Celebração do Ano Novo e os 120 anos de amizade Japão Brasil

Compartilhe

05No dia 1º de janeiro de 2015, quinta-feira, a partir das 10h, realiza-se no Bunkyo o tradicional Shinnenkai – Cerimônia de Comemoração do Ano Novo. O evento, diferente dos anos anteriores, será realizado no Espaço Multiuso (antigo Ginásio de Esportes), localizado no piso superior do estacionamento.

A cerimônia é uma promoção conjunta do Consulado Geral do Japão em São Paulo com a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil, Câmara de Comércio e Indústria Japonesa no Brasil e Aliança Cultural Brasil-Japão.

Além das boas-vindas ao ano que se inicia, este será o primeiro evento oficial das comemorações dos 120 anos de Amizade Japão-Brasil.

unnamedNa ocasião, também será utilizada pela primeira vez a logomarca alusiva aos 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre o Brasil e o Japão, celebrado em Paris no dia 5 de novembro de 1895, que representou o início oficial das relações diplomáticas entre os dois países.

Selecionada pelos governos japonês e brasileiro entre as 81 propostas recebidas, a logomarca será utilizada nos eventos comemorativos e em seus materiais de divulgação.

Residente no Brasil, o autor da arte é Bruno Hitoshi Teruia, que se inspirou no grou, uma ave que simboliza a amizade e o bom agouro no Japão. Os japoneses têm costume de fazer origami de mil grous para desejar boa saúde para as pessoas queridas. Utilizando o grou de origami como o tema da logomarca, ele expressou a amizade de 120 anos entre o Japão e o Brasil com as cores das bandeiras nacionais dos dois países.

Cerimônia de Comemoração do Ano Novo
Data/hora: 1º de janeiro de 2015, quinta-feira, às 10 horas
Local: Espaço Multiuso da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social
Rua São Joaquim, 381 – Prédio Anexo – Liberdade – São Paulo – SP
(próx. à Estação de Metrô São Joaquim)

Divulgação

Interessados em utilizar a logomarca dos 120 anos de Amizade Japão-Brasil devem certificar seus eventos junto ao Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão (clique aqui para obter mais informações).

Confira o calendário de eventos completo