A Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo é proprietária de cerca de 96% da área construída do Edifício Bunkyo. Assim, o presidente da Comissão Patrimonial, juntamente com os inquilinos e outros proprietários integram o “Condomínio Edifício Bunkyo” para tratar sobre as medidas administrativas e a manutenção do prédio.

A primeira etapa de construção do Edifício Bunkyo foi concluída em 1963, cuja pedra fundamental foi lançada em 1958 pelo príncipe Mikasa como parte das comemorações dos 50 anos da imigração japonesa ao Brasil. O terreno pertenceu à escola Taisho Shogakko, uma das importantes organizações de ensino da comunidade nipo-brasileira na cidade de São Paulo, mas que, durante a Segunda Guerra Mundial, enfrentou sérias dificuldades por conta da proibição governamental restringindo o ensino das línguas estrangeiras.

Na fase inicial, foram erguidos quatro andares, sendo construídos, posteriormente, mais 5 andares, completando assim o edifício que atualmente possui 11 andares, totalizando cerca de 18.000m². Mais tarde, em 1988, foi acrescido um prédio anexo, com ginásio esportivo, auditório de 180 lugares, biblioteca, sala de exposição e estacionamento com capacidade para 110 carros.

O Edifício Bunkyo possui dois auditórios – o Grande Auditório com capacidade para 1.100 pessoas e o Pequeno Auditório para 200 pessoas, um salão para cerimônias (Salão Nobre), 3 espaços de exposições (um no hall de entrada do Grande Auditório, um no 1° subsolo e outro no prédio anexo), três salas de reuniões (uma no 1º andar e duas no 2º andar) e um ginásio esportivo.


Essas instalações são usadas, frequentemente, pelas comissões do Bunkyo para suas realizações e também são alugadas para terceiros.

No Edifício também estão instaladas: a secretaria do Bunkyo (térreo), a Comissão de Jovens Bunkyo (1º andar), o escritório e acervo do Museu da Imigração Japonesa (3º andar) e a exposição permanente do Museu Histórico da Imigração Japonesa (7º ao 9º andar). No prédio anexo está instalada a Biblioteca, com 60 mil volumes.

Além da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo, no Edifício Bunkyo estão sediadas diversas outras entidades.

Edifício Bunkyo
9º andar  
8º andar
7º andar
6º andar
5º andar
4º andar
3º andar
2º andar Edifício Anexo
  • Bunkyo: Pequeno Auditório
1º andar
térreo
  • Bunkyo: Sala de Exposição
1º subsolo
  • Bunkyo: Espaço Cultural Bunkyo
Estacionamento – File Park (Entrada  – R. Galvão Bueno, 540)
2º subsolo Estacionamento – File Park (Entrada  – R. Galvão Bueno, 540)