Músicas sem Fronteiras – 67º Concerto Bunkyo aos Domingos

Compartilhe

67 concertoNo dia 16 de fevereiro, às 11h, a Comissão de Música aguarda o público para o 67º Concerto Bunkyo aos Domingos. O recital de violino e piano Músicas sem Fronteiras traz clássicos japoneses, chorinhos, valsas…

Helena Akiko Imasato, que foi primeiro violino no espetáculo Sweet Charity, apresenta canções japonesas como Seto no Hanayome; Sakura; Kojo no Tsuki; Kimi to Itsumademo; Uê o Muite; Akatombo; Kutsu ga Naru; Yuyake Koyake e Hana wa saku.

Já a pianista Maria Apparecida Côrtes Macedo se apresenta com Prelúdio “A paz do nosso Amor”; Valsando à Luz de Velas; Chorinho nº3 – Um Chorinho prá Você; Interlúdio para Cristina e a famosa Tarantela.

Fechando o programa, as composições de F. Chopin: Valsa Op. 64 nº 14; Valsa (Oeuvre posthume) nº 14 e Noturno Op. 27 nº 1, e de C. Debussy: Suite Bergamasque – Clair de Lune, serão interpretadas ao piano por Miriam de Fátima Mariano.

A entrada ao evento é franca e as pessoas podem colaborar trazendo 1Kg de alimento não perecível, que será arrecadado em prol do Kibô-no-Iê.

67º Concerto Bunkyo aos Domingos
Data/Hora: 16 de fevereiro de 2014, às 11h
Local: Pequeno Auditório do Bunkyo
Rua São Joaquim, 381 – prédio anexo 3º and. – Liberdade – São Paulo – SP
Informações: (11) 3208-1755

 

HELENA AKIKO IMASATO

Começou os estudos de violino aos 2 anos de idade com seu pai, Akira Imasato. Aos 5 anos ingressou no Conservatório Musical da FAAP, onde foi aluna do professor Johannes Oelsner, dos maestros Jamil Maluf e Mario Ferraro, entre outros. Também foi aluna dos professores Erich Lehninger e Elisa Fukuda.

Participou de vários festivais de inverno e teve aula com o maestro Klassink. Foi spalla da Orquestra do Festival (em 1979, sob regência do maestro John Neschling e em 1980, sob regência do maestro Eleazar de Carvalho) e da Orquestra Câmara no XI Festival de Campos de Jordão. Também foi spalla da Orquestra Sinfônica Jovem Municipal, regida pelos maestros Samuel Kerr e Marcelo Mechette.

Tocou em várias orquestras de câmara, entre elas, da Orquestra de Câmara Villa Lobos, com a qual tem um CD contemplado com o Prêmio Sharp.

Durante 15 anos foi a principal da OSESP regida por Eleazar de Carvalho e da R.T.C. Participou também da Philarmônica de Manaus, Philarmonica Mozarteum, OSM (sob regência de Isaac Karabtchevsk) e Filarmônica Vera Cruz (regida por Julio Medaglia).

Foi primeiro violino no espetáculo Sweet Charity e tocou nas apresentações teatro-musicais de Miss Saigon, A Bela e a Fera, Gaiola das Loucas, Fame, Jair em Disparada O Musical, Fantasma da Ópera e Alô Dolly. E, também, na ópera O Barbeiro de Sevilha (regência de John Neschling, Vitor Hugo Toro e Abel Rocha).

Tem participado de gravações de CDs e DVDs de famosos cantores brasileiros e estrangeiros (orquestra do Richard Claydeman e Dionne Warwik).

Atualmente, participa do Projeto Ópera nas Escolas, da Orquestra Prelúdio da TV Cultura, de shows com o grupo Portutatis e com o conjunto Violinos Internacionais (onde atua como solista).

Conquistou inúmeros prêmios, tais como o Supercap de Ouro (de 1998 a 2010) e o Magnífico (de 2000 a 2011), foi Personalidade 500 Anos e recebeu o Prêmio Dia Internacional da Mulher.

 

MARIA APPARECIDA CÔRTES MACHADO

Natural de Jaboticabal/SP, Maria Apparecida fez o curso de música no Conservatório de Campinas. Estudou piano, harmonia, análise e composição, tendo como mestres Osvaldo Lacerda, José Kliass, Gilberto Tineti, entre outros.

Desde os 13 anos, compõe e escreve poesias e letras para suas músicas. Como pianista, apresenta-se como solista de suas próprias obras, assim como de autores eruditos, dedicando-se, paralelamente, ao magistério.

Compositora nos gêneros erudito, sacro e popular, seu estilo é romântico, em composições para piano e música de câmara.

Conquistou o Troféu Bach em concurso de mesmo nome, apresentando obra de sua autoria para canto e piano. Foi vencedora do Concurso de Piano Arte Livre em 2008. Participou e foi vencedora de outros concursos, incluindo de poesia.

Em 1980, apresentou-se como solista da Orquestra Musicâmara, sob a regência do Maestro Tonyan Kallihabby, em primeira audição de sua obra “Concerto em Fá Maior” para piano e orquestra, no Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo do Campo. Em 2007, também como solista da Orquestra Filarmônica de Santo Amaro, sob a regência de Silvia Luisada, o primeiro movimento desta mesma obra, no Teatro Pauleiró em São Paulo.

Atuou em diversas salas para concertos, na Capital e no interior de São Paulo, apresentando-se também na Rede Vida, TV Cultura e TV Gazeta.

Em 2013 lançou seu primeiro álbum de 3 CD’s intitulado “Crepúsculo de Outono”, onde interpreta suas obras para piano solo e músicas de câmara.

 

MIRIAM DE FÁTIMA MARIANO

Formada em Piano pela Universidade Livre de Música, no ano de 1993. Fez cursos de aperfeiçoamento de Piano Clássico no Conservatório Musical Santa Cecília – em 1972 e 1974 -, Técnica e Interpretação Pianística com a profª Lina Pires de Campos, Piano Clássico com a Profª Sonia R. A. Lima, da Faculdade de Música Carlos Gomes; com o Prof. Gilberto Tinetti e com o prof. Hermes Daniel Jacchiere, da Universidade Livre de Música.

Recebeu Bolsa de Estudos na Faculdade de Música Carlos Gomes e ganhou o título de melhor intérprete nos concursos Villa Lobos, em 1993; em 1996, da U.L.M. Primeiro lugar dos concursos da Tarde da Juventude de 1993 de Villa-Lobos e o de solistas para Piano e Orquestra da U.L.M., de 1996, entre outros prêmios. Participou de Master Class com os professores Marcello Verzoni, Lina Pires de Campos, Antônio Bezzan e Eudóxia de Barros.

Formou um duo com Celso Dantas (tenor), na Universidade Livre de Música Tom Jobim, e é camerista da U.L.M, com Maria Vischnia como orientadora do grupo. Atualmente é aluna do pianista e professor Gilberto Tinetti.

Confira o calendário de eventos completo