Exposição “Artesanato do Japão: Tradições e Técnicas”

Compartilhe

emailing expo artesanato BUNKYOA Fundação Japão, comemorando os 120 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão, abriu, no ultimo dia 21 de fevereiro, a mostra itinerante Artesanato do Japão: Tradições e Técnicas.

Trata-se de uma exposição que traz um recorte do artesanato do Japão, sob o olhar das tradições e técnicas adotadas por reconhecidos artesãos, compartilhando a habilidade e criatividade de seus trabalhos.

A mostra, que foi montada no 9º andar do Museu da Imigração Japonesa no Brasil, reúne utensílios criados ao longo dos anos na vida cotidiana, em cerâmica, tingimento de tecidos, metais, marchetaria, laqueados, bambu e madeira, papel, entre outros, sempre trabalhados com técnicas adequadas, de acordo com a natureza de cada material, criando objetos práticos e com seu toque de beleza.

“Os materiais tradicionais e característicos de cada região foram transformados em utensílios práticos e artigos altamente criativos, com a esmerada técnica e talento dos artesãos que desenvolveram a produção e a criação de obra de arte, contribuindo para aumentar o estrato do setor artístico e qualitativamente como um todo”, afirma Kazuko Todate, curadora do Museu de Arte em Cerâmica de Ibaraki, no Japão.

Ela lembra que as tradicionais artes que fazem parte da mostra incluem artesanato de técnicas tradicionais e materiais típicos de várias regiões do Japão, que pouco a pouco foram substituídas por modernas máquinas e produção em grande escala. De acordo com ela, essa transição começou durante a era Meiji (1868 – 1912), quando o Japão ingressou na fase de industrialização.

“Ainda nesta época, pequenas oficinas das regiões continuaram produzindo utensílios artesanalmente. Surgiram, então, talentosos artesãos com marcante personalidade, que se tornaram grandes artistas”, completa a curadora Kazuko Todate

A exposição, que faz parte do acervo da Japan Foundation (Japão), já passou por Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Manaus, Belém e Recife e encerra a itinerância brasileira em São Paulo, seguindo para Seattle (EUA).

Workshop de Marchetaria

A mostra ainda apresenta as criações em marchetaria de Kiyotaka Tsuyuki que, no último dia 2 de fevereiro, ministrou palestra e oficina no Bunkyo. Na ocasião, o artista visual e designer Danilo Blanco também participou do evento, dando um breve panorama sobre essa arte no Brasil.

Assim, além da exposição dos trabalhados desses dois artistas, no dia 7, 14 e 21 de março, estará sendo realizada uma atividade paralela – o workshop com Danilo Blanco sobre marchetaria enfocando seus trabalhos desenvolvidos desde os anos 90. Nestes dias, o público poderá participar de workshops de marchetaria, que é a arte de combinar diferentes tipos de madeira.

Os workshops acontecerão das 15h às 17h, no espaço anexo do 9º andar, com participação gratuita. São 14 vagas por turma. A distribuição de senhas para participação será feita no mesmo dia da atividade, a partir das 14h30, no 9º andar.

Exposição Itinerante Artesanato do Japão: Tradições e Técnicas
Data: de 21 de fevereiro a 22 de março de 2015
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 13h30 às 17h30
Local: Bunkyo
Endereço: Rua São Joaquim, 381 – 9º andar – Liberdade – SP (próx. Metrô São Joaquim)
Entrada gratuita
Estacionamento(Terceirizado):entrada pela Rua Galvão Bueno 540
Realização
Fundação Japão
Apoio
Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo
Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil
Consulado Geral do Japão em São Paulo
Galeria Central

Confira o calendário de eventos completo