott en donde laboró por 19 años en diferentes posiciones de ventas y reservaciones siendo su último puesto como Directora de Tour & Travel para los hoteles de Vallarta y Cancún.

Su última experiencia en el turismo antes de ser nombrada Directora General de Fundación Kasuga A.C. fue como Directora de Ventas Individuales para los Hoteles Princess, Pierre y Resort Mundo Imperial Acapulco, posición que ocupó por 2 años.

Fundación Kasuga inició hace ya 3 años y continuamos dando el mayor apoyo posible no solo a la comunidad Nikkei de México sino de América.

Carole Hayashino is President Emerita of the Japanese Cultural Center of Hawai‘i. During her tenure at JCCH, she helped to bring attention to Hawai‘i’s World War II internment camps and the preservation of Honouliuli, the longest operating camp that imprisoned Japanese Americans in the State of Hawaii. 

In 2018, Carole served as a member of the GannenmonoCommittee. As a member of the Committee, she produced the short documentary, Gannenmono: Hawaii’s First Japanese Immigrants screened at the June 7th commemoration, facilitated a talk-story with Gannenmono descendants and worked with the Hawaii State Archives on a special exhibition of historical documents on the Gannenmono. Carole is also a member of the U.S.-Japan Council, Hiroshima Kenjin Kai, Fukuoka Kenjin Kai, United Japanese Society of Honolulu, Japanese Women’s Society Foundation and Yushin Kai.  

Prior to JCCH, Carole served as Vice President for University Advancement at California State University Sacramento and Associate Director of the National Japanese American Citizens League. 

Es el nieto legítimo de Óscar Yokichi Nouchi, desde su niñez creció escuchando la historia de su señor abuelo y pensó que de alguna manera tenía que realizar una investigación académica sobre la historia de su abuelo y la relacion con Machupicchu.

Cesar, llegó a los 16 años en condición de dekasegui o obrero a Japón y con un mucho esfuerzo culmino la secundaria por la noche y sus estudios superiores en Japón. Creó el Museo Nouchi el 2017 y realizó varias exhibiciones en diferentes prefecturas de Japón y en conmemoración a los 120 años de la inmigracion japonesa al Perú, aconpaño y presento la historia de su abuelo a su alteza princesa Mako en su visita al pueblo de Machupicchu el 2019.

 

Gary Kawaguchi, a sansei born in Toronto, has been a director on the board of the Japanese Canadian Cultural Centre (JCCC) since 1993 and currently serves as President (since 2009). During that time the JCCC transformed itself with the acquisition of its’ new 114,000 sq’ facility on 8.1 acres in Don Mills and sold its’ original iconic heritage building designed by Raymond Moriyama. Over a period of sixteen years, the JCCC invested over $17 million of capital into renovations to create the current cultural centre.

Gary has a corporate background with Pepsi-Cola Canada, Canadian Tire, Canada Trust and Look Communications. Since 2011 he has been the founder and President of PRL Benefits Limited, specializing in employee group benefits, pension and Workers Compensation. In 2014, Gary was also the President of the Summit Golf and Country Club and prior to that was on the board of the Canadian Cancer Society (Toronto).

 

Director del Museo de la Inmigración Japonesa al Perú “Carlos Chiyoteru Hiraoka”
Jorge es hijo de padre okinawense y madre nisei hawaiana, nació en la ciudad de Callao-Perú, el 3 de noviembre de 1952.
Estudió Ingeniería Electrónica en la Universidad Nacional de Ingeniería. Ha trabajado en diversas empresas de su especialidad así como consultor independiente.
Desde su juventud participa activamente en diversas instituciones de la comunidad nikkei.
A partir del año 2001 colabora con la Asociación Peruano Japonesa, asumiendo la dirección de los departamentos de Deporte y Organización. Desde 2014 ocupa el cargo de director del departamento de Museo de la Inmigración. Ha sido expositor en la mesa redonda sobre museos nikkei de la 59 Kaigai Nikkeijin Taikai de Hawaii en junio de 2018. Brinda charlas sobre la inmigración japonesa al Perú para diversas instituciones y colabora en publicaciones relacionados al mismo tema.

Responsible for general matters, care for the elderly and administration of the historical museum of
Association San Juan Japan Bolivia where it has been since 2004.
Graduated in interior design by the Tokyo Design Academy, she moved to Bolivia in 1995.

Presidente da Comissão de Administração do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, atuando desde 2007 na preservação e difusão da história dos imigrantes japoneses no Brasil, coordenando diversos projetos, como a criação de um banco de dados digitalizados dos passageiros dos navios de
imigração, nas comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil; a criação de um banco de dados digitalizados do acervo do museu em base Spectrum; a modernização do museu, uma completa reforma da área expositiva do Museu com introdução de tecnologias multimídia, para as comemorações dos 40 anos de fundação do museu nos 110 anos da imigração japonesa; implantação do Museu VIVO, que é um Centro de Pesquisas de Imigração e Cultura Japonesa e uma Sala Educativa. Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade de São Paulo e bolsista pela Universidade Metropolitana de Tokyo.

Sansei, natural de Mogi das Cruzes, São Paulo.
Estreou em 1989 no Japão, com a música “Furimukeba Yokohama”, conquistando vários prêmios como cantora revelação.
Em 2001 participou do musical da Broadway “Jekyll & Hyde”, recebendo o prêmio como revelação da categoria apresentação teatral do Festival de Arte do Ministério da Cultura do governo japonês.
Em dezembro deste ano atuará na peça “Assassinato no Expresso do Oriente”.
É membro honorário da Associação Nipo-Brasileira de Kobe.

Director General / Curator, Japanese Overseas Migration Museum, Yokohama Center, Japan International Cooperation Agency (JICA Yokohama).
After having worked for Secretariat of Japan Overseas Cooperation Volunteers, JICA China Office, East and Central Asia and the Caucasus Department, South Asia Department, and so forth, she served as Director General of JICA Chubu, Director General of Human Development Department in recent years. Incumbent since November 2018.

Chief operating officer at the Japanese American National Museum. He oversees the strategic direction of the museum including the programming, marketing and communications, and finance and administration, and facilities. Mr. Noguchi has more than 20 years of experience in the nonprofit and philanthropic sectors having worked at The James Irvine Foundation, the California
Community Foundation, the UCLA Extension Writers’ Program, and the Arizona Humanities Council. He serves on the board of the California Association of Museums and on the Advisory Committee for the Los Angeles County Department of Arts and Cultures’ Cultural Equity and Inclusion Initiative. He holds a Masters of Fine Arts degree from Arizona State University and a Masters in Business Administration from the Graziadio School of Management at Pepperdine University. He is the author of two collections
of poetry, The Ocean Inside Kenji Takezo (University of Pittsburgh Press) and The Wave He Caught (Pearl
Editions), and the children’s book Flowers from Mariko (Lee & Low Press).

Nikkei boliviano, bilíngue de Japonês-Espanhol, nascido em Santa Cruz, Bolivia.
É técnico agropecuário e é atual secretário geral da Asociación Boliviana Japonesa de Okinawa.
Dentre várias atividades, é responsável por atender visitantes e grupos de turistas visitantes à referida Associação onde há um pequeno museu da imigração de japoneses.

Curator of the Nikkei National Museum at the Nikkei National Museum & Cultural Centre in Burnaby. At the Nikkei National Museum, she is dedicated to the mission of honouring, preserving, and sharing Japanese culture and Japanese Canadian history and heritage for a better Canada.
In addition to her professional commitments, Sherri is active in the volunteer sector on the current Council of the BC Museums Association, public art committee member for Heritage Vancouver, on call curator for Volunteer Vancouver, Past President of the Contemporary Art Society of Vancouver, and is a teacher and Past President of Three Jewels Vancouver.

Su Yen Chong is the Heritage Manager of Exhibition and Research at the Japanese Canadian Cultural Centre in Toronto. Her work encompasses curatorial research for the Moriyama Nikkei Heritage Centre and managing Sedai, an oral histories collection of Japanese Canadians. She graduated from University of Toronto with an Honours BA in Art History and from University of Victoria with a Master of Arts.
Before working for the JCCC, she worked at the Art Gallery of Greater Victoria to review the museum’s collection of Japanese prints, which culminated in an exhibition titled Landscapes of Edo.

COMENTÁRIOS / コメンテーター

Advogada, pós-graduada em Direito Processual Civil (ESA/RJ), com especialização em Administração Geral e Estratégica (FGV/SP) e em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade Girona (Itaú Cultural). Atualmente cursando MBA de Gestão em Museus pela Universidade Cândido Mendes (RJ).
Desde 2005 atua no Instituto de Preservação e Difusão da História do Café e da Imigração, Organização Social de cultura responsável pela gestão do Museu do Café e do Museu da Imigração.
Em 2017 assumiu o cargo de Diretora Executiva de ambos os equipamentos culturais.

Desembargador Aposentado do Tribunal de Justiça de São Paulo;  Mestre e Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da USP;  Professor-Doutor Sênior da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo;   Doutor Honoris Causa pela Keio University, Tokyo, Japão;   Fundador e Presidente honorário do Instituto de Direito Comparado Brasil-Japão. Membro do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social.

Coordenadora e orientadora no Programa de Pós-graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa da Universidade São Paulo (USP). Atualmente, está na presidência do Centro de Estudos Nipo-brasileiros (Jin’monken). Graduada em Letras Português, Chinês e Japonês, mestre em Língua e Literatura Japonesa e doutora em Linguística, pela USP e fez pós-doutorado na Universidade de Sophia, Japão. Participa de projetos de pesquisa sobre a temática Nikkei, estudando ambiente linguístico-cultural da comunidade nipo-brasileira do pós-guerra, formação inicial e continuada de professores, produção de livros didáticos, ensino-aprendizagem de japonês na perspectiva de Língua de Herança e Estrangeira. Assessora produção de conteúdo didático de língua japonesa para Ensino a Distância. 

Docente do Museu Paulista da Universidade de São Paulo e dos Programas de Pós-Graduação em Museologia e em Arquitetura e Urbanismo da mesma Universidade. Chefia, atualmente, o Departamento de Acervo e Curadoria do Museu Paulista e é Vice-Coordenador do Programa Expositivo Novo Museu do Ipiranga 2022. Foi co-curador da exposição “O Japão em cada um de nós”, comemorativa ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, em 2008. É membro do Conselho Internacional de Museus (ICOM) e do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS).

Arquiteta e urbanista (FAU/USP), mestre em Engenharia (Universidade de Nagoya, Japão) e doutora (FAU/USP), com pós-doutorado no Japão (Universidade de Kyoto – 1998/1999). Atuou como pesquisadora no IPT por 12 anos (1991-2003).
É docente na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo desde 2003. Além de atuar como docente em disciplinas de graduação e pós-graduação da FAU, Rosaria é docente do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da USP. Como pesquisadora, atua na área de avaliação de desempenho do ambiente construído.
Foi vice-Diretora do Museu Paulista de março/2019 a maio/2020 onde é Diretora desde julho/2020.

Professor Titular aposentado e Pesquisador Sênior da Universidade de São Paulo (USP); Bacharel e Licenciado em Física (USP – 1967); Doutor em Ciências (USP – 1971); Pós-graduado (University of Tokyo e Waseda University  – 1975); Professor Titular (USP  – 1990); Coordenador (Núcleo / UNESCO – 1980/1983); Fundador e Secretário Geral da Sociedade Brasileira de História da Ciência (1982 – 1988); Diretor do Centro de História da Ciência (USP – 1988/2009); Diretor do Museu Histórico de Imigração Japonesa no Brasil (1991/1997 – 2008/2009); Presidente do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros (2004 – 2019); Personalidade de Tecnologia (Sindicato de Engenheiros no Estado de S P – 2011); 32 livros publicados.

Professor emérito da Keio University, Tóquio, Japão. Foi professor visitante na Pontificia Universidad Católica del Perú em Lima, no Peru (1997, 2002-2003). Possui vasta publicação em livros e artigos, e nos últimos anos publicou Peru no Washoku: Yawarakana Tabunka Shugi. Yokohama: Keio Gijuku Daigaku Kyoyo Kenkyu Center, 2017 e Taisho Hachi Nen Ichi Gatsu no Bodo Higai to Songai Baisho Mondai – Dai Ichiji Sekai Taisenki no Rodo Undo to Lima no Nihonjin Imin,  JICA Yokohama Kaigaiiju Shiryôkan Kenkyû Kiyô, no.13 (2019), Tanaka Teikichi Saikô – Nihonjin Peruiju to Latenamerika no Fugen, JICA Yokohama Kaigaiiju Shiryôkan Kenkyû Kiyô, no.14 (2020), entre outros.

Advogado e tradutor público.
Conselheiro e voluntário de entidades culturais e beneficentes.
Diretor do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros.
Membro da Comissão de Administração do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social.

CERTIFICADO
Concedido a todos os participantes inscritos
Anais do 1º Simpósio Internacional de Museus de Imigração Japonesa
Annals Of The 1st International Symposium Of Japanese Immigration Museums

Livro em PDF sobre o Anais do 1º Simpósio Internacional de Museus de Imigração Japonesa, organizado em São Paulo, em formato on-line, no final de 2020 (aguarde o carregamento do PDF para visualizar, caso não apareça, atualize a página).